CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Vivências de formação docente são relatadas em livro digital

Produção institucional da Faclepp/Unoeste conta com o apoio da Capes, órgão do Ministério da Educação


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Divulgação Vivências de formação docente são relatadas em livro digital
E-book trata dos saberes docentes e metodologias aplicadas no Pibid e Residência Pedagógica da Unoeste

 

Instruídos e amparados por professores, estudantes de licenciaturas da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste) produzem e-book com relatos de experiências de formação docente. O livro digital nasceu da Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid). A produção institucional apoiada pela Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação, que prefacia a obra, elogia e compartilha com outras instituições brasileiras de ensino superior.

A publicação entrou em circulação esta semana, por redes sociais. Em breve será disponibilizada no acervo da rede de bibliotecas da universidade, com acesso por link. A rica produção distribuída em 80 páginas tem o seguinte título: “Saberes Docentes e Metodologias Aplicadas no Pibid e Residência Pedagógica da Unoeste”.  Os relatos vivenciados em escolas públicas da educação básica (ensinos infantil, fundamental e médio) em Presidente Prudente, Regente Feijó, Presidente Bernardes e Teodoro Sampaio envolvem alunos dos cursos de Pedagogia, Artes Visuais, Educação Física, Ciências Biológicas e História.

A estudante de pedagogia Micaela da Silva Cruz está entre os envolvidos e conta que a publicação do livro digital representa a possibilidade de compartilhar vivências possíveis de serem reproduzidas em diferentes ambientes escolares. “São experiências que levaremos para as nossas vidas, pois aprendemos mais do que ensinamos”, diz citando Paulo Freire. Conta que a preparação na Faclepp e o estágio nas escolas, nas quais foram acolhidos, representam maior consistência em suas formações como professores. Micaela atuou na inclusão de crianças com deficiências e na alfabetização para ajudar superar dificuldades de leitura.

Foto: Cedida Micaela Cruz: experiência para a vida e no testemunho como aluna, o sentimento de gratidão
Micaela Cruz: experiência para a vida e no testemunho como aluna, o sentimento de gratidão

A coordenadora institucional da Residência Pedagógica, Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, conta que todo esse envolvimento nasce no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pelo qual a Unoeste oferta mestrado e doutorado, em parceria com a Faclepp e o suporte da Pró-reitoria Acadêmica, através do pró-reitor Dr. José Eduardo Creste. O aporte da Capes foi com a oferta de bolsas do Pibid em 2018 e na publicação do e-book com o prefácio pelo diretor de educação básica e pela coordenadora geral de programas de valorização do magistério, Carlos Cezar Modeinel Lenuzza e Fernanda Litvin Villas Bôas. 

A apresentação do e-book é feita pela diretora da Faclepp, Dra. Maria Helena Pereira, para quem os vários artigos são reveladores de experiências de formação docente dos estudantes de licenciaturas, com três semestres de vivências formativas no cotidiano escolar. A diretora cita o estreitamento de vínculo da universidade com a educação básica como mais uma ação que contribui com formação profissional efetiva e de qualidade. A publicação está estruturada em duas partes, sendo a primeira sobre metodologias educacionais e o Pibid; e a segunda sobre saberes docentes e os processos pedagógicos no Pibid na Residência Pedagógica.

A publicação tem como organizadores: Nair Correia Salgado de Azevedo, Elisa Tomoe Moruya Schlünzen, Janaina Duarte Pereira Bezerra, Thiago Granja Belieiro e Denise Penna Quintanilha. A Dra. Danielle conta que a ideia do livro digital nasceu em evento no qual os bolsistas apresentaram trabalhos em formato de banner. A partir daí, alunos e professores abraçaram a causa e quando ocorreu o convite para o prefácio pela Capes, ouve elogio à iniciativa. Elaborado todo conteúdo, o e-book foi produzido pelo Departamento de Marketing da Unoeste, de tal forma que a produção é 100% institucional.

Para Micaela, o resultado ficou tão bom que o sentimento é de gratidão. Diz isso enquanto aluna que esteve plenamente envolvida, que trabalha na área como professora auxiliar no Colégio Esquema Único. Diz também como quem pretende fazer o mestrado em Educação na Unoeste e já está se preparando, fazendo curso remoto sobre como elaborar o pré-projeto, oferecido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). O e-book é a publicação que enriquecerá o currículo a ser apresentado no processo de seleção por Micaela ou de qualquer um dos seus colegas, quando forem tentar ingressar no mestrado.

 

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem