Fotógrafo do jornal O Globo ministra palestra na Unoeste
Fernando Donasci se apresentou no penúltimo dia (15) da 19º Semana de Comunicação da Unoeste

O fotojornalista Fernando Donasci, fotógrafo do jornal O Globo, foi o convidado do penúltimo dia da 19ª Semana de Comunicação da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste. O palestrante instigou os universitários de Comunicação a pensarem no fotojornalismo como um fator relevante na transmissão de uma informação. Além disso, ele ofereceu dicas e relatou a diferença entre o trabalho em um jornal diário e em uma agência de notícias.
Donasci trouxe uma série de fotografias e histórias que terminaram por dar um panorama da sua carreira. “Cada imagem que eu mostrei aqui teve um esforço e uma condução editorial. Por isto optei por esse método, ressaltando sempre o valor informativo presente na vida de um fotojornalista”.
Neste sentido, ele conduziu o bate-papo com os acadêmicos delineando, também, questões como pauta fotográfica, a relação com repórteres e editores e o encaminhamento editorial em cada situação. “Se estou na cobertura de um fato para um jornal, tenho um direcionamento. Se for para uma agência internacional, a situação é outra, e isso exige mais do fotógrafo”, disse.
O fotógrafo já trabalhou na Thomson Reuters, agência internacional de notícias, além de agências e jornais nacionais, o que lhe permitiu detalhar as diferenças destes ambientes. “O que não muda, porém, é o tratamento da informação. Tanto em um, como em outro, entendo que a informação deve ser passada da maneira mais completa possível para que a sociedade seja bem informada. É aí que precisamos ter agilidade e muita concentração”.
Ele acredita apenas que exista um limite para o fotojornalismo: “A ética. Não fazer montagens e nem usar de artimanhas para prejudicar um colega de trabalho, entre outros, são limites mínimos que devemos ter”.
O palestrante terminou ressaltando várias vezes aos estudantes da Facopp/Unoeste que o maior triunfo de um profissional da comunicação é a confiança em si mesmo. “Você tem que acreditar no feeling de jornalista, tomando cuidado, claro, em saber dos riscos que corre”, disse relembrando alguns momentos em que se arriscou muito por conta de uma boa imagem. No Estado de Santa Catarina (SC), por exemplo, durante a cobertura de enchentes e deslizamentos, por questão de minutos ele conseguiu escapar de ser soterrado dentro de uma casa.
“Achei muito legal e inspiradora a palestra. Com as fotos deu pra ter uma ótima ideia sobre a área”, afirmou a estudante do 1º termo noturno de jornalismo, Camilla Saldanha. “A sua experiência prática e o contato direto com a notícia é um diferencial na área, principalmente entendendo o contexto da fotografia em questão”, completa a coordenadora e docente do curso de Jornalismo, Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo.
O penúltimo dia de palestra da 19º Semana de Comunicação da Unoeste começou com a apresentação de músicas dos ritmos blues e jazz, como Your Body Is Wonderland (John Mayer) e Back To Black (Amy Winehouse) interpretadas pelo guitarrista e estudante do 1º termo noturno de Jornalismo, Marcelo Augusto Teixeira e da sua namorada, Maria Germana Gomes Oliveira.
Carreira – Fernando Donasci começou a trabalhar com o fotojornalismo em seu primeiro emprego fixo, que foi no jornal Diário de São Paulo e em seguida foi para a Folha de São Paulo, Folha Press e agência de notícias Thomson Reuters. Em todos os casos, ele foi responsável por cobrir desde casos policiais banais e cotidianos até a presença de autoridades como presidentes da república e personalidades em geral. Hoje, ele é um dos fotojornalistas na sucursal do jornal carioca O Globo em São Paulo.
Durante a sua trajetória, o fotógrafo realizou ações paralelas, como a produção de um videodocumentário sobre a cracolândia, em São Paulo e sobre a transposição do rio São Francisco, série que durou quase cinco anos para ficar pronta.
Serviço – A 19ª Semana de Comunicação da Facopp/Unoeste termina nesta sexta-feira (16), com a palestra “Tendências e Estudos de Mercado”, apresentada pelo publicitário e pesquisador Fábio Mariano, no auditório Azaléia, às 19h30, bloco B3, no campus II da Unoeste.
Por Gabriel Mota, estagiário em Assessoria de Imprensa Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste