Caravana da Saúde em Epitácio tem mais de 790 atendimentos
Projeto associa-se ao Mutirão de Cidadania do Campo, um dos maiores eventos de promoção cidadã do Pontal

O Mutirão de Cidadania do Campo recebeu sábado (19) em Presidente Epitácio a Caravana da Saúde, que teve 799 atendimentos prestados por estudantes de 11 cursos da Unoeste, orientados e acompanhados por nove professores. Desde 2004 a universidade tem contribuído com prestação de serviço e orientação de prevenção à saúde aos participantes do evento destinado a trabalhadores rurais, proporcionando melhoria de vida, conforme o coordenador do mutirão, Airton Nonato.
Como um dos maiores eventos de promoção cidadã do Pontal do Paranapanema, a iniciativa é do Sindicato Rural (patronal), juntamente com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com apoio da Prefeitura. A caravana é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Presidente Prudente (Acipp) e Unoeste, desta vez com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Presidente Epitácio (Acipe).
A fusão proporcionou aos trabalhadores e familiares atendimento à saúde, esporte, lazer, orientação jurídica, emissões de CPF e carteira de trabalho. Ocorreu o dia todo na Escola Professor Gerson Constante de Oliveira, no centro da cidade. Um casamento comunitário promoveu a união civil de 20 casais, oficializando a obtenção de direitos de cada casal e de seus filhos. A caravana foi das 8h às 12h e, além de estudantes e professores, teve o acompanhamento do pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e do presidente da Acipp, Ricardo Anderson Ribeiro.

O curso de Medicina ofereceu teste de acuidade visual, verificação de pressão arterial, orientação sobre câncer de mama, colo uterino e genital masculino, teste de Adans para diagnóstico precoce de escoliose, orientações dermatológicas, orientação sobre a prevenção de câncer de próstata e realização de exames juntamente com o médico urologista Enio Luiz Tenório Perrone, em ação voluntária pelo Serviço de Urologistas de Presidente Prudente e Região Associados (Suppera).
Pelo curso de Nutrição foram desenvolvidas avaliação e orientação nutricional, com verificação do peso e da estatura, cálculo e classificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e classificação quanto ao risco de desenvolvimento de doenças coronariana. O curso de Odontologia promoveu orientação e prevenção do câncer de boca. Triagem e orientações nas áreas de linguagem, voz e audição foram feitas pelo curso de Fonoaudiologia.
O curso de Fisioterapia realizou aplicação de questionários para obter informações sobre atividades físicas, incluindo alongamento, resultando em orientação sobre os benefícios relacionados ao controle da pressão arterial e níveis elevados de glicemia. O curso de Farmácia avaliou dosagens quantitativas de glicose no sangue (diabetes), o de Biomedicina ofereceu orientação sobre o controle microbiológico da esponja de cozinha, e o de Ciências Biológicas orientando sobre escorpião, leishmaniose e combate ao mosquito Aedes aegypti.
O curso de Educação Física promoveu análise do perfil do estilo de vida; o de História ofertou recreação infantil, com pintura facial, pintura em papel e modelagem de bexiga; e o de Estética proporcionou higienização, massagem facial e aplicação de protetor solar. Para a prefeita Cássia Regina Zaffani Furlan, que enalteceu publicamente a Unoeste em seu pronunciamento na abertura do evento, foi um momento especial para a cidade e para ela, pessoalmente, por relembrar das atividades de extensão das quais participou como aluna de Farmácia na mesma instituição. Cássia esteve acompanhada se seu marido, o ex-prefeito José Antônio Furlan.
O evento envolve ainda a Delegacia Fluvial (Marinha), subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Militar, Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Para o trabalhador rural José Carlos Silva foi uma oportunidade aproveitar os serviços oferecidos, todos concentrados em um único local e com a facilidade de ser na manhã de um sábado, pois é mais difícil ir a uma unidade de saúde durante os demais dias da semana.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste