Estética ajuda melhorar autoestima de portadores de câncer
Devido ao bom resultado ofertado, atividade de extensão deixa de ser anual e passa a ocorrer uma vez por mês



Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre no próximo domingo (8), portadores de câncer e seus acompanhantes receberam cuidados estéticos nesta quarta-feira (4). Na Associação Prudentina de Combate ao Câncer, que atua junto ao Instituto de Oncologia Antônio Sérgio Querubim, os serviços foram prestados por uma equipe do curso de Estética e Cosmética, com o apoio logístico da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. Na ocasião, foi anunciado que o serviço deixa de ser anual e passa a ser mensal.
Conforme a psicóloga da associação, Cinira Scandovieri, a estética ajuda a melhorar a autoestima e agrega às várias ações nesse sentido, as quais incluem festas, missas e outros serviços. “Promover a estima própria é forma de enfrentamento, de como lidar com a doença. Diante do diagnóstico, muitos acham que o final é a morte, que não há chance de cura. Atendemos o paciente e a família, sejam adultos ou crianças. Em todos os casos, 80% do tratamento estão no apoio familiar”, afirma a psicóloga.
No instituto que pertence à Santa Casa de Presidente Prudente, além do apoio, a associação oferece três refeições por dia: café da manhã, almoço e café da tarde. São beneficiados os pacientes e seus acompanhantes, moradores da cidade e região, compreendendo 45 municípios. Passam de 2 mil refeições por mês, de acordo com a assistente social Nilce Bianchi Dominato. Nesse contexto é que a Unoeste prestará serviços mensais de estética, já a partir da segunda quinzena deste mês.
O projeto cadastrado na Proext tem o nome de Saúde e Beleza na Comunidade. Pelo Dia Internacional da Mulher foram prestados serviços de higienização facial e aplicação de filtro solar, incluindo orientações sobre a importância de manter a pele sempre protegida, para evitar envelhecimento precoce, câncer de pele e outros problemas. A equipe orientada pela professora Rosângela Cristóvão Ferreira contou com as atuações das alunas Tais Furine, Thassiana Kawakami, Letícia Mieko, Aline Almeida, Larissa Rodrigues, Verônica Teodoro e Thayná Medeiros.
Rosângela diz que o projeto será mantido na Vila da Fraternidade, levando os mesmos serviços aos idosos uma vez por mês. Assim, numa quinzena será lá e na outra na associação que presta apoio aos portadores de câncer. Ambas as ações são realizadas em conjunto com a Proext, onde a professora Rosilene Martins Viel responde pelas ações extensivas de saúde e a logística de atendimentos nos eventos recebe os cuidados do assessor de integração comunitária Darci Galbiati.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste