CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão especial das crianças tem mais de 2 mil atendimentos

Realização na zona leste ofereceu prevenção e orientação à saúde, além de atividades lúdicas, circo e música


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão especial das crianças tem mais de 2 mil atendimentos
Orientação sobre alimentação saudável, pelo curso de Nutrição

O programa Mutirão pela Vida realizado na manhã de sábado (8) ofertou serviços gratuitos de prevenção e orientação de saúde, incluindo ainda outras atividades, na edição especial “O Parque é das Crianças - de todas as idades”. Foi no Parque do Povo da Zona Leste de Presidente Prudente, no trecho entre os jardins Brasília e Nova Planaltina, das 8h às 12h. O evento ocorreu em a alusão ao Dia das Crianças, que será comemorado na quarta-feira (12) desta semana. As atividades foram de esporte, lazer, inclusão, educação, arte, cultura, tecnologia e sustentabilidade. Mais de 2 mil atendimentos foram prestados.

Os serviços e as atividades mobilizaram dezenas de alunos e professores de vários cursos e do Programa Anjos da Unoeste.  A realização envolveu a Prefeitura, especialmente através das secretarias municipais de Saúde, Educação e Cultura, além da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp), Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente (Feapp), Fatec e Unoeste. Também participaram artistas do Circo Dione, a convite do prefeito Ed Thomas, e a bateria da Bola de Neve Church (igreja), com a batucada abençoada. 

Quatro horas de atividades

A edição especial contou ainda com o Ônibus Biblioteca. Teve animação musical com dois professores da universidade: Everton Tomiazi, do curso de Música; e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e a distância. Outros cursos representados foram os de Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Ciências Biológicas, Química, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Enfermagem, Medicina, Agronomia, Medicina Veterinária e Odontologia.

A programação com quatro horas de duração teve ainda pintura em tela, exposição sobre a fauna e flora regional, identificação de fatores de risco para diabetes em crianças, orientação postural e psicomotora para crianças e adolescentes, avaliação nutricional, obesidade infantil, posse responsável de animais, saúde bucal, brinquedoteca itinerante, contação de histórias, aferição de pressão arterial, fabricação de sabão em garrafa pet e orientação sobre cultivo de horas comunitárias; dentre outras.

Aprovação de participantes 

Para Caíque Henrique Amâncio da Silva, de 11 anos, e morador da vila Líder, foi uma manhã gostosa. O menino que estuda o 5º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Professora Alayde Tortorella de Faria Motta participou de várias atividades, dentre elas a orientação de como desengasgar criança.  Moradora do jardim Brasília há 22 anos, Priscila de Souza Wiezel disse que foi um dia diferente e agradável para todos, incluindo moradores de bairros circunvizinhos.

Foto: Homéro Ferreira Atividade de desenho, ofertada pelo curso de Psicologia
Atividade de desenho, ofertada pelo curso de Psicologia

Conforme Priscila, as festas comunitárias na quadra coberta do parque do povo geralmente são realizadas no final de ano e no Dia das Crianças. Porém, esta foi a primeira vez com o oferecimento de serviços de saúde. “Isso de trazer saúde para a vila é muito importante. Tem gente que não tem tempo de ir ao postinho [Unidade Básica de Saúde] para ver a pressão”, comentou ela que levou seu filho João Lucas, de sete anos, para participar das atividades.

Sorteio de obra de arte

Na atividade de pintura em tela, o professor e artista plástico Josué Pantaleão produziu um quadro relacionado ao Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer para mulheres.  Por volta das 11h50 o quadro foi sorteado entre as mulheres que preencheram cupons, tendo como ganhadora Almira Matos, moradora da vila Líder. Ela já tinha ido embora, mas deixou o telefone, pelo qual foi comunicada sobre a entrega da obra de arte.

O sorteio foi acompanhado pelo pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, e pelo professor do curso de Agronomia, Neimar Rotta Nagano. Também prestigiaram o evento a secretária municipal da Educação, professora Sirlei Oliveira; o membro do Conselho de Administração e a diretora superintendente da Acipp, respectivamente, Ricardo Anderson Ribeiro e Maria Eugênia Crivellaro Leandro.  

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem