CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste soma mais de 1 milhão de atendimentos de extensão

Em 17 anos, de 2002 a 2019, os números são expressivos: 286 programas, 2.982 projetos, 1.348 atividades e 1.230.991 atendimentos foram realizados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste soma mais de 1 milhão de atendimentos de extensão
Unoeste Transforma já prestou 26.388 atendimentos em oito municípios. O programa tem foco na educação de prevenção à saúde

A Unoeste cumpre relevante papel social em todo o oeste paulista e recentemente ampliado com os seus novos campi em Jaú e Guarujá. A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) contabiliza mais de 1 milhão de atendimentos, desde sua implantação em 2002, quando  passou a gerenciar as atividades extensivas. Em 17 anos, até 2019, os números são expressivos: 286 programas, 2.982 projetos, 1.348 atividades, 1.300 cursos de extensão e de aperfeiçoamento, 1.230.991 atendimentos prestados, 1.719 professores e 39.205 alunos envolvidos na prestação de serviços em comunidades.

Na proporção de seu crescimento, a Unoeste amplia as ações de responsabilidade social. Não há um único dia em que deixe de prestar centenas ou milhares de atendimentos junto às comunidades no entorno de seus campi, num espaço geográfico ocupado por dezenas de municípios.

Neste primeiro semestre de 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, a Unoeste se manteve atuando junto à comunidade externa, reafirmado a sua responsabilidade social no enfrentamento à Covid-19. Criou um projeto, por meio das faculdades de Medicina e Enfermagem, o Telessaúde, para atender as dúvidas das pessoas e colaborar com a Rede de Atenção à Saúde Municipal, por meio de parceria com o governo de Presidente Prudente.

Alunos dos últimos termos da Medicina também contribuem com a Vigilância Epidemiológica no serviço de televigilância aos suspeitos e familiares de casos confirmados de Covid-19, e professores de Enfermagem participam ativamente de ações específicas da Campanha de Vacinação contra a Influenza.

As consequências da pandemia são inúmeras. Por isso, a Unoeste vem apoiando e realizando campanhas com o intuito de amenizar situações de dificuldade. A campanha de doação de sangue, envolvendo funcionários e estudantes da instituição, é uma delas. Teve, ainda, a live solidária para arrecadação de alimentos e uma ação dos cursos técnicos que arrecadou cestas básicas para duas entidades assistenciais.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, afirma que o cumprimento do papel de universidade como agente transformadora da realidade social tem ocorrido dentro e fora da instituição, quer seja em ações exclusivas ou em parcerias privadas e públicas.

Programas itinerantes, como o mutirão de saúde e outros serviços levados para várias cidades, já prestou cerca de 120 mil atendimentos, sendo durante dez anos em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e nos últimos dois anos com o Unoeste Transforma.

O programa Saúde Visual do Escolar fez nos últimos dez anos, com atuação dos estudantes de Medicina, mais de 23 mil testes de acuidade em alunos de escolas da rede estadual em Prudente. A parceria com o Lions Centenário e Banco de Olhos da Santa Casa teve 3,9 mil encaminhamentos para exames e 1,3 mil passaram a usar óculos.

São realizados projetos inovadores como o Sistema Órion, cujas ferramentas digitais possibilitam encaminhamento de problemas para solução pela rede regional de proteção social. Iniciativa do 18º Batalhão de Polícia Militar em Prudente com o aporte técnico-científico da Faculdade de Informática (Fipp) e adotado em todo estado.

Em destacada ação de proteção e de educação ambiental, em parceria com a Prefeitura de Prudente, há 11 anos ocorre o Mutirão do Lixo Eletrônico. Nesse período foram coletadas cerca 800 toneladas de equipamentos eletroeletrônicos com destinação para reciclagem em empresas devidamente certificadas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem