CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste Transforma realiza 1,2 mil atendimentos em Rinópolis

Realização envolve parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal na prestação de serviços para a comunidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Homéro Ferreira Unoeste Transforma realiza 1,2 mil atendimentos em Rinópolis
Serviço na área de saúde: teste de glicemia

Prevenção à saúde e outros serviços do Programa Unoeste Transforma na cidade de Rinópolis resultaram em mais de 1,2 mil atendimentos prestados por 90 estudantes, acompanhados e orientados por 13 professores; durante a manhã do último sábado (13) na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Walther Verzola. Durante a abertura, realizada em trecho interditado de uma das pistas da avenida com o mesmo nome da cidade e onde fica a escola, a vice-prefeita Nanci Yamamoto conduziu o cerimonial, em nome do prefeito José Ferreira de Oliveira Neto.

As primeiras palavras da vice-prefeita foram de agradecimento à Unoeste, na pessoa do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Dr. Adilson Eduardo Eduardo Guelfi, para dizer do poder transformador da educação e citar os projetos sociais da cidade e as ações da administração municipal nesse setor, bem como na educação e saúde, provendo bem-estar e qualidade de vida aos moradores do município de 9,2 mil habitantes (IBGE, 2022). O pró-reitor agradeceu a recepção calorosa e destacou a responsabilidade social da universidade.

Elogios e homenagem 

Dr. Adilson comentou que na graduação e pós-graduação existem cursos em todas as áreas do conhecimento, todos comprometidos com ensino de qualidade, o que é reconhecido como nota máxima 5 em avaliação do Ministério da Educação. Citou que em mais 51 anos, são mais de 120 mil alunos formados pela Unoeste. Destacou a pesquisa e a extensão, bem como a condição da universidade ser tecnológica e empreendedora. Elogiou a administração municipal e a gestão escolar pelo zelo com a escola que sediou o Unoeste Transforma.

O presidente da Câmara Junior Scaliante agradeceu a Unoeste por abraçar Rinópolis e contou que o caminho para essa relação nasceu através da Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos que no ano passado proferiu palestra na Semana do Autismo. Por ser nascida e criada em Rinópolis, de onde saiu para fazer o ensino superior e construir brilhante carreira como professora e pesquisadora na Unoeste, a Dra. Danielle recebeu um quadro de homenagem da Câmara, por dignificar o nome da cidade. A entrega foi feita por Junior e também pelo vereador Rafael Piccolo.

Notável impacto 

Participaram do cerimonial, pela prefeitura a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Marjorie Domenich Barradas; a secretária de Saúde, Jocilandra  Yamassaki; e a diretora da escola Lessane Rino Delmônaco que recebeu um quadro de arte reciclagem produzido em monitor de computador, entregue pelo artista plástico Josué Pantaleão, responsável pelo programa Unoeste + Cultura e que atua na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), junto a equipe coordenada pela professora Cidinha Martines que organizou o evento, com a assessoria de Richard Nazaré, junto com a equipe da prefeitura e os dois vereadores.

Rinópolis pertence à 11ª Região Administrativa do Estado de São Paulo, com sede em Marília, a mais de 100 km e onde os moradores buscam serviços de saúde, inclusive a pública através do Departamento Regional de Saúde (DRS-9). Outros serviços são buscados em Araçatuba, que está mais próxima: 72 km. Presidente Prudente está a 94 km e tem notável impacto sobre Rinópolis através da Unoeste, onde o prefeito Neto se formou farmacêutico e bioquímico; e tantos outros obtiveram a formação de nível superior.

Foto: Homéro Ferreira Realização de aferição de pressão arterial
Realização de aferição de pressão arterial

Laços de afetividade

O Grupo de Capoeira Águia, que promove esporte social em Rinópolis e se apresentou no Unoeste Transforma, tem vínculo afetivo com a Unoeste. O mestre Vagner Sequinho foi formado pelo mestre Roberto que foi formado pelo mestre Carlão que foi vinculado a um grupo da universidade junto ao mestre Pradella. O grupo é de Marília e realiza o projeto social Semeando Capoeira em Tupã e Rinópolis. Outros projetos que estiveram no Unoeste Transforma foram a Associação Natividade (cultura), Pata Animal (causa animal), Associação Pádel (esportes) e Associação Recanto da Esperança (ARE- deficientes).

O Unoeste Transforma ofereceu vários serviços, com o atendimento ao público e salas de aula e no ginásio de esporte da escola. Dentre os que buscaram os serviços esteve a professora aposentada Jovercina Aranha Sobrinho Ladeia, de rico histórico em escolas rural e urbana, que mora em Rinópolis há mais de 70 anos, onde chegou da Bahia com um ano de idade. Demonstrou encantamento com o Unoeste Transforma e contou ser a primeira atividade deste gênero na cidade de 78 anos. Classificou os serviços como ótimos e contou que aferiu a pressão, que estava 12 x 8.

Avaliação dos serviços 

A diretora Lessane avaliou como excelente os serviços prestados por alunos e professores comprometidos. “A Unoeste está de parabéns pelo corpo docente e pelos alunos”, pontou, revelando que boa parte do público foi de pais e alunos da própria escola que oferece educação infantil e o 1º ano do ensino fundamental. Atende 304 alunos e os encontros com os pais ocorrem, geralmente, em datas comemorativas, como voltará acontecer em breve, com apresentações dos alunos na festa pelo Dia das Mães. Outra boa parte foi de pais e alunos da Escola Estadual Professora Seraphina Etelvina Pagliuso.

Dentre os serviços prestados estiveram os de teste de glicemia (diabetes), teste de acuidade visual, tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial, orientação de saúde bucal, avaliação nutricional, massagem quick, produção de sabão com óleo comestível usado, distribuição de plantas hortaliças, jogos de memória, produção de slime e concurso de karokê vencido por Luany Alves (primeira colocada), Ana de Miguel (segunda colocada) e Sofia Magalhães (terceira colocada). Os cursos participantes foram os seguintes: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia Química, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, e Química.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem