CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Rally dos Sertões terá 2 dias de serviços gratuitos de saúde

São atendimentos agendados para a SAS Brasil e não agendados para o Programa Unoeste Transforma


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marketing Unoeste Rally dos Sertões terá 2 dias de serviços gratuitos de saúde
Unoeste se une à SAS Brasil em serviços de saúde do Rally dos Sertões, com a expertise do Programa Unoeste Transforma

Na atual edição de número 30 do Rally dos Sertões, a startup social SAS Brasil irá beneficiar 16 mil pessoas com atendimentos médicos. Nas unidades móveis da 10ª expedição da caravana, que são carretas equipadas com consultórios, serão prestados serviços de saúde em Foz do Iguaçu (PR), Presidente Prudente, Campo Grande (MS), Barra do Garças (MT) e Salinópolis (PA). Estão envolvidos mais de 200 voluntários, entre estudantes e profissionais da saúde. Em Prudente a SAS Brasil tem o apoio e a participação da Unoeste.

Os serviços de saúde serão ofertados na área de estacionamento do Centro Cultural Matarazzo neste sábado (27) e domingo (28). Considerando que as crianças a serem atendidas deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, os serviços de saúde do Rally dos Sertões ganham incremento local com o Programa Unoeste Transforma, em parceria com a Prefeitura e a Federação das Entidades de Presidente Prudente (Feapp). Os atendimentos da SAS Brasil serão os que foram agendados antecipadamente.

Cuidados e prevenção à saúde

São agendamentos feitos por meio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da universidade, com o apoio do Programa Educa Pontal, mantido em parceria com a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. Alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia estarão inseridos no suporte aos serviços da SAS Brasil, sábado e domingo. O Unoeste Transforma será no sábado, das 8h às 12h. Período em que a SAS Brasil receberá grande volume de alunos rede municipal de ensino de Presidente Prudente para atendimento agendado em oftalmologia e com a doação de óculos para quem precisar.

A previsão é de que alunos de outras cidades tenham como responsáveis profissionais da saúde e de educação das prefeituras, que os acompanhará em viagens de ônibus; o que representará menor volume de pessoas em relação a Prudente. Então no sábado, o programa da universidade prestará serviços de prevenção à saúde para pais ou responsáveis e atividades lúdicas para as crianças, através dos cursos de Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina e Pedagogia presencial e a distância. Dentre os serviços, estarão os de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientações de cuidados e prevenção à saúde.

Atendimento local e regional 

Para receber os serviços do Unoste Transforma não é preciso agendamento. Os que receberão os serviços da SAS Brasil já estão agendados e serão os de oftalmologia, ginecologia com implantação de DIU (dispositivo intrauterino), endocrinologia, cardiologia, odontologia, dermatologia e nutrição. Presidente Prudente está inserida em todos eles. Pacientes de Presidente Epitácio e Anhumas receberão o DIU. Anhumas, Presidente Bernardes e Presidente Epitácio estão inseridas na dermatologia. Sandovalina e Teodoro Sampaio na genecologia com o serviço de colposcopia.

 Os serviços de oftalmologia são para 11 cidades: Alfredo Marcondes, Iepê, Marabá Paulista, Presidente Epitácio, Anhumas, Caiuá, Estrela do Norte, João Ramalho, Narandiba, Presidente Bernardes e Taciba. Em todas as cidades por onde a caravana da SAS Brasil passar, acompanhando o Rally dos Sertões, serão ofertadas consultas, exames e procedimentos especializados para crianças e adultos. Em algumas cidades, haverá ainda capacitação para profissionais de saúde locais. A expectativa é beneficiar mais de 16 mil pessoas e zerar as filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para as especialidades médicas oferecidas.

Foco na saúde infantil 

Nesta edição, o foco da atuação presencial da organização será na saúde infantil, saúde da mulher e educação em saúde. Para crianças, as ações serão focadas nos projetos Ver Magia, que promove atendimento oftalmológico e doação de óculos; e no Sorrisaria, que oferece atendimento odontológico e educação em saúde bucal e em ações focadas na saúde mental e nutrição. O Instituto Alok é parceiro da frente de saúde infantil e destinou 30% dos lucros das vendas do primeiro lote de produtos da linha WAAW para as ações. 

"Queremos promover um atendimento integrado e humanizado às crianças, por isso construímos uma força tarefa com voluntários de diferentes especialidades médicas para solucionar as demandas de saúde das cidades assistidas pela SAS Brasil”, afirma a médica Adriana Mallet, uma das co-fundadoras e CEO (diretora executiva) da SAS Brasil. Ela ressalta a importância da promoção de ações de saúde para que as crianças possam ter um bom desenvolvimento físico e mental.

Expedição histórica 

Para os adultos, haverá atendimento nas áreas de ginecologia, com foco na prevenção do câncer de colo do útero, inserção de diu e também a realização de exames preventivos e ultrassonografias nas mulheres atendidas. Com uma equipe focada no rastreio e na prevenção do câncer de pele, o projeto de dermatologia, que conta com o apoio da LaRoche Posay, realiza procedimentos e pequenas cirurgias de pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde. Em algumas cidades, haverá ainda a capacitação de profissionais de saúde da região. 

“A 10ª Expedição Sertões é uma edição histórica e muito importante para a SAS Brasil. Em 2013, éramos apenas 8 amigos, duas caminhonetes e um enorme sonho de transformar o acesso à saúde especializada no Brasil e nem poderíamos imaginar que uma década depois teríamos essa dimensão e impacto”, diz Sabine Zink, co-fundadora e diretora da SAS Brasil. Ao longo de toda história, unindo atendimentos presenciais e remotos, por telemedicina, a SAS Brasil já prestou mais de 180 mil atendimentos médicos especializados, em 350 cidades de 22 estados brasileiros, beneficiando cerca de 290 mil pessoas.

Estrutura itinerante 

Para realizar toda a ação, a startup social conta com uma estrutura itinerante de três unidades móveis de saúde, carretas equipadas com consultórios especializados para procedimentos odontológicos, clínicos e até pequenas cirurgias ginecológicas e dermatológicas. Dessas, duas estão sendo doadas este ano pela Mercedes-Benz do Brasil com o apoio do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, via DEG/KfW, que está contribuindo com 4,5 milhões de Euros para o projeto de oito caminhões da saúde que percorrerão todo o país nos próximos três anos.

A organização conta com equipamentos de ponta doados pela Fundação Philips, que, em conjunto com a Philips Brasil, realizou a capacitação (conhecimento e especialização) dos profissionais de saúde sobre essas soluções. A Expedição da SAS Brasil no Sertões também tem patrocínio da farmacêutica  Roche Farma Brasil e do Instituto Riachuelo, empresas que acreditam na organização social e investem na promoção do acesso à saúde especializada no Brasil.  

Apoios e patrocínios

Para que toda essa estrutura pudesse cruzar todo o país, percorrendo mais 5 mil quilômetros, a SAS Brasil contou com um importante apoio dos pilotos do Sertões que participaram do Desafio Competidor Solidário, uma corrida virtual no simulador da Realdrive Tech, empresa de tecnologia apoiadora da ação. A Mitsubishi Motors também somou esforços ao time de patrocinadores da SAS Brasil, que também é composto pela Happy Capital, Reserva, UPL e BRB.

"Apoios e patrocínios são fundamentais para que nossa organização continue trabalhando na missão de transformar o acesso à saúde especializada num país onde mais de 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem médicos especialistas", comenta Adriana Mallet. Em Presidente Prudente a SAS Brasil tem o apoio da Unoeste na condição de parceira da Prefeitura e da Feapp, federação que reúne 33 entidades assistenciais que atendem diretamente mais de 15 mil pessoas. A estrutura local para recebem a passagem do Rally dos Sertões tem o patrocínio da Unoeste, em ações articuladas pelo Departamento de Marketing.

O Sertões 2022

Uma edição histórica! A prova que comemora os 30 anos do Rally dos Sertões também vai homenagear o Bicentenário da Independência. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados; o maior rally de todos os 29 anos da história do Sertões, um tributo ao Brasil! Serão 7.202km, dos quais 4.378km de trechos cronometrados. Um roteiro de 15 dias, que vai cruzar as cinco regiões do país, 8 estados – Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Maranhão e Pará - e 14 cidades.  Largada e chegada acontecem em locais inéditos. Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, abre a competição e mantendo a tradição, a chegada será no mar, em Salinópolis (PA).

A COO do Rally dos Sertões, Leonora Guedes, ressalta a importância da prova para a promoção de ações sociais como as da SAS Brasil. "30 anos de Sertões, mais de 120 cidades percorridas ao longo destes anos. Mais do que levantar poeira, queremos movimentar a economia das cidades e deixar um legado por onde passa: com a SAS Brasil, nossa ação social; com o Sertões Cultural e com parceiros que ajudam a tornar tudo isso uma realidade”, finaliza.

Serviço 

Como parte da programação local do Rally dos Sertões, às 18h desta quinta (25) começa a funcionar a praça de alimentação no Parque do Povo.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem