CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Enfermagem Unoeste debate sobre o aleitamento materno

Agosto Dourado é o mês alusivo à campanha de apoio a amamentação materna; exposição fotográfica provoca reflexão


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Enfermagem Unoeste debate sobre o aleitamento materno
Alunos de Enfermagem visitam exposição “Amamentar sem Tabu”

Estamos no Agosto Dourado, mês voltado à conscientização para a importância do aleitamento materno. No curso de Enfermagem da Unoeste os acadêmicos têm participado de palestras e discussões sobre o tema. Na sexta-feira (19), eles visitaram a exposição fotográfica Amamentar sem Tabu, no Prudenshopping. As fotos foram feitas pela fotógrafa Daiane Trigo, e a mostra numa parceria dela com a consultora de amamentação Sarah Samaia.

A professora Stela Faccioli Ederli acompanhou a visita. Ela explicou que os futuros profissionais da saúde precisam entender que serão promotores da área e especificamente, neste caso, promotores do aleitamento materno. “Na universidade, tivemos palestras sobre o papel do enfermeiro, quais são os aspectos sociais e psicológicos que envolvem a mãe nesse momento da amamentação, os benefícios e como podemos fazer parte dessa rede de apoio, de promoção do aleitamento. Em paralelo a nossa programação, entendemos que seria interessante conhecer a exposição como uma maneira de também de olhar para as experiências dessas mães que amamentaram. O intuito é refletir sobre a importância de falar sobre o assunto e divulgar”. 

A professora destaca que inserir os alunos neste contexto para além da universidade, contribui e muito na formação. “Momentos como esse são ricos no sentido de contemplar conhecimentos e experiências que vão além do conhecimento da grade curricular. Eu entendo que são contribuições que eles podem levar para a parte social, como promotor desse aleitamento perante a sociedade”, explica.

Isabela Caroline Nascimento é aluna de Enfermagem da Unoeste e teve uma participação ativa na organização da Semana de Aleitamento Materno. “É muito importante para a gente ampliar nossa visão e enxergar o que está acontecendo a nossa volta. A amamentação ainda é um tabu muito grande para nossa sociedade, e discutir o tema na universidade e participar da exposição me proporciona experiências enquanto aluna, futura profissional e mulher”.   

Amamentar sem tabu

A exposição fotográfica “Amamentar sem Tabu” foi organizada numa parceria entre a enfermeira e consultora de amamentação Sarah Samaia e a fotógrafa Daiane Trigo. Elas contaram qual foi o objetivo de levar a mostra para um local de passeio público intenso. “A ideia da exposição é falar sobre mês de promoção e incentivo ao aleitamento materno. Eu chamei a fotógrafa Dayane, o shopping abriu o espaço pra gente, e pensamos na ideia de amamentação sem tabus. Nas fotos expostas é possível ver mulheres amamentando em vários locais, como salão de beleza, enquanto passeia com o cachorro, na academia, fazendo compras, na escola, no banco de leite, no mercado. Portanto, temos que naturalizar a amamentação da mulher”, explicou a consultora de amamentação.

Sarah ainda explica que muitas vezes a mulher é reprimida em alguns lugares que ela amamenta. “A amamentação é um aprendizado. Então, a gente tem um olhar de que é natural. Um bebê nasce e coloca no peito, mas não é bem assim. Como consultora de amamentação, trago para as minhas famílias a informação desde a gestação. Então, pra mulher que deseja amamentar e quer um processo de lactação mais leve no pós-parto, ela precisa começar a se preparar na gestação. E a intenção da exposição é trazer isso, naturalidade e incentivo. Mulher, você pode amamentar onde e no momento que você quiser!”.

Para a fotografa Daiane Trigo, o nome da exposição é reflexo de momentos vividos durante o processo de construção das fotos. “Em alguns lugares fomos abordadas e recebemos a orientação que seria possível fotografar uma mãe amamentando somente se o local estivesse vazio. Um outro exemplo, na igreja quando fomos fazer a moça amamentando, algumas pessoas ficavam olhando um pouco torto. Parece que estávamos incomodando de alguma maneira também. Então, é importante falar sobre o ato de amamentar em local público”, finaliza.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem