CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Workshops ensinam técnicas a entusiastas da cozinha

Cursos rápidos com certificação vão ensinar jantar harmonizado, lanches brasileiros, risotos clássicos e hambúrguer artesanal nos espaços da Gastronomia da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Júlia Aglio Workshops ensinam técnicas a entusiastas da cozinha
Em 2023, diversos workshops de clássicos foram realizados pela Gastronomia, entre eles o de pizza com o Chef Carlos Mancuzo

Para quem gosta de cozinhar, quer amplificar a criatividade gastronômica e aperfeiçoar conhecimentos e técnicas, a Unoeste oferece a amadores e profissionais um prato cheio por meio do curso de Gastronomia que há uma década vem refinando e tornando mais atrativo o mercado gastronômico de Prudente e região com a inserção de mão de obra especializada. É que além da faculdade propriamente dita, a universidade também oferece workshops e minicursos da Gastronomia para a população em geral. 

Inclusive para os próximos meses alguns já foram definidos e devem movimentar os laboratórios do curso aos sábados. São eles: jantar harmonizado, lanches brasileiros, risotos clássicos e hambúrguer artesanal. Se você ficou curioso e com água na boca não perca tempo. Clique aqui e se inscreva já.

Os workshops terão muita prática e serão realizados de abril a junho no térreo 2 do Bloco B3 do campus 2 da Unoeste (espaços do curso de Gastronomia), cada um numa data específica. As aulas serão nas dependências do curso que possui uma das melhores estruturas de gastronomia do Brasil. Entre os locais que serão usados estão o Salão de Vidro, Laboratório de Aula Show e Laboratório de Cozinha Quente. 

De acordo com a coordenadora do curso, a Chef Mari Sato, a ideia dos workshops é ofertar conhecimentos novos para a população, divulgar o curso de graduação e possibilitar à comunidade externa conhecer os laboratórios e chefs que lecionam na Unoeste. “Queremos juntar entusiastas da gastronomia para confraternizar e possibilitar que amigos e familiares possam aproveitar um tempo divertido e de qualidade, juntos”, contou.

Ainda segundo a Chef Sato, essa agenda é uma extensão daqueles workshops que já começaram a ser ofertados em 2023. “Nós ofertamos uma infinidade de cursos, desde os mais clássicos como risoto e massas frescas, campeões de pedidos, aos de shushi, macarrons, pães, pizza. Ano passado tivemos uma grande alegria com os resultados. O público era bem variado, tínhamos alunos que queriam se aperfeiçoar para melhorar na profissão e entusiastas que adoram cozinhar em casa. Todos aproveitaram muito e saíram satisfeitos com os ensinamentos”, destacou. 

Já os que serão oferecidos neste semestre foram selecionados atendendo aos pedidos que chegam nas redes sociais e de acordo com análise acerca das novidades do mercado gastronômico que estão por vir.

Workshops oferecidos

O primeiro workshop é o de jantares harmonizados com vinhos, que será realizado dia 13 de abril, das 19h às 22h, no Salão de Vidro. Nele, os participantes vão poder explorar sabores únicos e combinações sofisticadas. Os trabalhos serão conduzidos pelas Chefs Mariane Sato e Francesca Sanci. Juntas, elas devem compartilhar dicas valiosas sobre a seleção de vinhos, técnicas de degustação e a arte de harmonizar cada prato com a escolha perfeita de vinho. 

Pela programação, os participantes vão aprender harmonização com entradas, a exemplo de uma refinada salada de folhas escuras com burrata e vinagrete de framboesa; pratos principais como gnocchi trufado e o clássico bouef bourguignon; acompanhamentos como purê de batata; sobremesas irresistíveis como frutas assadas com crumble de cumaru e sorvete marmorizado; além de diversas harmonizações para transformar as refeições em grandes celebrações gastronômicas.

Foto: Erika Foglia Laboratório de Aula Show também é utilizado durante os workshops; na foto, o que ensinou técnicas profissionais para fazer um bom sushi e sashimi
Laboratório de Aula Show também é utilizado durante os workshops; na foto, o que ensinou técnicas profissionais para fazer um bom sushi e sashimi

Já no dia 27 de abril, das 10h às 14h, no Laboratório de Aula Show, será ministrado pelo Chef Márcio Cardim o workshop de lanches brasileiros. O Chef compartilhará dicas diferenciadas para que, gosta de preparar lanches em casa. Ele deve ensinar as técnicas e combinações para preparar um bom Beirute; vai ensinar também o clássico brasileiro Buraco Quente; o Cachorro Quente Nordestino; o Sanduíche de Pernil; o Sanduíche de Pão de Queijo com Linguiça; além de molhos verdes.

O workshop de risotos clássicos está confirmado para o dia 11 de maio, das 10h às 14h, no Laboratório de Cozinha Quente. Ele será ministrado pelo renomado Chef Ulisses Dias, que deve compartilhar dicas preciosas aos interessados em elevar o patamar dos risotos com muita sofisticação e sabores. O workshop vai ensinar a preparar Risoto de Funghi com Filé Mignon; Risoto de Frutos do Mar; e Risoto de Limão Siciliano.

Por fim, o preparo de excelentes hambúrgueres artesanais será ensinado no dia 8 de junho, das 10h às 14h, também no Laboratório de Aula Show. Quem promete levar os participantes a uma imersão total no universo desse ícone culinário é o renomado Chef Claudio Xavier que vai desvendar segredos, técnicas inovadoras e receitas irresistíveis. Quem participar vai aprender a preparar a melhor carne para um hambúrguer artesanal de qualidade; técnicas de modelagem e tempero que elevam o sabor a outro patamar; o segredo por trás do hambúrguer smash; e as combinações criativas de ingredientes para recheios irresistíveis.

Investimento que vale a pena

Além do conhecimento, quem se inscrever nos workshops receberá material didático completo com as receitas exclusivas e certificado de participação. Poderá ainda degustar os pratos preparados durante o evento e interagir com outros entusiastas da culinária. 

A Chef Sato termina dizendo que a experiência de quem participa é irresistível no que diz respeito a tantos aprendizados. “Uma coisa é certa, muito conhecimento técnico! Nós sempre ensinamos as técnicas da cozinha profissional e passamos dicas de como usar os ingredientes, melhorar as harmonizações, servir, modificar receitas e claro sempre com muita interatividade e leveza. Além disso, em todos workshops práticos os ingredientes equipamentos e utensílios são oferecidos pela universidade. Usamos os melhores ingredientes e a mesma estrutura do curso de graduação em gastronomia que é reconhecido pela sua qualidade e excelência”. Não fique de fora então, clique aqui e garanta já a sua vaga.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem