CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fipp participa da etapa nacional da Maratona de Programação

Acadêmicos foram classificados na fase regional em Marília (SP) e representarão a Unoeste em novembro na Final Brasileira da Maratona SBC de Programação em João Pessoa (PB)


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Fipp participa da etapa nacional da Maratona de Programação
Time Holandês Voador foi classificado para a fase nacional

Os alunos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) Jéssica Perdomo Alves, José Vitor Vernize Martos e Leonardo Gomes Anholetto foram classificados para a Final Brasileira da Maratona SBC de Programação que será realizada em novembro, em João Pessoa (PB). A equipe Holandês Voador, composta por acadêmicos da Unoeste, competiu com 34 equipes de nove instituições de ensino na fase regional em Marília que ocorreu no fim de agosto. 

A maratona é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação e reúne alunos dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação, a exemplo de ciência da computação, engenharia de computação, sistemas de informação, matemática, entre outros. A competição busca promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

A fase do último fim de semana contou com três times da Fipp/Unoeste. Concomitantemente, essa primeira fase ocorreu também em 48 sedes no Brasil, sendo elas distribuídas da seguinte maneira: seis no centro-oeste; 15 no nordeste, sete no norte; 16 no sudeste; e quatro no sul. Ao todo, participaram 880 times de 226 instituições brasileiras. Simultaneamente, a competição ocorreu na Bolívia (292 times), no México (541 times) e em países da América Central (80 times).

Pela Fipp/Unoeste, o time Holandês Voador foi o vencedor da sede Marília, garantindo-se na etapa nacional. Dele, participaram os alunos Jéssica Perdomo Alves e Leonardo Gomes Anholetto do 7º termo de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e José Vitor Vernize Martos, do 2º termo de Bacharelado Ciência da Computação (BCC).

A competição contou com a participação dos acadêmicos Bruno Alison da Silva Melo (8º Termo BSI), Leonardo Valões Novaes Ribeiro (6º Termo BSI) e Vitor Hugo Rossi Martinez (8º Termo BCC), no time Letzter Tanz; e Gabriel Baldassarini Savoldi (4º Termo BCC), Gabriel Pissinin Menossi (4º Termo BCC), Lucas Garcia Panucci (4º Termo BCC), no time Unecódigo. E com a supervisão dos professores da Fipp Francisco Assis da Silva e Leandro Luiz de Almeida.

Para o professor Francisco, participar de eventos como a maratona de programação, além de tornar a instituição ainda mais conhecida existe a vantagem de mostrar a relevância perante todas as outras, seja pública ou privada, além de comprovar a qualidade dos cursos da FIPP, que estão entre os melhores cursos do país. 

“Um bom desempenho na competição exige muitos estudos direcionados nas áreas de matemática, de algoritmos e de técnicas avançadas de programação, além de muito treino resolvendo problemas de competições anteriores. Esses estudos faz os alunos aprenderem muito mais e se tornarem excelentes profissionais. As grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona”, fala o docente.

Por fim, o professor Francisco explica que na Fipp é feita uma competição interna, similar a maratona.  “Desde 2005, durante a semana de informática, para incentivar e estimular os alunos a estudar e a treinar para as competições, realizamos essa atividade com todos os nossos alunos e, isso, além de ser de grande importância para a formação, conseguimos identificar os potenciais talentos para representar a FIPP/Unoeste nas competições oficiais”, finaliza. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem