CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Clima inaugura novo ambiente do centro de estudos

Solenidade inclui a instalação da placa de denominação da estação meteorológica de Vagner Camarini Alves


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Unoeste Clima inaugura novo ambiente do centro de estudos
Unoeste Clima: centro de estudos e estação meteorológica no campus II, em Presidente Prudente

Com relevantes serviços prestados à sociedade em geral e notadamente ao setor de maior de impacto da econômica brasileira que é o do agronegócio, o Centro de Monitoramento de Estudos Climáticos e Previsão do Tempo, denominado Unoeste Clima, inaugura novo ambiente: sala de aula para alunos e professores envolvidos em projetos de extensão e de pesquisa, voltados para ampliar os benefícios sociais. A solenidade de inauguração ocorreu no final da tarde desta terça-feira (6), incluindo a instalação da placa de denominação da estação meteorológica.

O Unoeste Clima abriga o centro e a estação que passou a ter o nome de “Prof. Dr. Vagner Camarini Alves”, em homenagem do curso de Agronomia ao climatologista que por mais de 33 anos coordenou os serviços, desde a implantação em 1987 até junho de 2020. O novo coordenador passou a ser o professor Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa.  O trabalho do professor Vagner, incluindo a riqueza de dados diários armazenados desde 1992, motivaram a homenagem, conforme o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan.

Pilares do Unoeste Clima

O Dr. Alexandrius comentou que os dados são realmente muito ricos, de grande importância para produção científica. Explicou que o Unoeste Clima, uma proposta de 2020, compreende os seguintes pilares: ensino, pesquisa, extensão, dados climáticos, informativos e previsão do tempo. O site do Unoeste Clima disponibiliza informações compartilhadas em redes sociais, como é o caso do Instagram com 3,5 mil seguidores e que alcança cerca de 30 mil pessoas por mês. Dentre os veículos de comunicação, citou que O Imparcial, de Presidente Prudente, utiliza as informações para abastecer os seus leitores do jornal impresso e da publicação on-line.

O professor pesquisador da área agronômica Dr. Fábio Rafael Echer disse que o serviço oferecido gratuitamente aos produtores é uma iniciativa rara no Brasil. Contou que em suas palestras e consultorias fala sobre o serviço que atende não somente o oeste paulista, mas o país inteiro. A professora Dr. Alba Regina Azevedo Arana, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, afirmou ser importante o banco de dados do Unoeste Clima para uso dos alunos de mestrado e doutorado, em suas pesquisas para produções de dissertações e teses.

Acolhimento e conforto

A Dra. Alba entende que o Unoeste Clima pode contribuir cada vez mais com o programa Unoeste Sustentável, responsável pela logística da universidade no segmento do meio ambiente. Para o coordenador de serviços da Unoeste e egresso do curso de Agronomia, Gabriel Santos Vendrame, embora as informações climáticas sejam mais buscadas pelos produtores rurais, no meio urbano também são importantes. Em ambos os casos para tomada de decisões. O entendimento comum dos que se pronunciaram durante a cerimônia é de aplausos à homenagem ao Dr. Vagner Camarini Alves e de que o novo espaço representa estímulo para estudos na área, proporcionando conforto no acolhimento aos alunos e professores.

Foto: Homéro Ferreira Estação automática de mediação de temperatura e umidade relativa do ar, velocidade do vento e radiação solar
Estação automática de mediação de temperatura e umidade relativa do ar, velocidade do vento e radiação solar

O Dr. Alexandrius disse que tem muita gente boa na Unoeste, ao falar sobre os funcionários de vários setores que contribuíram com a ampliação do ambiente do centro de estudos. O Dr. Titiran citou nominalmente os pró-reitores acadêmico Dr. José Eduardo Creste e de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi; juntamente com o Gabriel Vandrame, por fazerem a ligação com a Reitoria no atendimento às diferentes demandas. Para o Dr. Tiritan, o Unoeste Clima tem todo um apelo para a cidade de Presidente Prudente e região, considerando o aspecto urbano; mas em relação a agronomia é fundamental, imprescindível.

Área para experimentos

Além da estação meteorológica e do centro de estudos, o coordenador do Unoeste Clima anunciou que o próximo passo será uma área para desenvolver experimentos. Em relação a outras ações do setor, falou sobre participações em eventos, dentre os quais Dia de Campo, Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow) e Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe). Também citou as parcerias com a Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi), Latinsem Comércio de Exportação e Importação de Sementes; Grupo Mastuda; e Sicoob Paulista. Parcerias que, inclusive, representam bolsa para aluno da Agronomia atuar no Unoeste Clima.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem