CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Apae de Pirapozinho visita a Unoeste no mês da inclusão

Setembro Verde destaca a inclusão de pessoas com deficiência; alunos estiveram na universidade na manhã desta sexta (29)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Apae de Pirapozinho visita a Unoeste no mês da inclusão
As alunas da Apae de Pirapozinho ficaram encantadas com os filhotes no Hospital Veterinário

Pegar um filhote de cachorro no colo, fazer carinho num cavalo ou olhar um grupo de macacos enquanto comem. Gestos simples para alguns e muito comemorado por outros. Os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pirapozinho – Escola de Educação Especial Dr. José Ikeda celebravam com sorrisos, gritos e até espanto cada detalhe do que viam durante a visita realizada a Unoeste na manhã desta sexta-feira (29).
 
A ação é fruto de uma parceria entre o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) e o Departamento de Segurança do Trabalho, e vai de encontro com as atividades vinculadas ao “Setembro Verde”. O mês é referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência e visa despertar a população, por isso, 31 alunos da Apae de Pirapozinho, cinco professores e quatro técnicos encheram o ônibus e vieram para a universidade. “A gente tenta mostrar para os alunos que eles podem fazer tudo”, destaca a fonoaudióloga da entidade, Lidiani Teixeira.
 
Para ela, o desafio diário não está no contato direto com os mais de 90 alunos que a entidade tem, mas no fato de sobreviver por meio de doações e recursos angariados durante eventos filantrópicos. Mais um motivo para valorizar a ação orientada pela Regina Liberati Silingovschi, responsável pela Rede Bibliotecas da Unoeste e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), que recebeu e acompanhou a entidade para proporcionar um dia diferente. “Vai muito além de promover a inclusão, é mostrar um mundo novo a eles, como é a grandiosidade de uma universidade”, explica. 
Foto: Gustavo Justino A Unoeste recebeu 31 alunos da Apae, cinco professores e quatro técnicos nesta sexta
A Unoeste recebeu 31 alunos da Apae, cinco professores e quatro técnicos nesta sexta
 
 
Feliz pela missão, a Regina apresentou a biblioteca do campus II aos alunos - se envolveu - e os levou para o Hospital Veterinário (HV), a Piscicultura e Centro Zootécnico. “A gente vê a carinha de cada um deles e percebe a alegria de estar aqui. É maravilhoso, me sinto muito satisfeita”, relata.
 
Quem também se sensibilizou com a atividade foi a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Glaucia Prada Kanashiro. Ela humanizou a ação trazendo os animais para contato direto com os alunos. Foram filhotes de cães, um cavalo e até um cabrito. “Acredito que o contato direto melhora a autoestima, a nossa missão hoje era agregar de alguma forma”, conta.
 
Ajude também – O mês de setembro está terminando, mas a importância da inclusão continua durante o ano todo. A Apae de Pirapozinho precisa de doações para continuar funcionando, por isso, quem tiver interesse em ajudar a entidade com alimentos, materiais escolares, brinquedos, roupas e até valores em dinheiro precisa entrar em contato pelo telefone (18) 3269-1121. A entidade funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 18h, e fica na rua Antenor Ferreira Soares, 202 – centro de Pirapozinho.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem