CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Medicina faz ação preventiva no Dia Internacional da Mulher

Iniciativa da Liga de Saúde da Família oferta serviços gratuitos na praça central de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Medicina faz ação preventiva no Dia Internacional da Mulher
Thais Raquel, moradora do Brasil Novo: aferição da pressão arterial

 

Pelo menos duas centenas de pessoas foram beneficiadas durante cerca de duas horas dos serviços prestados e das orientações oferecidas pela “Ação em Saúde – a mulher é o seu corpo”. Ação extensiva da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste) realizada na manhã desta quarta-feira (8), por iniciativa da Liga de Saúde da Família, em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

O evento ocorreu na praça 9 de Julho, ao lado do Calçadão da Maffei. Os atendimentos foram prestados por mais de 30 estudantes, orientados e acompanhados por professoras. Foram beneficiados mulheres e homens que se programaram para receberem os serviços ou que estavam de passagem pelo centro da cidade. A moradora da vila Iti, na zona leste, Aurora Reis foi por estar informada sobre a ação.

Thais Raquel da Silva Reis, moradora do bairro Brasil Novo, na zona norte, estava de passagem pelo centro e aproveitou a oportunidade. Ambas receberam os serviços e orientações, elogiando o atendimento e a iniciativa. “Vim na ação e aproveitei para fazer comprinhas de alguns produtos de casa. Foi tudo muito bom, rápido e tranquilo”, disse Aurora. “Foi excelente”, afirmou Raquel.

Na ação foram ofertados gratuitamente aferição de pressão arterial, medição de glicemia capitar (diabetes), informações sobre exames preventivos e orientação sobre saúde sexual e reprodutiva. A presidente e o vice-presidente da Liga de Saúde da Família, Letícia Ferrozi Sacchetin e Áquila Oliveira Machado, contaram que foi mais de uma semana de preparação e que os estudantes responderam bem ao apelo.

Foto: Homéro Ferreira Aurora Reis, moradora da vila Iti: medição da glicemia capilar (diabetes)
Aurora Reis, moradora da vila Iti: medição da glicemia capilar (diabetes)

Saúde integral da mulher

Além dos 15 estudantes vinculados à Liga, houve a adesão de 18 estudantes do Programa de Aproximação Progressiva à Prática (Papp).  Eles contaram com o acompanhamento das professoras Alba Lucena Fernandes Gandia, Luciana Calvo, Regiane Soares Santana e Larissa Gretter Machado Pereira. Alba representa a Unoeste na Rede Mulher Prudente, organização que envolve vários segmentos e alguns deles realizaram outras ações no mesmo horário e local.

Conforme a representante da universidade, a ação do curso de Medicina não foi isolada, pois fez parte da permanente atuação da Rede na saúde integral da mulher, o que também envolve o combate à violência doméstica, em um período de aumento do feminicídio em Prudente e região, além do aumento dos problemas de saúde, como os casos de câncer de útero e câncer de mama; agravados pela demora no atendimento, o que acaba culminando com o crescimento das internações e de óbitos. 

Dentre representantes de outros segmentos, estiveram com as professoras e estudantes da Unoeste a presidente da Comissão de Violência Doméstica da 29ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Presidente Prudente, Aline Escarelli; e a defensora pública Giovanna Devito dos Santos Rota. A “Ação em Saúde – a mulher é o seu corpo” ocorreu das 9h às 11h, com a logística proporcionada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem