Jornada de Educação da Faclepp oferece ampla programação
Com palestras, minicursos e exposições, serão realizadas mais de 50 atividades entre os dias 19 e 24 de maio



Tem início nesta segunda-feira (19) a 15ª Jornada de Educação da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste. Além dos professores da universidade, o evento que contabiliza mais de mil inscritos, conta com a presença de docentes e palestrantes de 30 instituições externas. A programação oferta 11 palestras e 51 minicursos, destinados a cada área específica da Faclepp, e pode ser acessada aqui.
A abertura será realizada a partir das 19h no Salão do Limoeiro, no campus II, e contará com a apresentação da Orquestra de Câmara da Unoeste, coordenada pelo professor Dr. André Luiz Gonçalves de Oliveira. Logo em seguida, haverá a palestra “Educação ou Doutrinação”, ministrada pelo professor Dr. Tarso Mazzoti, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
De acordo com a docente Dra. Patrícia Alexandra Antunes, a jornada é uma oportunidade para os estudantes e profissionais de diferentes áreas ampliarem seus horizontes por meio de todas essas atividades ao longo da semana. “É uma forma dos participantes saberem de assuntos atuais através de convidados ilustres nas suas áreas de atuação”, pontua.
Exposições artísticas – Durante a semana, haverá em diversos lugares do campus I exposições de obras dos graduandos de Artes Visuais. Os discentes do 1º termo, coordenados pela professora Zenilda Alexandre Pasquini, mostram o trabalho “Poéticas Visuais: Grafismo e Arte” nos corredores do bloco D. Já a exposição “Uma Face do Minimalismo” dos alunos do 3º termo, será exposta no corredor do teatro César Cava, sob a coordenação da professora Luli Hata.
Além disso, na terça-feira (20), a partir das 18h30, no Espaço Cultural Prof. Agripino, localizado no bloco A do campus I, será aberto o trabalho de curadoria “5 artistas: mostra de artes visuais”, um projeto de extensão universitária onde os alunos do 3º termo de Artes Visuais, coordenados pela docente Edda Maria Provana Bertoncini e com a colaboração da professora Adriana Pedrassa Prates, realizarão uma monitoria dirigida a grupos de escolas públicas ou privadas e demais interessados, mediante agendamento. Os trabalhos dos artistas Carmo Malacrida, Fábio Nagate, Juliana Scorza, Adão Francisco e Roberto Bertoncini vão ficar expostos para visitação até o dia 20 de junho.
Apresentação de trabalhos - O encerramento do evento será na manhã de sábado (24), com o 15º Simpósio de Iniciação Científica (SIC). Foram inscritos 70 trabalhos de pesquisa e extensão, concluídos ou em andamento, que serão apresentados pelos alunos durante sessões de comunicação oral ou painel, das 8h às 12h no bloco H do campus I.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste