Pesquisa procura definir um panorama econômico de Prudente
Período está delimitado às décadas de 1970 e 1980; estudo envolve professores e alunos da graduação e da pós

Projeto de iniciação científica, cadastrado junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, desenvolve pesquisa para definir o panorama econômico de Presidente Prudente nas décadas de 1970 e 1980. Os estudos também estão voltados aos resgates do cenário de empresas e serviços nos âmbitos local e regional, levantamento de dados demográficos e questões de infraestrutura.
A pesquisa qualitativa e bibliográfica, com emprego de método histórico de investigação, utiliza banco de dados de bibliotecas da cidade, consulta ao acervo do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, busca nos arquivos do jornal O Imparcial e em registros mantidos por particulares.
O projeto tem, na área de pós-graduação, a coordenação da Dra. Lucia Maria Gomes Corrêa Ferri, que atua como pesquisadora e professora do Programa de Mestrado em Educação da Unoeste. Pela área de graduação, a coordenação envolve as doutoras Érica de Campos Visentini da Luz e Lorayne Garcia Ueócka, juntamente com a professora mestre Alba Lucena Fernandes Gandia.
Pelo mestrado também está envolvida a aluna Gislaine de Oliveira Prodomo Costa. Pela graduação estão os alunos Ronaldo dos Santos Ribeiro, Rafael Marcelino Tayar, Juliana Fontes Morette e Fernanda Aparecida Rodrigues Carvalho, todos do curso de História, ofertado pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) da Unoeste.
Com o título de “Desenvolvimento econômico e social de Presidente Prudente nas décadas de 1970 e 1980”, o projeto teve início em abril deste ano. A previsão de término é para este ano, com data prevista de 7 de novembro. A realização está inserida no Programa Especial de Iniciação Científica (Peic), pelo qual os pesquisadores são incentivados a instruir graduandos ao desenvolver estudos científicos.
A iniciação se insere na pesquisa de Gislaine, que resultará na produção de sua dissertação. Seu trabalho científico recebe o título de “Políticas Públicas de Educação: Contribuição do Senac de Presidente Prudente para a formação de cidadãos profissionais”; unidade inaugurada em 1982. A orientação é da Dra. Lucia Ferri.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste