CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana do Meio Ambiente tem atividades em quatro cidades

Marcos comemorativos estimulam intensificação de ações pelo dia mundial voltado à proteção e preservação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Semana do Meio Ambiente tem atividades em quatro cidades
Ação de responsabilidade ambiental é realizada na Cooperlix

No mesmo ano em que foram implantados os primeiros cursos que deram origem à Unoeste, a Organização das Nações Unidas (ONU) promovia a criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido em 5 de junho. Foi na Conferência de Estocolmo, em 1972 na Suécia. Agora, quando a instituição e a data comemorativa completam 45 anos, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, desde que foi implantado há 15 anos, promove uma das mais intensas Semanas do Meio Ambiente.

Ações extensivas de educação ambiental acontecem de segunda-feira (5) a sábado (10) desta semana, com os alunos transformando conhecimentos, adquiridos nas salas de aulas, em atividades práticas realizadas em Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Piquerobi e Nantes. São seis ações pontuais, todas comprometidas com o que preconiza a organização mundial: conscientizar às pessoas sobre os temas ambientais, principalmente aqueles que dizem respeito à proteção e preservação.

Em Prudente são realizados três projetos. O primeiro deles nasceu na 4ª Jornada de Engenharia Ambiental e Sanitária, de 24 a 27 de maio, quando foi realizado o Bazar Sustentável. Alunos e professores praticaram o exercício de desapegar de objetos que para eles já não tinham mais utilidade, fazendo trocas ou doações. Os donativos foram entregues na manhã desta quinta-feira (8) na Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis, a Cooperlix.

Roupas, calçados e bolsas, dentre outros objetos em bom estado de uso, foram recebidos pela diretoria para distribuição aos 90 cooperados. A presidente Maria Aparecida Assis Silva afirmou que a oferta ajuda bastante. “A gente só tem que agradecer”, disse em nome das 45 mulheres e 45 homens que chegam a beneficiar mensalmente 120 toneladas de recicláveis retirados do lixo urbano, com ganho individual de R$ 1,5 mil. “Toda ajuda é bem recebida por nós”, comentou.

Ao dizer que praticar a solidariedade é algo muito importante para o engenheiro ambiental, a coordenadora do curso Leila Sotocorno e Silva explicou que o exercício profissional nessa área requer sensibilidade para com as pessoas em geral e também em relação ao meio ambiente. “O que fazemos hoje na Cooperlix é uma extensão da Jornada que proporcionou benefícios acadêmicos, os quais agora são compartilhados com a população, representada pelos trabalhadores com recicláveis”, explicou.

O ato de solidariedade para com os cooperados é classificado pela professora Leila Maria Couto Esturaro, que responde pela disciplina de Educação Ambiental, como questão de responsabilidade socioambiental. “São ações que agregam muito para nossa formação. As extensões provocam em mim um sentimento de gratidão aos professores e à coordenação, por poder exercitar práticas que ajudam as pessoas”, disse Caroline Melo, aluna do 7º termo e com atuação em relações públicas no Centro Acadêmico.

Outro projeto em Prudente é o “Meninos pela Natureza”, que será realizado no Lar dos Meninos mediante ações educativas para crianças de 4 a 12 anos, junto às quais foram verificadas a percepção ambiental, motivado o despertar de valores sobre preservação e estimulada a prática, com o plantio de seis mudas de árvores nativas e de 20 plantas ornamentais, na manhã de sábado (10). O terceiro projeto foi na Escola Municipal Gisele Dalefi, no bairro Residencial Universitário.

Ainda no mesmo sábado, no município de Nantes serão plantadas 40 mudas de árvores em área de nascentes, também produzidas no viveiro da universidade. Em Nantes, as atividades da semana incluíram palestras e oficinas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Fernando Serafim, conduzidas por Giovana Talita Nobrega Perrud, aluna da Engenharia Ambiental e Sanitária e que faz estágio no departamento municipal de obras e engenharia.

Em Venceslau são dois projetos: Água não brota na torneira, junto a alunos do Colégio Cooperativo; e Preservação e Conservação do Meio Ambiente, na Escola Municipal de Ensino Infantil João Rodrigues Batata. Ambos com o objetivo geral voltado para cuidados com o meio ambiente. Os objetivos específicos são para diagnosticar a realidade ambiental no espaço escolar, propor a coleta seletiva na escola e promover ideias de preservação.

Em Piquerobi, o projeto Escola Sustentável ocorreu na Creche Tia Maura. Todos os projetos da Semana do Meio Ambiente têm cadastro na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Para todas as ações é considerado o efeito multiplicador, com as crianças levando as informações para suas famílias; os jovens e adultos compartilhando com outras pessoas; e os trabalhadores da cooperativa dividindo as doações com seus familiares.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem