CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Pacientes com dificuldades na visão passam por novos exames

Atendimentos no Ambulatório Dona Ana foram oferecidos pela Liga de Oftalmologia da Medicina que convocou moradores de Presidente Bernardes atendidos no primeiro Unoeste Transforma do ano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Pacientes com dificuldades na visão passam por novos exames
A publicitária Vanezza Guimarães se mostrou satisfeita com os atendimentos da Unoeste: “Logo poderei voltar a ler meus livros”

A prova de que os serviços prestados no Programa Unoeste Transforma são efetivos e permanentes pôde ser comprovada na manhã do último sábado (06), no Ambulatório Médico Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima. É que quem foi submetido ao teste de acuidade visual no dia 9 de março, durante a primeira edição do ano do programa, realizada em Presidente Bernardes, foi convidado a fazer novos exames de visão. Esse convite foi feito pela Liga de Oftalmologia, do curso de Medicina da Unoeste, àquelas pessoas que nos primeiros atendimentos apresentaram mais dificuldades em enxergar bem nos primeiros exames. Esse cuidado demonstra a preocupação da Unoeste em oferecer a continuidade nos atendimentos detectados e considerados mais graves.

Lembrando que além dos testes de acuidade visual, o Unoeste Transforma levou vários outros serviços sociais e de saúde aos moradores de Presidente Bernardes no mês passado, totalizado mais de mil atendimentos e mobilizando 120 alunos da Unoeste, de diversos cursos, sob a supervisão de 15 professores. As atividades ocorreram no Centro de Saúde e na Escola Sylas Gedeão Coutinho, com suporte e envolvimento de vários setores da administração municipal.

O presidente da Liga de Oftalmologia da Faculdade de Medicina, o estudante de Medicina Danilo Bernal Furuhashi, explicou que foram convocados para serem submetidos aos exames mais precisos somente aquelas pessoas que participaram do Unoeste Transforma e o teste de Snellen, que avalia acuidade visual de uma pessoa, revelou pessoas com dificuldades em enxergar longe, na triagem. 

“Essas pessoas apresentaram resultados abaixo dos esperados no teste de Snellen. A gente acaba então separando as fichas delas, selecionando-as para passarem pelo ambulatório e realizarem alguns exames a mais em consultas com o doutor. O doutor então avalia e prescreve se ele precisará ser encaminhado para cirurgia, ou se vai precisar de receita de óculos. Nesse último não teve prescrição de óculos, não foi necessário. Nós fizemos o atendimento de nove pacientes e aí o que tivemos foram encaminhamentos para o HR, para cirurgia de catarata. Lá eles recebem todo o acompanhamento até a realização da cirurgia”, explicou Danilo.

Atendimento aprovado

A publicitária Vanezza Cristina de Freitas Guimarães, de 48 anos, morava em Santos e há quatro anos se mudou para Presidente Bernardes. Quando soube do Programa Unoeste Transforma no município não perdeu tempo e aproveitou os atendimentos oferecidos. Mas foi no de acuidade visual que recebeu cuidados contínuos que ela jamais imaginou receber. “Quando se fala de mutirão vem à mente um atendimento impessoal, mas não foi o que aconteceu. Fui surpreendida quando deram continuidade ao meu atendimento. Além disso toda a equipe foi incrível comigo. Eu achava que era para fazer um exame para ver o grau, mas fizeram exame para glaucoma, catarata, fiquei bem tranquila porque tenho um histórico de cegueira na família”, comentou satisfeita com os atendimentos do último sábado.

Ela ainda revelou que o médico oftalmologista constatou a necessidade de aumentar o grau para perto, receitando-a. “Já mandei fazer [os óculos] e estou aguardando ficar pronto. Estou muito feliz com a Unoeste que proporcionou uma grande ajuda. Logo poderei voltar a ler meus livros”, comemorava ela.

Foto: Ector Gervasoni Moradora de Marabá Paulista, Dona Dalva passou por novos exames e em breve será submetida a cirurgia de catarata para voltar a enxergar melhor
Moradora de Marabá Paulista, Dona Dalva passou por novos exames e em breve será submetida a cirurgia de catarata para voltar a enxergar melhor

Moradora da zona rural de Marabá Paulista, a aposentada Dalva Maria Colman da Silva, de 67 anos, também foi atendida pelo programa em Bernardes, e devido à gravidade do caso foi chamada para realizar novos exames no último fim de semana. Veio para Prudente por medo de não cuidar da saúde dos olhos e não poder mais enxergar. É que a visão direita já está comprometida pela catarata, e tinha a preocupação do mesmo ocorrer na visão esquerda. 

“Eu moro no sítio e parei até de fazer tricô, fazer meus tapetes, porque tinha medo de forçar muito esse único olho que enxergo e acabar acontecendo alguma coisa mais grave. Mas graças a Deus parece que tudo vai melhorar. O médico disse no sábado que terei que fazer mais alguns exames para marcar minha cirurgia da catarata. Disse também que tenho a chance de voltar a enxergar pelo menos 50% da visão que não enxergo mais. Sai de lá muito satisfeita, feliz e ansiosa. Quero logo fazer essa cirurgia e ter minha qualidade de vida melhorada”, contou entusiasmada e esperançosa.

Já a pequena Maria Eduarda Bispo Soares, de 11 anos, esteve participando da ação acompanhada da mãe Marilza Bispo da Silva, 38 anos, que também saiu do ambulatório satisfeita em ver a atenção dada pelos médicos e estudantes de Medicina à filha. “Eu gostei porque geralmente uma consulta demora muito pra gente, né? Então, conforme teve um mutirão aqui em Presidente Bernardes, eles chamaram a gente aí [em Prudente] pra estar fazendo novos exames, porque aí tem os aparelhos tudo certinho. Eu gostei por causa disso, né? Porque tinha os aparelhos. Aí, graças a Deus, a minha filha só tem pouquinha coisa na visão, nada que ela precise usar óculos, mas a gente já fica aliviado porque já sabe que não tem problema nenhum na visão dela. Então, é uma coisa que a gente já fica bem porque já passou pelo médico e fez tudo que tinha que ser feito.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem