Medicina participa de Congresso Paulista de Educação Médica
Durante o evento realizado em São José do Rio Preto (SP), graduação realizou exposição de trabalhos na forma de pôster



O curso de Medicina da Unoeste participou, recentemente, do 9º Congresso Paulista de Educação Médica, realizado em São José do Rio Preto (SP), pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) regional de São Paulo. Estiveram presentes no evento o coordenador da graduação, Michel Jorge Cecílio, e um grupo de acadêmicos.
Com o tema central “Como formar médicos no Brasil frente aos atuais desafios da saúde” a iniciativa teve como foco discutir os rumos da educação médica no Brasil, especialmente no Estado de São Paulo. “A universidade teve a oportunidade de expor na forma de pôster, quatro trabalhos científicos que foram desenvolvidos por alunos e docentes do curso, bem como visualizar estudos de outras instituições”, revela Cecílio.
Para o coordenador, a participação nesse congresso é de extrema relevância. “Esse evento trouxe explanações diversificadas com temas relacionados à educação médica com abrangência nacional, mas com considerável enfoque no contexto das escolas médicas estaduais”.
Ele considera que durante o congresso foram explorados assuntos referentes à qualidade da formação dos novos médicos no Brasil, assim como as recentes políticas do Ministério da Saúde, como a Lei 12.871, que institui o Programa Mais Médicos. “Debatemos, também, sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina que serão homologadas em breve”.
Sobre os trabalhos científicos apresentados, Cecílio avalia que tanto os estudos da Unoeste como os de outras instituições demonstraram um nível elevado. “De uma maneira geral, a qualidade desse evento superou a edição anterior, constatação que reflete que as questões médicas estão sendo tratadas com maior seriedade”.
O coordenador acrescenta que a ida dos alunos ao congresso “revela o interesse dos discentes em investirem em uma ação específica da educação médica, o que trouxe uma vivência diferenciada”.
Ana Carine Leite de Camargo e o namorado Marcelo Veimar Brito do Carmo cursam o 6º termo e expuseram o trabalho “A formação médica e o exame do Cremesp: Perspectivas de estudantes de medicina”, que foi orientado pela docente Camélia Santino Mungo. “Um fato curioso é que na sala em que apresentamos éramos os únicos acadêmicos com pesquisa científica, sendo que os demais eram pós-graduados. Foi uma experiência muito positiva, que agregou conhecimentos e enriqueceu ainda mais o nosso embasamento”, conclui.
Trabalhos apresentados – Além do estudo citado acima foram apresentados, no 9º Congresso Paulista de Educação Médica, os seguintes projetos: “Recepção aos calouros: Trote do Bem – exercício de cidadania”, autoria dos docentes Cláudia Alvares Calvo Alessi, Michel Jorge Cecílio, Nilva Galli e Luciana Alvares Calvo; “Habilidade em comunicação: uma experiência de ensino”, dos professores Claudia, Elza Akiko Natsumeda Utino, Giovana Marioto Pelizari e Murilo Sabbag Moretti e “Pensando a construção humanística e ética do cuidado em saúde mental a partir da identificação dos sentimentos dos familiares de pacientes internados na emergência psiquiátrica”, dos discentes José Eduardo Atílio Pereira de Souza, Ana Carla da Silva Andrade, Beatriz Domingos Cardoso, Marcelo Cabrini de Campos e da docente Aline Buriola.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste