CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão sobre saúde da mulher resulta em 125 atendimentos

Evento do Outubro Rosa foi realizado pela Liga Acadêmica de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão sobre saúde da mulher resulta em 125 atendimentos
Atendimento: Dra. Paola Ferro, ginecologista e obstetra

Com as ofertas consultadas e exames preventivos do câncer de mama e do câncer de colo do útero, o Mutirão Outubro Rosa de Saúde da Mulher resultou em 125 atendimentos durante a manhã de sábado (29). A realização de iniciativa da Liga Acadêmica de Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (Lagom), da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente, ocorreu no Ambulatório Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima, ao lado do Hospital Regional (HR) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo.

A presidente da Lagom, Myllena Geronino Nascimento, contou que a organização teve a parceria do responsável pelo laboratório, o enfermeiro Bruno Alexandre Soto, e da Prefeitura Municipal. Estiveram envolvidos 15 estudantes inscritos no projeto de extensão e outros seis como integrantes da liga. Os profissionais envolvidos foram os médicos ginecologistas e obstetras Dr. João Marcelo Coluna, Dra. Paola Ferro e Dra. Renata Martino.

Relacionado ao Outubro Rosa, o projeto tem caráter anual. A liga faz outras ações que são classificadas por sua presidente como fundamental para a prática estudantil e para a aproximação com os pacientes. O Dr. João Marcelo, professor do curso de Medicina da Unoeste, disse que o projeto tem como foco principal a prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero.

Ganho de ambas as partes

Porém, conforme o professor, as ações de atendimento à comunidade são permanentes, desde o início do curso, com atuações na rede municipal de saúde, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no programa Estratégia Saúde Família (ESF). Ações nas quais os estudantes são orientados e acompanhados por professores preceptores e pelos médicos que atuam na saúde básica.

O Dr. João Marcelo afirmou que a atuação prática, com o estudante em contato com os usuários do serviço público de saúde, representa ganho muito grande na aprendizagem. “O preparo do futuro profissional tem sido bastante significativo; o que pode ser verificado com os maiores índices de aprovação nas provas de residência”, comentou, para enaltecer a excelente formação médica proporcionada pela Unoeste. Ganha o estudante, ganha a comunidade.

Moradora do Brasil Novo, Edna Donaton esteve no mutirão. Ela contou que a UBS do seu bairro é muito boa, mas que resolveu fazer a prevenção ao câncer da mama e ao câncer de colo do útero nessa ação da Unoeste, por estar ocorrendo em um sábado de manhã. “Isso é muito bom. O atendimento foi 10. Muito bom mesmo”, disse a mulher que, assim como as demais, voltará ao ambulatório para buscar resultado dentro de 60 dias.

 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem