Projeto Saúde e Beleza leva serviços ao bairro Santa Clara
Moradores foram beneficiados pela iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste



Em atenção ao pedido dos proprietários da farmácia Santa Clara, que fica no bairro prudentino com o mesmo nome e integra a rede Multidrogas, a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste promove ações do Projeto Saúde e Beleza para atender moradores. Serviços de saúde e de estética foram prestados na manhã de sábado (17). A dona de casa Ana Antônio Noresco, do bairro vizinho São Pedro, passou por todos os serviços ofertados. Ela elogiou o atendimento e fez um apelo para que as ações ocorram com determinada frequência.
Acompanhados e orientados por professores, estudantes realizaram testes de glicemia (diabetes), aferição de pressão arterial, limpeza de pele e aplicação de filtro solar, orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue e da febre amarela, sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e como evitar microrganismos em buchinha de cozinha. Participaram na iniciativa os cursos de Farmácia, Medicina, Estética e Cosmética e Biomedicina. Os atendimentos ocorreram no espaço em frente à farmácia, na avenida Paulo Marcondes.
Compareceram as professoras Luciana Álvares, Rosilene Martins Viel e Rosângela Cristóvão Ferreira, sendo que as duas últimas são coordenadoras de ações extensivas de saúde da Proext e estiveram acompanhadas pelo assessor de integração comunitária Darci Galbiati. Os donos da farmácia, Antônio Jorge Rodrigues e Joseane Lopes Trevisan Rodrigues – farmacêutica formada pela Unoeste – promoveram as ações de atendimento gratuito ao público pela quarta vez, no quarto ano consecutivo. “Uma realização em que a parceria da Unoeste é fundamental”, afirma Joseane.
A oferta de atendimento comunitário tem o objetivo de mostrar que farmácia é parte da estrutura de saúde da cidade e não somente um lugar de venda de medicamentos. “Fazemos no sábado para atender um número maior de pessoas, em especialmente, as que trabalham e nem sempre têm tempo de buscar atendimento durante a semana. Aqui [no projeto] o atendimento se torna mais rápido do que nos postos de saúde, o que também estimula a procura pelos serviços”, conta Joseane. São cerca de 600 atendimentos por ação, com a média de 150 pessoas a cada ano, as quais costumam passar por todos os serviços oferecidos. O Projeto Saúde e Beleza oportuniza uma complementação prática para os acadêmicos da Unoeste.
Compareceram na atividade desse sábado (17), as alunas Regina Rafael Teixeira e Daniela Adélia Fernandes (Biomedicina), Elisangela Caroline Silva, Thassiana Harumi Kawakami, Alessandra Ligia Pires dos Santos, Angela Peliceu, Bruna do Carmo Santana Carvalho e Olga Roberta Silva Néspolo (Estética e Cosmética), Diana Silva Araújo, Lucila Cristina Maganini, Laís Natalie Gomes Piga, Carolina Augusta Florindo, Aline Simões de Deus e Marília Pires Nochi (Farmácia), Hévila Amâncio de Souza, Lara Caralho Sagrado, Júlia Beloni Lopes, Amanda Borges Vilela e Carolina Capelasso (Medicina).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste