CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

108 anos: Prudente acolhe estudantes e professores

Alunos e profissionais de várias partes do país escolheram a capital do oeste paulista para se aperfeiçoar e produzir conhecimento científico; cidade celebra aniversário este domingo (14)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marketing Unoeste 108 anos: Prudente acolhe estudantes e professores
Cidade é considerada a capital do oeste paulista e é conhecida como polo educacional

Capital do oeste paulista, polo regional de serviços e de atendimentos de saúde, a cidade do “molho verde”, mas também um polo educacional, responsável por formar profissionais, desenvolver pesquisas de relevância internacional e abrigar a melhor universidade particular do Estado de São Paulo, a Unoeste

Presidente Prudente completa 108 anos neste domingo (14) e atrai pessoas de todo o país em busca de conhecimento. 

Oportunidades que atraem moradores de outros Estados 

De Anaurilândia, Mato Grosso do Sul, Jaqueline Angelotti Hafemann viu na cidade a oportunidade de se formar não apenas uma vez, mas sim duas. Ela se formou em Engenharia Agronômica pela Unoeste e agora, faz o curso de Medicina Veterinária. Para ela, a cidade sabe acolher os alunos, dando condições para que eles vivam intensamente essa fase da vida acadêmica. 

“Aqui encontramos várias oportunidades de estágio, além de um ambiente que favorece o networking com profissionais e empresas de diferentes áreas. Gosto também da diversidade do comércio, que atende bem às necessidades do dia a dia, e da tranquilidade típica de cidade do interior”, aponta. 

Quem também veio de longe foi o professor doutor Edson Ramos de Andrade, que atua no curso de graduação em Engenharia Química e na pós-graduação (mestrado e doutorado) no Programa de Pós-graduação e Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional. Ele é natural do Rio de Janeiro, mas estava vivendo em Itajubá, em Minas Gerais. Escolheu Prudente para viver este ano. 

“Estou vivendo aqui desde janeiro e vim pela oportunidade como professor na pós-graduação. Prudente, além de organizada, limpa e muito gentil, oferece uma sensação de segurança que um carioca chega a estranhar -  mas de forma positiva. Comparada a uma cidade com cerca de 110 mil habitantes [Itajubá], Prudente oferece muitas vantagens, mas sem perder os benefícios de uma cidade do interior”, conta. 

Especializado em resiliência urbana e impactos ambientais de eventos nucleares ou radiológicos, ele vê que a cidade pode se desenvolver ainda mais em pesquisas científicas. “Uma possibilidade é encorpar [o programa de pesquisa], buscando abrir novas frentes em algumas áreas que podem ser consideradas novidades na região. Em qualquer atividade humana é natural que haja resistência ao novo e no caso do ambiente científico de alto nível, tal resistência se dissolve também com naturalidade”, comenta. 

Foto: Cedida Ana Laura Chiba faz Medicina e escolheu a cidade pela qualidade do curso oferecido pela Unoeste e pela proximidade da cidade natal, Tupi Paulista
Ana Laura Chiba faz Medicina e escolheu a cidade pela qualidade do curso oferecido pela Unoeste e pela proximidade da cidade natal, Tupi Paulista

Polo regional

A maior cidade do oeste paulista também se torna um lar para moradores da região que a escolhem para realizar o objetivo de se graduarem. Luana Ribeiro Frucri, do 8º termo de Medicina Veterinária, vivia em Dracena, mas escolheu Prudente para estudar. Os hábitos podem ser parecidos nas duas cidades, mas ainda assim, é possível notar muitas diferenças e qualidades. 

“Dracena é uma cidade bem menor se comparada a Presidente Prudente. Aqui há muito mais opções de lazer e serviços, como shopping, cinema e diversos lugares diferentes para conhecer. Além disso, tem o Parque do Povo, que é um espaço incrível para fazer um piquenique com os amigos e até tomar uma água de coco, algo que não encontro na minha cidade”, afirma Luana. 

Dentro da região mais segura de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a cidade preserva essa qualidade do interior.  “Gosto muito da tranquilidade. Apesar de ser maior que Dracena, Presidente Prudente consegue unir o movimento de uma cidade grande com a qualidade de vida de uma cidade boa para morar”, comenta a estudante, que escolheu a cidade e a Unoeste depois de conhecer a estrutura oferecida pelo curso e pela proximidade com a família. 

De Tupi Paulista (SP), Ana Laura Chiba também escolheu Presidente Prudente por vários fatores: comércio diferenciado, polo religioso, variedade de serviços e, claro, a excelência do curso de Medicina que escolheu para viver. 

“Eu decidi estudar na Unoeste por ser uma excelente faculdade e por estar em uma cidade perto de casa. Eu tenho a praticidade de estar em Tupi Paulista aos fins de semana para visitar minha família, ou a minha família vir para cá também”, diz. 

Ela destaca os benefícios de viver aqui. “Tem vários lugares diferentes, como restaurantes, barzinhos, variedades de academias e o Parque do Povo também, que é um ótimo lugar para praticar atividades físicas ao ar livre e entrar em contato com a natureza no meio urbano. Aqui existe uma grande variedade de coisas e lugares para visitar e conhecer”, comenta. 

História de Presidente Prudente

Presidente Prudente teve sua fundação em 1917, quando o Coronel Francisco de Paula Goulart, herdou terras e as loteou para o cultivo do café, originando a Vila Goulart. 

Segundo dados da página do IBGE sobre Presidente Prudente, a chegada da Estrada de Ferro Sorocabana foi decisiva para o desenvolvimento urbano, com a demarcação da Avenida Washington Luiz e a criação de áreas de abastecimento. Em seguida, o Coronel José Soares Marcondes e sua companhia de colonização fundaram a Vila Marcondes, também estruturada para receber novos habitantes. 

As duas vilas se uniram e depois de nomes provisórios, a área recebeu o nome definitivo de Presidente Prudente, em homenagem a Prudente de Morais, primeiro presidente civil do Brasil.

Ao longo dos 108 anos, a Unoeste está presente em quase 53 deles, oferecendo ensino superior de excelência na região e levando o nome e a tradição educacional da cidade para Jaú e Guarujá, que tem campi instalados. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem