CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Conhecimentos sobre Medicina Legal são expostos em livro

Acadêmicos e professora do curso de Medicina da Unoeste elaboraram o livro “Da pergunta ao aprendizado em medicina legal”


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Conhecimentos sobre Medicina Legal são expostos em livro
Dra. Rita Higa durante agradecimento aos colaboradores

Usado como recurso para assegurar e resguardar o direito do homem e da sociedade perante a justiça, a Medicina Legal é uma prática que ocorre com o intuito de esclarecer fatos. A fim de complementar discussões e contribuir com a formação técnica da área, a Liga Acadêmica de Medicina Legal (LAMeL) da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) elaborou o livro “Da pergunta ao aprendizado em medicina legal”. O lançamento foi realizado na tarde desta quarta-feira (1), no campus 1 da Unoeste. O livro é de autoria dos alunos, com a organização da professora doutora Rita de Cassia Bomfim Leitão Higa e apoio da Associação de Médicos Legistas do Estado de São Paulo (Amlesp).

A Dra. Rita explica que a intenção do material é fomentar as discussões e formação técnica para os acadêmicos e interessados na área. “É um livro prático, direto e que têm o objetivo de auxiliar alunos, profissionais e também as pessoas que tem a intenção de estudar para concursos”, explica. A professora conta que a ideia surgiu de uma proposta feita pelos integrantes da liga. “Foram organizadas perguntas onde os próprios acadêmicos as responderam e depois foi feita a organização desse conteúdo em capítulos”.

A professora comenta que o livro apresenta os temas de traumatologia médico legal, sexologia criminal, aspectos da sexualidade, antropologia forense, genética forense e toxicologia forense. Os públicos-alvo são estudantes de Medicina e Direito, peritos, peritos médicos e também médicos-legistas. “Toda vez que você propicia conhecimento em medicina legal a ideia é auxiliar o perito a realizar a conclusão de algo. Então, é importante estimular o estudo em medicina legal, visto que ela ilumina a justiça”, concluí a professora que faz agradecimento aos colaboradores e à Amlesp.

Para a acadêmica do 11º termo do curso Tainah Samecima Alvarenga, no livro, além de serem abordados diversos temas que foram trabalhados nos encontros da liga, o material representa a contribuição de cada envolvido. “O conteúdo apresenta aspectos da Medicina Legal de uma forma resumida e direcionada. Aproveitamos todo o material que discutimos nos encontros com o intuito de contribuir como auxílio para alunos dos cursos de Medicina e do Direito. É gratificante, pois esse momento faz parte da nossa construção pessoal e profissional”, destaca.

Foto: João Paulo Barbosa Mesa principal composta durante cerimônia
Mesa principal composta durante cerimônia

Lançamento

O lançamento do Livro foi realizado na Sala Interativa do bloco B, no campus 1, e contou com a presença de professores, alunos e convidados, seguindo todos os protocolos de biossegurança. Compuseram a mesa principal o pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste; a coordenadora da Medicina, Nilva Galli; o coordenador do curso de Direito, Sérgio Ronchi; a coordenadora da Rede de Bibliotecas Unoeste, Regina Liberati; a Dra. Rita e a acadêmica Tainah representando os demais autores.

Para o Dr. Creste, a realização de ações e práticas construtivas, como a da professora e dos alunos, representa a perpetuação do conhecimento. “É o grande papel da educação superior, divulgar e disseminar o conhecimento e isso tem que ser uma prática estimulada em todos os nossos docentes. É assim que o mundo cresce, esse livro é um legado que ficará para as futuras gerações”, fala.

A coordenadora da Medicina enaltece a iniciativa. “É uma contribuição imensa para a formação do aluno e um motivo de muito orgulho. Sempre incentivamos nossos alunos e professores a contribuir com esse patrimônio intelectual que a universidade proporciona”.  Pensamento compartilhado também pelo coordenador do curso de Direito que ressalta a importância do material para os cursos e para a instituição que, constantemente, busca a excelência. 

Serviço – Acesse o livro “Da pergunta ao aprendizado em medicina legal”, neste link

 

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem