Infoeste movimenta campus I com diferentes eventos
Ciclo de minicursos e palestras atrai mais de 300 alunos de escolas técnicas


A 26ª Infoeste da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), da Unoeste, prossegue até esta sexta-feira (30) com diversas atividades nos três períodos do dia. Ontem (28) foram realizadas a 10ª Maratona de Programação, que bateu recorde de equipes inscritas, e o 9º Webdesign Fipp Festival (Webfif). Nesta quinta (29) e sexta-feira (30) ocorre o 2º Ciclo de Minicursos e Palestras (Fipptec), voltado a alunos das Escolas Técnicas da região de Presidente Prudente (Etecs).
Ao todo, mais de 300 alunos de escolas técnicas de Prudente, Osvaldo Cruz, Presidente Venceslau, Dracena e Adamantina participam da tarde de programação, que contempla quatro minicursos e uma palestra. Os minicursos são ministrados nos laboratórios da faculdade por funcionários, alunos e egressos da Fipp, sendo que cada estudante pode participar de dois, pois ocorrem simultaneamente.
“Esse é o segundo ano que recebemos alunos das Etecs e tivemos novamente uma excelente adesão. É uma oportunidade que eles têm de vivenciar um evento como esse e ampliar seus conhecimentos em áreas que se identificam”, comenta o coordenador de cursos da Fipp, Haroldo Alessi. Para o professor de Informática da Etec de Adamantina, Everton Crespi, que trouxe 38 estudantes, essa integração entre as instituições contribui para que os alunos consigam pensar na área que querem seguir. “Aqui eles veem novidades tecnológicas e as oportunidades que têm no mercado, já pensando numa carreira”.
Maratona de Programação – Com 57 equipes inscritas, cada uma com três integrantes, a Maratona de Programação bateu recorde de participantes este ano. Seis laboratórios da Fipp foram utilizados. Trata-se de um torneio que envolve habilidade, raciocínio e trabalho em equipe, como frisa um dos organizadores, o professor doutor Francisco Assis da Silva. “Esse último requisito é extremamente importante, pois para atingirem o objetivo esperado eles precisam trabalhar juntos”.
Silva explica que a maratona é composta por seis problemas computacionais, em todos os níveis, que devem ser resolvidos no menor tempo possível, sendo que alguns estão escritos em inglês, justamente para preparar os acadêmicos para a final nacional. “As equipes fazem algoritmos, que são programas de computador para resolver um problema. A correção das resoluções dos problemas é automatizada por meio do sistema de submissão eletrônica Boca”, relata. As equipes classificadas irão participar da maratona de programação regional, concorrendo com equipes de várias instituições de ensino. E os vencedores da etapa regional vão para o evento nacional
O docente discorre que nesta edição aumentou a procura de alunos dos primeiros termos dos cursos da Fipp, que buscam aprender mais com os exercícios propostos e se preparar para as próximas maratonas. “Percebemos que muitos dos profissionais que participavam desse evento enquanto estudantes estão muito bem colocados no mercado de trabalho”.
Conheça as três equipes vencedoras do evento da Fipp e seus integrantes: (1º lugar) O senhor dos if’s e o retorno do else: Leonardo de Oliveira, Otávio Correa e Leonardo Silva; (2º) É hora do duelo!!!: Bruno Martins, Lucas Guedes e Vitor Donadão; e (3º) Dois japas e um careca: Bruno Kuroiwa, Francisco Misucochi Yuri e Mario Gomes.
Outros eventos – Na terça e quarta-feira ocorreram, respectivamente, a 10ª Festa Linux, que integra também o 3º Desafio Linux, e o 9º Webdesign Fipp Festival (Webfif). Conheça as equipes vencedoras dessas competições e seus integrantes:
Desafio Linux – (1º lugar) Bigolinux: Alisson Anjos, Mateus Coelho e Rogério Okabe; (2º) Kakuseishas: Bruno Santana, Jean Silva e Rafael Palmiro; e (3º) Abaixo de Zero: Vitor Souza, Lucas Antonio Silva e Otávio Correa.
Webfif – (1º lugar) Cadê o PãoDeQueijo: Alisson Pereira Anjos; Mateus Coelho; Rogério Okabe; (2º) Fire Red: Amanda Stefani Afonso; Sandro Santos; Diogo Augusto Lopes; e (3º) Sabe de nada, inocente!: Bruno Costa e Silva; André Jun Tsukamoto.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste