CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Cocal estreita aproximação em novas parcerias com a Unoeste

Proposta é recebida de braços abertos às ações com o grupo referência no setor sucroenergético e no mercado de energias renováveis


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Cocal estreita aproximação em novas parcerias com a Unoeste
Patrícia, Paula, Tiritan, Beatriz, Érika, José Carlos e Alexandrius (em pé); Nancy, Maria Julia, Francini, Deolinda, Anderson e Creste

Em suas diretrizes para 2023, a gerência de recursos humanos da Cocal estabeleceu o objetivo de organizar e aproximar o grupo de instituições de ensino. Uma das escolhidas foi a Unoeste, com a qual mantém parcerias na área de ciências agrárias. Agora busca novas parcerias, incluindo outras áreas, a serem colocadas em prática a partir do próximo ano. Essa intenção foi exposta presencialmente na manhã desta terça-feira (21) pela gerente de RH, Deolinda Pereira Barbosa, em reunião com professores de cursos, diretores de faculdades e o pró-reitor Dr. José Eduardo Creste que reafirmou, em nome da Reitoria, os braços abertos para ações com o grupo referência no setor sucroenergético e no mercado de energias renováveis.

Com unidades em Paraguaçu Paulista, na região de Marília; e em Narandiba, na região de Presidente Prudente; nas quais emprega 5,2 mil trabalhadores diretos, a Cocal busca o perfil profissional com uma visão mais moderna, envolvida e antenada com tudo o que está acontecendo no mundo. Algo que nem sempre consegue atrair com anúncios de vagas de empregos em suas áreas com diversificação de produtos derivados da cana-de-açúcar: etanol, açúcar, energia e biogás. Então, a intenção é de que esse perfil possa, através de novas parcerias, ser encontrado e moldado no ensino superior. “Antes, as contratações eram por competências técnicas e as demissões pelo comportamental. Agora, olhamos para a essência do capital humano”, disse a gerente de RH durante o atual encontro que foi precedido de recente reunião on-line.

Aproximação bem-vinda 

Acompanhada da coordenadora e do analista de RH, Francini Emiliane Gonçalves de Sousa e Anderson Aparecido da Silva, juntamente com a trainee Maria Julia Lusvardi da Fonseca, Deolinda fez a apresentação institucional da Cocal desde a fundação pelo empresário e político paraguaçuense Carlos Arruda Garms (1939-2010), passando pelos atuais acionistas e pela linha do tempo até chegar aos seus dados atuais, conquistados em 42 anos de história construída com a essência em benção, propósito, princípios, valores e aspiração. A Cocal é certificada pelo Great Place to Work (GPTW), que tem o ser humano no centro do negócio, como uma das melhores empresas para se trabalhar. Em 2023, ocupa o 11º lugar no ranking entre as grandes do interior de São Paulo e o 16º entre as grandes do agronegócio.

O Dr. Creste manifestou admiração à Cocal em todo seu percurso, com o entendimento da existência de vários pontos em comum com a Unoeste, fundada há 51 anos pelo professor e político Agripino de Oliveira Lima (1931-2018) e Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima (1930-2022). Atualmente com 12 mil alunos e que já formou mais de 120 mil profissionais que atuam nas diferentes regiões brasileiras e pelo mundo afora.  Citou que recentemente passou por dois recredenciamentos: o institucional e o da educação a distância. Em ambos obteve a nota máxima que é 5. “Nosso lema é o conhecimento te transforma. Essa aproximação, ainda maior, da Cocal com a Unoeste é bem-vinda e oportuna, pelo histórico de vocês e pela necessidade de aproximar os nossos alunos do mercado”, disse o pró-reitor. 

Plano de ações para 2024 

Nos últimos 5 anos, a Unoeste expandiu para Jaú e Guarujá, além dos polos de educação a distância em todos Brasil, no Japão e Estados Unidos. Os campi são dotados de modernos laboratórios e novas tecnologias, com o ensino trabalhado em ambientes inovadores como no caso da Business School Unoeste (BSU). A universidade abriga a Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), em parceria com outras instituições; e possui a Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi), com a qual a Cocal possui investimentos em pesquisas, além de ações pontuais com a Faculdade de Ciências Agrárias, cujo diretor Dr. Carlos Sérgio Tiritan articulou as reuniões on-line e presencial para novas parcerias.   

O leque se abriu para a Faculdade de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, pela qual Tiritan responde interinamente; e Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, que tem a direção da professora mestre Nancy Okada. Também participaram da reunião de hoje os professores Dra. Érika Mayumi Kato Cruz, da BSU; Paula Renata Monteiro Bigoloti, do curso de Engenharia da Produção; José Carlos do Nascimento, das engenharias Elétrica, Mecânica e Mecatrônica; Dra. Patrícia Alexandra Antunes, coordenadora da Engenharia Química; e Dr. Alexandrius de Moraes Barbosa. Vários pontos de vista foram expostos para pensar e em breve elaborar o plano de ações para 2024, com a Unoeste procurando atender as demandas da Cocal através de ações de extensão e pesquisa junto aos cursos de graduação e pós-graduação.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem