CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mutirão na escola do Guanabara tem mais 1,2 mil atendimentos

Comunidade recebe vários serviços prestados gratuitamente pelo evento com envolvimento de vários parceiros


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Mutirão na escola do Guanabara tem mais 1,2 mil atendimentos
Curso de Medicina: prestou serviço de acuidade visual

Em um compromisso de responsabilidade social e de prestação de serviços à comunidade, a Unoeste esteve junto com a prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp) e Associação Projeto dos Anjos na realização do 4º Mutirão pela Vida. A ação durante a manhã de sábado (14), na Escola Municipal Domingos Ferreira de Medeiros, jardim Guanabara, resultou em 1.293 atendimentos prestados, incluindo ainda outros parceiros.

A edição em caráter especial do Mês das Mães deu início às comemorações dos 50 anos da escola (1974/2024); período no qual a direção quer cada vez mais a aproximação dos pais e da comunidade do entorno. Guanabara, Angélica e Operária são bairros antigos da zona norte. Neste ano de 2022, o jardim Guanabara completou 70 anos de sua implantação em 1952 na área de 108,8 mil m², dos quais 1,2 mil de área verde, com 241 lotes e destes 210 com construções que abrigam cerca de 840 habitantes; conforme a Secretaria Municipal de Planejamento.

Compromisso social 

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, é muito significativo a Unoeste estar inserida neste contexto, em seu histórico de compromisso social com a cidade e seus bairros. Na zona norte é permanente a prestação de serviços à comunidade através de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde e atuação de estudantes dos cursos da área de saúde na Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do jardim Guanabara.

Há também um histórico de ações da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) na escola, com diferentes projetos. Em pronunciamento público durante o mutirão, o prefeito Ed Thomas destacou a importância dos serviços de prevenção à saúde e de educação, cultura e sustentabilidade, enaltecendo os vários parceiros, dentre os quais a Unoeste e a Acipp. Agradeceu ainda a presidente da Associação Projeto dos Anjos, Roberta Bonini Paes, pela iniciativa de mobilizar os parceiros na realização do mutirão.

Mobilização dos parceiros

Roberta disse que através da vereadora Nathalia Gonzaga, que tem sua base eleitoral na zona norte, chegou à diretora escolar Clara Cristina Daguano e depois à coordenadora geral de ações extensivas da Unoeste, professora Cidinha Martines, e ao secretário adjunto da saúde municipal Marco Aurélio Lúcio. Citou ainda duas voluntárias de sua associação e que contribuíram para o sucesso do evento: Gabriele da Silva Reis Pessoa e Elizabate Augusta Souza. Através da Unoeste e da prefeitura, esteve junto na organização a diretora executiva da Acipp, Maria Eugênia Crivellaro Leandro.

Foto: Homéro Ferreira Roberta, Dr. Adilson, Josué e o quadro para a escola, Clara e Sirlei
Roberta, Dr. Adilson, Josué e o quadro para a escola, Clara e Sirlei

A Prefeitura de Prudente envolveu no mutirão as secretárias municipais. A Acipp mobilizou o Instituto de Tratamento de Cálculo (ITC), junto ao médico e vereador Enio Perrone; e dois ônibus da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), para exames preventivos, masculino e feminino. A Associação Projeto dos Anjos aglutinou ainda o Instituto Ana Hickmann, Deise Oliveira da Mary Kay, Luciane Oliveira design de sobrancelhas, Jaqueline da Escola de Cabeleireiros Nice, Marcelo Marinho cortes masculino, Sest/Senat e Juliane fotógrafa; e reforçou ainda o pedido dos ônibus. A escola promoveu o envolvimento da comunidade através de sua equipe e com o apoio da secretária municipal da Educação, professora Sirlei Oliveira.

Extensão universitária

Com estudantes orientados e acompanhados de professores, a Unoeste prestou vários serviços, entre os quais acuidade visual, aferição de pressão, teste de glicemia e saúde bucal. Estiveram representados os cursos de Farmácia, Odontologia, Biomedicina presencial e EAD, Psicologia, Estética e Cosmética, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Agronomia, Pedagogia presencial e EAD, Artes Visuais, Nutrição e Medicina Veterinária. Também foram prestadas orientações sobre saúde humana e animal durante as atividades que ocorreram das 8h às 12h.

Teve ainda a premiação do Concurso Cultural Dia das Mães, com troféus produzidos pelo artista plástico e professor Josué Pantaleão, utilizando CDs. Algo com o apelo da reutilização de reciclados. Antes do evento, produziu um quadro em monitor de computador para ficar na escola como recordação do mutirão. Durante parte do evento, o artista pintou um quadro sorteado para Bruna Ferreira da Silva, que não estava presente na hora, mas que receberá a obra de arte a ser entregue pela diretora da escola. Foram sorteados dois brindes, ganhos pelas mães Thais Silva e Bruna Estefanie dos Santos.

Comunidade valorizada

Mãe de Guilherme, que tem 10 anos e está no 5º ano, e de Gustavo de 13 anos e que fez o primeiro ciclo do ensino fundamental na escola do jardim Guanabara, Patrícia Martins nasceu no bairro vizinho vila Angélica e mora em outro bairro vizinho, a vila Operária. “O mutirão está sendo ótimo. Nossa comunidade se sente valorizada. O pessoal do atendimento é muito atencioso. A diretora professora Clara é uma educadora mesmo. Abriu a porta da escola e a gente espera outros eventos iguais a este”, disse e elogiou a presença da Unoeste.

Além de Perrone e de Nathalia, também estiveram presentes os vereadores Joãozinho da Saúde, Miriam Brandão e Demerson da Saúde que, na condição de presidente da Câmara Municipal, disse que a escola faz a diferença na vida das pessoas em todos os níveis de ensino, como é o caso da Unoeste com o ensino superior de qualidade. “Para os moradores, certamente essa ação jamais será esquecida. Então, há realmente o alcance da responsabilidade social dos parceiros”, comentou Demerson e parabenizou os envolvidos. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem