Pesquisa avalia percurso histórico em educação profissional
Avaliação recai sobre instalação e desenvolvimento de instituição estadual no município de Presidente Prudente



Pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação da Unoeste, com o caráter interinstitucional, avalia o percurso histórico e a memória sobre a unidade do Senac em Presidente Prudente, no aspecto da qualificação profissional. O estudo realizado por Gislaine de Oliveira Prodomo Costa, orientada pelo Dr. Adriano Rodrigues Ruiz, seguiu uma ordem cronológica.
O resgate histórico se inicia com a discussão sobre escolha de terreno em 1971, culminando com a inauguração oficial em 14 de setembro de 1982. Alunos da graduação em história estiveram envolvidos na pesquisa que também buscou dados sobre o momento da economia da cidade naqueles anos, num período de retomada do crescimento produtivo, após o declínio da agricultura.
A cidade passou a receber novos investimentos públicos e privados, impulsionando o comércio e o setor de prestação de serviços. Assim, a oferta de ensino profissionalizante ganhou relevância, por responder a uma necessidade de mercado. Dados foram pesquisados em fontes como os jornais da cidade e no arquivo mantido pela Fundação Museu Histórico Municipal Prefeito Antônio Sandoval Netto, além da Memória Institucional do Senac de São Paulo. A pesquisa também tratou de questões como qualidade de ensino.
A defesa pública da dissertação produzida por Gislaine ocorreu nesta semana, com a banca examinadora composta pelo orientador e seus colegas doutores José Camilo dos Santos Filho e Maria Aparecida Cecílio, convidada junto à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aprovada, Gislaine passa a ostentar o título de mestre em Educação, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste