CAMPUS:
0800 771 5533
Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Semana de Formação Docente tem o brilho de ouro do Jubileu

Cerimônia da abertura reflete a força da marca Unoeste neste ano que completa 50 anos de sua existência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Débora André Semana de Formação Docente tem o brilho de ouro do Jubileu
Palestra de abertura com Glauson Mendes, sobre gestão da aprendizagem

 

A 3ª Semana de Formação Docente da Unoeste é realizada neste período que antecede o início das aulas do 2º semestre, com ampla programação. A abertura ocorreu na noite de segunda-feira (1º), com público presencial no Teatro César Cava e público remoto em Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, com transmissão ao vivo. Sustentada no propósito da oferta de ensino superior da melhor qualidade, houve unidade de pensamento nos pronunciamentos de gestores institucionais e administrativos, nos vídeos do Jubileu de Ouro, no depoimento de egressa e na reação do seleto público formado por coordenadores e professores.

Foi o momento da Reitoria apresentar publicamente a implantação do Programa de Acolhimento, Permanência e Sucesso do Aluno (Papsa), modelo teórico baseado em serviços para o ensino superior. O programa foi idealizado pelo palestrante Glauson Mendes, líder educador, escritor e curador consultor estratégico, além de especialista em planejamento e gestão em marketing educacional com mais de 35 anos de experiência em diversas instituições de ensino superior, de norte a sul do Brasil. Em sua fala tratou de assuntos de interesse da Unoeste, onde está implantando o Papsa. Também discorreu sobre as cinco ondas do mercado educacional.

Grande estimulador

Ao pontuar cada onda, todas relacionadas à demanda e oferta no ensino superior desde os anos 1800, disse que a atual é da empatia de enxergar o mundo com o olhar do outro e desenvolver a capacidade de escuta qualificada. Algo extremamente essencial para o ensino de qualidade, processo pelo qual o professor é o grande estimulador do aluno. O pronunciamento do diretor geral da Apec/Unoeste, Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, foi realizado com foco nesse sentido de valorização dos profissionais da educação, notadamente os da própria universidade; citando como exemplo de dedicação os professores fundadores da universidade, seus pais Agripino de Oliveira Lima Filho e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima.

A reitora Ana Cristina de Oliveira Lima também enalteceu os professores e coordenadores, para anunciar o Papsa como instrumento de fortalecimento da qualidade de ensino da Unoeste, a 2ª melhor universidade Particular do Estado de São Paulo, em avaliação do Ministério da Educação. O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, contou que a Semana de Formação Pedagógica nasceu junto à coordenadora institucional deste segmento, a professora Darcy Alessi Delfim. Disse que o feedback da 1ª edição deixou o entendimento de que os professores se sentiram rejuvenescidos e fortalecidos para oferecer aos alunos as suas melhores versões a cada semestre que se inicia.

Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a Semana representa o fomento de práticas docentes inovadoras e exitosas, configuradas em função da sua natureza técnica, relacional, social e humanizadora. Em nome dos diretores das faculdades da Unoeste e do Núcleo de Educação a Distância (Nead), o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Dr. Carlos Eduardo Freitas, apresentou a estruturação feita em 2020 do ensino da graduação na Unoeste e a proposta do colegiado de diretores para este semestre letivo, sustentada em dinamizar e fortalecer as práticas pedagógicas acolhedoras, que qualificam os estudantes e os estimulam.

Ano do Jubileu de Ouro 

Além de Carlos Eduardo, os demais diretores das faculdades e do Nead compuseram a mesa de cerimonia: Dr. Murilo de Oliveira Lima Carapeba – Medicina Prudente, Jaú e Guarujá; Dr. Carlos Sérgio Tiritan – Ciências Agrárias; mestre Moacir Del Trejo – Informática; mestre Nancy Okada – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Dra. Maria Helena Pereira – Artes, Ciências, Letras e Educação; mestre Guilherme Crepaldi Camarini – Engenharias e Arquitetura e Urbanismo; e mestre Sonia Sanae Sato – Educação a Distância. Foi feita a citação do diretor dos cursos técnicos, mestre Ricardo Santana.

O pronunciamento em vídeo da egressa Julia Borri, do curso de Pedagogia, deixou o depoimento do quanto a Unoeste representa para a sua vida profissional e pessoal, por ter passado pelas dimensões dos excelentes conteúdos teóricos e práticos, do amistoso relacionamento entre professores e alunos; e da visão humanizada de mundo. O vídeo do Jubileu de Ouro apresentou a trajetória da Unoeste em seus 50 anos, que serão completados em outubro, destacando a sua grande dimensão física, a ampla estrutura, além do ensino, pesquisa e extensão nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.

Ao vivo e remoto, o público esteve atento a tudo o que aconteceu. A manifestação de quem estava no teatro evidenciou a importância da Semana de Formação Pedagógica, à qual deu o brilho de ouro do Jubileu, através dos aplausos calorosos em vários momentos, inclusive no final da solenidade. As manifestações de elogios ocorrem logo em seguida, com os gestores administrativos, coordenadores e professores levando algum tempo para deixar o local. A organização do evento envolveu diretamente a equipe da Coordenadoria Pedagógica, do Departamento de Marketing, da Coordenadoria de Cultura, responsável pelo teatro, e da equipe técnica do Nead, envolvida na transmissão.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem