CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Workshop do Educa Pontal trabalha comportamento adaptativo

Atividade envolve professores de escolas da Diretoria de Ensino de Mirante na perspectiva da inclusão escolar


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Workshop do Educa Pontal trabalha comportamento adaptativo
Dra. Danielle, da Unoeste, e a professora Solange, da Diretoria de Ensino

Com conteúdo sobre a avaliação das habilidades do comportamento adaptativo, a primeira atividade de 2023 do Programa Educação Pontal ocorreu na manhã desta sexta-feira (14) junto à Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. Em workshop realizado na sede do Rotary Clube, a temática foi abordada pela professora pesquisadora Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, com a participação de professores em processo de educação continuada. 

O encontro foi aberto pela coordenadora da equipe curricular do Núcleo Pedagógico, professora Viviane Evangelista Neves Santos, juntamente com a professora especialista em currículo da educação especial Solange Marques Rodrigues. O encerramento foi feito pelo dirigente de Ensino, professor Enio Magro. O Educa Pontal resulta de parceria da Diretoria de Ensino com a Pró-reitoria de Extensão a Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, desde 2019.

Palestra e prática

Conforme a Dra. Danielle, na abordagem feita durante o workshop foram desenvolvidos os conceitos de aprendizagem e dos domínios envolvidos nas habilidades de comportamento adaptativo (domínio conceitual, domínio social e domínio prático). Também foi realizada atividade prática com casos reais, para que os participantes pensassem em proposta pedagógica. Foi mais um encontro bastante proveitoso e o próximo já tem data agendada: 12 de maio, às 9h.

Foto: Cedida Todos os participantes do workshop realizado em Mirante
Todos os participantes do workshop realizado em Mirante

Na oportunidade será trabalhada flexibilização e adaptação curricular, novamente pela Dra. Danielle, vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoeste, pelo qual são ofertados mestrado e doutorado, e coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD. São cursos diretamente envolvidos com o Educa Pontal, pelo qual são desenvolvidas ações para professores da educação básica.

Escola para Todos

Por parte da Unoeste são envolvidos o pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi, a coordenadora de ações extensiva gerais professora Cidinha Martines, o auxiliar administrativo Vinicius Santana dos Santos; e especificamente no workshop Educação Pontal, conforme o cadastro na Proext, as alunas Jucimara Pagnozi Voltareli, do doutorado, e Nathália Gomes Miao, da Pedagogia EAD.

Uma das frentes de desenvolvimento do Educa Pontal tem sido a formação docente mediante a temática da educação especial e inclusiva; em uma perspectiva da inclusão escolar, na busca de estruturar políticas e práticas pautadas na consolidação de uma escola para todos, em que todos os estudantes, independente de suas características, constroem o conhecimento segundo suas capacidades e desenvolvem as habilidades de cidadania e emancipação social.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem