CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Encontro reforça papel estratégico dos polos para a Unoeste

Durante dois dias são desenvolvidas várias atividades junto aos gestores que vieram de suas localidades para Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Encontro com gestores de polos EAD, no auditório Cerejeiras
Encontro com gestores de polos EAD, no auditório Cerejeiras

Pelo quarto ano consecutivo o Núcleo de Educação a Distância (Nead) promove encontro com gestores de polos inseridos na rede de apoio educacional da Unoeste no Brasil. As várias atividades nesta quinta-feira (10) e na sexta-feira (11) estão alinhadas em reforçar o papel estratégico dos polos.

Na abertura oficial, de manhã no auditório Cerejeiras, o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, enalteceu a organização do encontro, colocou em relevo o recente trabalho iniciado pela vice-reitora, Alexandra Capellazzo de Oliveira Lima, e reforçou o fato da Unoeste ser uma marca muito forte, “objeto de desejo na educação superior”.

Sobre a universidade, lembrou que em outubro próximo estará completando 53 anos e que neste período de mais de meio século formou mais de 128 mil profissionais que atuam pelo Brasil afora e no exterior. “O Brasil precisa da educação superior, seja presencial, semipresencial ou a distância”, afirmou.

Conforme o pró-reitor, o Nead junto com os polos ofertam um portfólio com amplo leque de opções de formações profissionais em cursos de graduação e pós-graduação, cursos técnicos e cursos livres nas mais diferentes áreas. “Dentro deste contexto é que nós queremos ouvir apontamentos e sugestões de vocês”, disse aos gestores de polo.

O cerimonial de início do encontro foi conduzido pela supervisora de relacionamento de polos Ana Paula Caetano que anunciou o momento de fala do Dr. Creste e na sequência a fala da coordenadora de expansão de polos Renata França que conduziu as primeiras atividades.

Painel com coordenadores

O tema foi sobre o papel estratégico dos polos para a instituição, panorama geral e expectativas. Ainda pela manhã esteve na programação o painel com os coordenadores dos cursos semipresenciais e a distância, com a coordenadora acadêmica da EAD Unoeste, Dra. Rutinéia Micheletto.

A apresentação dos coordenadores dos cursos semipresenciais e EAD foi dedicada ao alinhamento acadêmico, apresentações das principais diretrizes dos cursos e esclarecimentos das dúvidas dos gestores de polo; com a realização do painel interativo, com perguntas e respostas.

Foto: Homéro Ferreira Dr. José Eduardo Creste: Unoeste é uma marca muito forte
Dr. José Eduardo Creste: Unoeste é uma marca muito forte

Participaram, além da coordenadora acadêmica, alguns coordenadores de cursos: André Júnior Silva Wiezzel, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, Dra. Ana Cláudia Ambiel Corral Camargo, Dra. Patrícia Alexandra Antunes; Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos; e Dr. Vinicius Flávio Milanez.

Ainda na quinta-feira, as atividades compreenderam questões de marketing e dinâmica de soluções sobre questões do dia a dia nos polos, incluindo relacionamento com alunos. Para a sexta-feira, às 8h30 haverá visita à Feira de Profissões que acontece esta semana no campus 2 da Unoeste, em Presidente Prudente.

Os estandes estão instalados no salão do Limoeiro, próximo do Bloco B1, onde fica o Nead. Dentre outros assuntos do dia está em pauta o recente marco regulatório da educação a distância no Brasil que é regido pelo Decreto nº 12.456, publicado em maio do ano passado pelo Ministério da Educação (MEC). 

Equipe do Nead

Na equipe do Nead, entre outros participantes, estão a coordenadora de pós-graduação EAD, Cristiane Tamaoki; coordenadora de extensão EAD, Edilene Lourenço; coordenador de tecnologia e produção de materiais Mário Pazoti; e consultor comercial Tiago Liberato.

No âmbito da região de Prudente, dentre os polos relacionados são os de Pirapozinho/Santo Anastácio, Teodoro Sampaio, Presidente Epitácio, Dracena e Regente Feijó; campi da Unoeste em Jaú e Guarujá; do Mato Grosso do Sul, Bataguassu, Sidrolândia e Três Lagoas/Valparaíso.

Um pouco distante de Presidente Prudente, dentre os relacionados para o encontro polos de Araçatuba e Andradina. Mais distantes: os de São José do Rio Preto, Sorocaba, Itapeva, São José dos Campos, Osasco e São Paulo. Além do Nead, outros departamentos inseridos na programação são o Marketing e Sucesso do Aluno. 

Os encontros têm sido bem avaliados pelos gestores de polos, como são os casos da doutoranda Rute Bueno Caires e do Dr. Flávio Vieira de Melo, do Instituto de Gestão Social e Cidadania (Igesc), dos polos de Sorocaba e Itapeva, desde 2021; e mais recentemente São José dos Campos.

Mantido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Sorocaba e Região, o Igesc pesquisou e assistiu aulas a distância em mais de 20 instituições brasileiras em busca de parceria, incluindo a Unoeste que foi a escolhida por critérios técnico/científicos, incluindo a qualidade do curso e tratamento com os funcionários. 

Dentre os diferenciais no atual encontro estão a adaptação do auditório com carteiras posicionadas de um mesmo lado; ficando um espaço destinado ao coffee break; visita à Feira de Profissões que recebe alunos de escolas no ensino básico (fundamental e médio), públicas e particulares de Prudente e região; almoço e jantar com todos juntos. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem