Mutirão do Lixo Eletrônico descentraliza coleta na 7ª edição
Além do Parque do Povo, haverá um posto de arrecadação na Praça da Juventude do Ana Jacinta


Está concluído o plano de organização do 7º Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente que será realizado dia 7 de junho. A principal novidade deste ano é que, além do Parque do Povo, será instalado um posto da arrecadação na Praça da Juventude Francisco Vinha, no Conjunto Habitacional Ana Jacinta, na zona oeste da cidade. Na tarde desta terça-feira (6) houve a penúltima reunião preparatória, realizada na Reitoria da Unoeste. A última será no dia 26 deste mês, em horário a ser definido.
A universidade é a principal parceira da Prefeitura de Prudente na realização do mutirão referência nacional em coleta do e-lixo e que nasceu da iniciativa da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), com a atividade cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Entre outros parceiros está a Vertas, empresa de Mauá na Grande São Paulo e que é responsável pela destinação correta do lixo, serviço para o qual tem o devido know-how e as certificações exigidas pelos órgãos ambientais.
O mutirão tem o caráter educacional e de promoção da cidadania, voltado a estimular o comportamento responsável e ao incentivo do descarte adequado do lixo eletrônico, com destinação ambientalmente correta. Como parte da motivação à população, novamente serão sorteados prêmios. Desta vez, a premiação compreende dez bicicletas, tablet, videogame e netbook. O sorteio ocorrerá por volta das 17h no Parque do Povo, com a entrega na semana seguinte, na prefeitura.
“A entrega será feita pelo prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” juntamente com os parceiros”, anuncia o secretário municipal de tecnologia da informação Rogério Marcus Alessi, que também é professor da Fipp, faculdade que envolve no mutirão o diretor Moacir Del Trejo, os coordenadores Haroldo César Alessi e Emerson Silas Dória, professores e cerca de 300 alunos voluntários dos cursos de Ciência da Computação, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.
Pela Proext estão diretamente envolvidos a pró-reitora Angelita Lima, a coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais Graziella Orosco e o assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Na reunião de hoje com o assistente de Reitoria, Guilherme de Oliveira Lima Carapeba, participaram todos os envolvidos na organização, a exceção de Angelita que esteve representada por Graziella. Na ocasião foram apresentados os produtos já confeccionados: cartaz, camiseta, papa pilhas, cupom e papel semente.
Também esteve na pauta toda estratégia de divulgação, incluindo a realização da Infoeste, a Semana de Computação e Informática da Fipp que ocorre pouco antes do mutirão. O secretário Alessi anunciou que neste ano não haverá coleta de lâmpadas fluorescentes, as quais quando em desuso devem ser encaminhadas para os pontos de compra que mantêm a logística reversa, em cumprimento à legislação ambiental. No parque o mutirão irá das 8h às 16h, e na praça das 9h às 13h.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste