CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem importante participação em conferência de saúde

Professores e alunos contribuíram nas diretrizes trabalhadas em Prudente e que serão levadas agora a etapa estadual que será realizada em maio, em São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Secom/Prefeitura Presidente Prudente Unoeste tem importante participação em conferência de saúde
O Pró-reitor Acadêmico José Eduardo Creste durante seu momento de fala na 9ª Conferência Municipal de Saúde de Prudente

Como instituição de ensino superior que preza pela responsabilidade social e pela excelência na formação acadêmica de seus profissionais, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) teve participação fundamental na 9ª Conferência Municipal de Saúde de Presidente Prudente, realizada no dia 28 de fevereiro. Professores e alunos dos cursos da área da saúde estiveram envolvidos na condução dos trabalhos que nortearam cada um dos quatro eixos temáticos, contribuindo na elaboração de propostas e diretrizes a serem apresentadas agora na 9ª Conferência Estadual de Saúde de São Paulo. Essa etapa estadual ocorre de 29 a 31 de maio na capital.

Neste ano, o tema central das conferências que ocorrem, pela ordem, em âmbitos municipal, estadual e nacional é o seguinte: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser um novo dia”. Além dos professores e alunos da universidade, o pró-reitor Acadêmico José Eduardo Creste participou do evento, compondo a mesa de abertura que tinha ainda outras autoridades, sendo elas o prefeito de Prudente Ed Thomas, o secretário municipal de Saúde Breno Erbella Casari, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Valdinei Wanderley da Silva, a vereadora Joana D’arc (representando a Câmara Municipal), a diretora da Regional de Saúde da 11ª Região (DRS-11) Marlene Damasceno e o promotor de Justiça de Presidente Bernardes, Gustavo Silva Tamaoki.

Durante o evento, Dr. Creste enfatizou a importância dos atendimentos prestados à população na área da saúde, e por meio dos quais a Unoeste, quando solicitada em parceiras ou mesmo em programas de estágios, trabalha para oferecer o melhor. "A responsabilidade social é uma das fortes marcas da Unoeste, ao longo de seus 50 anos. Sua atuação vai muito além dos atendimentos e prestações de serviços, participando direta e indiretamente nas estratégias de melhorias da qualidade da saúde pública, o que traz inúmeros benefícios aos nossos alunos, mas principalmente à população. Acreditamos que temos esse papel transformador na vida das pessoas".

No dia da conferência, quatro eixos temáticos foram trabalhados em Prudente. O eixo 1 trouxe como tema central “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, sugerindo uma reflexão sobre o que a sociedade e o governo precisam para alcançar a qualidade de vida da população. Já o eixo 2 trouxe a discussão “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, propondo uma análise da participação social como mecanismo de fortalecimento de cidadania e como essa participação pode contribuir para aproximar a sociedade do Estado.

O eixo 3, que quis provocar um debate sobre a defesa de um SUS com equidade no acesso às ações e serviços de saúde, trouxe o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. E por fim, o eixo 4 tinha o tema “Amanhã será outro dia para todos, todas e todes”, dando a oportunidade para debater a gestão do trabalho como eixo organizacional no processo de modernização do SUS e as contribuições que a produção de conhecimentos técnicos e científicos, ajustada às necessidades e consequências socioeconômicas e culturais, podem trazer para a gestão das políticas públicas do país.

Representação importante

O presidente do CMS elogiou a participação efetiva da Unoeste nos trabalhos articulados dentro da conferência municipal que é realizada a cada quatro anos. “Eu estou no conselho desde 2006, e desde então o Conselho Municipal de Saúde tem como parceiro a Unoeste. Por que? Você nota que os professores da Unoeste são engajados, eles levam o saber pra nós conselheiros municipais, como aprendem também por se tratar de uma outra realidade. Isso é muito enriquecedor pra todos. Nessa conferência de 2023 foi um marco porque todos professores da Unoeste ajudaram os conferencistas de modo que as propostas apresentadas sejam aplicadas na área da saúde nos três âmbitos. Convidamos todas as universidades para participarem da conferência e do CMS, mas não temos respaldo como a Unoeste que abre suas portas e ainda envia conselheiros”, disse Valdinei, em tom de agradecimento.

A coordenadora do curso de Odontologia da Unoeste, Claudia de Oliveira Lima Coelho, que hoje integra a mesa diretora do conselho, reforçou o papel da universidade como instituição formadora de profissionais da saúde em eventos nesse modelo de participação popular, em que a sociedade está representada. “A Unoeste é parte dessa representação. Temos que estar presentes e contribuir nessa chamada de sugestões para melhoria da saúde. Foi bastante pertinente e muito importante a participação dos nossos docentes e alunos nessa conferência”, destacou, evidenciando a participação de todos os professores como mediadores e relatores dos eixos.

Foto: Cedida Professores e alunos dos cursos da Unoeste estiveram envolvidos em cada um dos quatro eixos temáticos
Professores e alunos dos cursos da Unoeste estiveram envolvidos em cada um dos quatro eixos temáticos

A partir do que foi discutido e elaborado na conferência municipal, serão agora indicados os representantes e as diretrizes para a etapa macro regional da 9ª Conferência Estadual, em São Paulo. “Cada eixo gerou duas propostas que irão agora para a conferência estadual. Lá, eles [conferencistas] discutirão essas propostas e depois selecionarão as que vão para a conferência nacional. E aí então o Ministério da Saúde terá que trabalhar nessas propostas e sugestões. É a sociedade representada que está ajudando a melhorar um serviço de saúde. Isso é bem bacana e interessante principalmente na formação dos nossos alunos, até para ficarem cientes de como se dão essas propostas e a importância da participação da universidade na conferência”, completou ela.

Políticas Públicas de Saúde

A conferência de saúde em âmbito municipal tem um importante papel na construção das Políticas Públicas de Saúde por se tratar de um espaço democrático que conta com a participação de diferentes representantes da sociedade civil e do governo municipal. A finalidade é avaliar, planejar e definir as ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços de saúde pública. Daí a importância da participação popular. É nesse espaço democrático que a população pode expressar suas demandas e pleitear ações e serviços de saúde que atendem as suas necessidades. Isso reflete no desenvolvimento de políticas mais eficazes, sendo expressas em objetivos de médio e longo prazos para desenvolvimento da saúde pública municipal, estadual e nacional. E quando bem debatidas e sistematizadas, as propostas normalmente são incorporadas no Plano de Saúde.

A professora do curso de Odontologia da Unoeste, Rosana Leal do Prado, que também é membro do Conselho Municipal de Saúde, lembrou que a participação popular é um preceito constitucional que favorece o atendimento das reais necessidades em saúde. E que aos corpos docente e discente, esse tipo de reunião proporciona mais que conhecimento: também a formação cidadã e a compreensão de que existem instâncias formais para que cada cidadão exerça seus processos de cidadania. “Certamente os estudantes que tiveram a oportunidade de participar dessa conferência têm um vislumbre um pouco diferente do que é uma mobilização um pouco mais organizada, garantias de diálogo com a sociedade. E nesse ponto para a universidade é um espaço muito rico, porque ao mesmo tempo em que consegue modificar a situação enquanto prestadora de serviço para o município de Prudente, na formação discente ela também garante ao aluno a possibilidade de mudar a sociedade”, finalizou.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem