CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Notícias

Profissão professor: Unoeste oferece seis novos cursos EaD

Formação docente é disponibilizada por meio das licenciaturas em Letras, Artes Visuais, Física, Música, Química e Geografia; inscrições para o vestibular são gratuitas e estão abertas


email facebook twitter whatsapp

Foto: Débora André Profissão professor: Unoeste oferece seis novos cursos EaD
Licenciaturas são as principais opções dos acadêmicos que estudam EaD

O último Censo da Educação Superior revela que o típico aluno de graduação a distância frequenta um curso de licenciatura. Outro dado relevante é que o crescimento do número de ingressantes em 2018 foi sustentado pelo significativo aumento nos cursos EaD. Com esse cenário relevante, a Unoeste oferece várias oportunidades para quem almeja a licenciatura. Além do já existente curso de Pedagogia, são seis novas opções: Letras, Artes Visuais, Física, Música, Química e Geografia.

Giovan do Nascimento Amaral, 23, e Fernanda dos Santos Xavier, 28, aprovaram a iniciativa e manifestaram interesse em estudar na universidade. Morador de Três Lagoas (MS), Giovan conta que sempre quis ser professor. “Esse desejo é antigo, desde criança eu brincava de escolinha, mas, até então, não sabia qual área escolher. Depois que comecei a estudar para o vestibular e o Enem, me identifiquei com o curso de Letras, pois sentia prazer em estudar português e literatura”.

Presente em diferentes estados do Brasil, a Unoeste disponibiliza polos de apoio presencial em várias cidades. “Isso para mim foi essencial, pois eu não preciso me deslocar para outro lugar, caso eu precise de algum suporte para tirar as dúvidas ou realizar as provas”. Ele pontua que a EaD veio como opção devido ao seu horário de serviço. “Trabalho em uma indústria que produz tecido, sou tecelão de uma malharia. Outro fator que contribuiu com essa escolha foi por conta do meu irmão que é ex-aluno de Enfermagem da universidade”.

A coordenadora da licenciatura EaD em Letras, Luciane Cachefo Ribeiro argumenta que com base em métodos, metodologias ativas, recursos, ferramentas e tecnologias, a graduação busca garantir as qualidades de uma boa formação para possibilitar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades.  “O curso está alicerçado em saberes cientificamente construídos, voltando-se para a prática pedagógica em sala de aula, oferecendo aos futuros professores a oportunidade de reflexão e de vivência sobre sua futura prática profissional”.

Ainda na área de humanas, a Unoeste oferta a licenciatura EaD em Geografia coordenada pela professora Dra. Maria Helena Pereira Mirante. “A graduação desenvolve competências e habilidades na ciência geográfica, despertando uma consciência crítica no entendimento e na avaliação da realidade nas esferas local, regional, nacional e global, por meio das discussões realizadas sobre os conteúdos dispostos na matriz curricular”.

Ela explica que o aluno verá disciplinas de domínios específico e conexo, interdisciplinarmente, envolvendo o seu contexto, a reflexão socioambiental, cultural, política e econômica no que concerne a formação cidadã comprometida com a valorização do ser professor. “A licenciatura em Geografia oferece inúmeros benefícios para quem a escolhe. Em especial na modalidade EaD, oportuniza ao estudante um ambiente virtual que permitirá uma formação de qualidade com professores preparados, entre mestres e doutores. Independentemente onde o futuro educador possa estar, será levada até ele a oportunidade de transformação da vida por meio do conhecimento”, expõe.

Presente em todas as regiões do país! Enquanto Giovan se prepara para estudar no Mato Grosso do Sul, a Fernanda se dedicará às aulas em Luziânia (GO) e as suas idas ao polo serão em Brasília (DF). Casada há cinco anos, ela é mãe do Anderson, 2, e do Alex, 4, e optou pela EaD em Artes Visuais. “Já pensou como seria um mundo sem arte e criatividade? Para mim, elas estão em cada canto desse mundo, na música, na casa, nas roupas, na maquiagem e nos calçados. Enfim, sem isso o mundo não teria graça”.

Ela revela ser apaixonada por pintura, teatro e desenho. “Também gosto de ensinar o que eu sei para as outras pessoas. Pretendo lecionar e após a graduação prosseguir os meus estudos com o mestrado e o doutorado. Espero que realmente o curso da Unoeste atenda as minhas expectativas para que eu possa ser uma excelente professora e também que eu consiga aprender com os meus futuros alunos, pois essa troca é fundamental”.

Segundo Fernanda Sutkus de Oliveira Mello, coordenadora de Artes Visuais EaD, a matriz da graduação foi toda modificada para atender o profissional dos dias atuais. “São disponibilizadas disciplinas que envolvem arte e tecnologia, como pintura digital, videoarte, produção gráfica e cinema. Outro aspecto relevante é que o curso possibilitará ao acadêmico se tornar um empreendedor com várias opções de atuação que vão além da docência”, diz.

Ainda no campo das artes, a Unoeste oferta a licenciatura EaD em Música coordenada por Valter Trevisan. “Oferecemos ao nosso aluno a mesma qualidade da modalidade presencial por meio do apoio de professores e tutores contribuindo com o pleno domínio dos conteúdos programáticos”.

Ele declara que o objetivo da graduação será formar professores para o ensino musical, habilitando-os para a atuação em escolas de educação básica, escolas especializadas da área e demais contextos de ensino e aprendizagem da música. “Os acadêmicos terão contato com disciplinas que fornecem embasamentos teóricos e práticos para a formação dos futuros educadores musicais, com autonomia e conhecimento para mobilizar saberes e competências condizentes com o contexto de atuação e com o mercado de trabalho”.

Nas áreas de exatas, as novidades EaD são as licenciaturas em Física e Química. O coordenador de Física, Cassio Fabian Sarquis de Campos lembra que uma das grandes preocupações de quem está prestes a se formar e até de quem já se formou é a questão do emprego. “Muitas vezes, o cenário brasileiro não transmite confiança para as pessoas que ficam angustiadas com a possibilidade de entrarem para as estatísticas de desemprego no Brasil. Mas essa não é uma preocupação que aflige aqueles que são formados em licenciaturas”, diz.

O curso de Física prepara o profissional para se dedicar aos estudos dos corpos e fenômenos físicos, utilizando-se do raciocínio para compreender o universo e suas leis, modelar a natureza para tirar dela os avanços tecnológicos necessários para a vida da população. Durante a graduação, o aluno terá contato com disciplinas básicas como Cálculo, Geometria Analítica, Álgebra Linear e Química, além de outros conteúdos mais práticos, como Mecânica, Eletromagnetismo, Óptica, Física Computacional e Mecânica Quântica. “As aulas teóricas são totalmente on-line e as práticas também acontecem no ambiente digital por meio de laboratórios virtuais, mas conforme a necessidade dos nossos alunos, também será disponibilizado o acesso a nossa estrutura física”.

A Dra. Patricia Alexandra Antunes coordena a licenciatura em Química. O curso oferece, além da formação específica na área, abordagens pedagógicas que melhoram o perfil dos futuros profissionais, tornando-os aptos a produzir conhecimentos científicos e tecnológicos no campo educacional. “Embora seja totalmente on-line, serão utilizadas metodologias específicas da área, onde os alunos poderão fazer experimentos em softwares que simulam condições de laboratórios”.

Ela aproveita para destacar outra novidade que é o bacharelado em Química. “A graduação também será 100% on-line com softwares específicos para o desenvolvimento das habilidades práticas. Nesse caso, o objetivo é formar profissionais para atuarem nas indústrias químicas e na pesquisa e desenvolvimento. Inicialmente o estudante terá disciplinas básicas da área da química, física e matemática e, depois, uma carga horária significativa para áreas como da indústria química, processos, higiene e segurança, materiais e operações unitárias para que possa atuar nos diferentes segmentos”.
 
Vem para a Unoeste
As inscrições para o vestibular das graduações EaD da universidade são gratuitas e a prova é on-line. O candidato também pode ingressar com a nota do Enem, basta selecionar essa opção na inscrição. Mais informações no site.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem