Fipp participa da etapa nacional da Maratona de Programação
Acadêmicos foram classificados na fase regional em Marília (SP) e representarão a Unoeste em novembro na Final Brasileira da Maratona SBC de Programação em João Pessoa (PB)
Os alunos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp) Jéssica Perdomo Alves, José Vitor Vernize Martos e Leonardo Gomes Anholetto foram classificados para a Final Brasileira da Maratona SBC de Programação que será realizada em novembro, em João Pessoa (PB). A equipe Holandês Voador, composta por acadêmicos da Unoeste, competiu com 34 equipes de nove instituições de ensino na fase regional em Marília que ocorreu no fim de agosto.
A maratona é realizada pela Sociedade Brasileira de Computação e reúne alunos dos cursos de graduação e início de pós-graduação na área de computação, a exemplo de ciência da computação, engenharia de computação, sistemas de informação, matemática, entre outros. A competição busca promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
A fase do último fim de semana contou com três times da Fipp/Unoeste. Concomitantemente, essa primeira fase ocorreu também em 48 sedes no Brasil, sendo elas distribuídas da seguinte maneira: seis no centro-oeste; 15 no nordeste, sete no norte; 16 no sudeste; e quatro no sul. Ao todo, participaram 880 times de 226 instituições brasileiras. Simultaneamente, a competição ocorreu na Bolívia (292 times), no México (541 times) e em países da América Central (80 times).
Pela Fipp/Unoeste, o time Holandês Voador foi o vencedor da sede Marília, garantindo-se na etapa nacional. Dele, participaram os alunos Jéssica Perdomo Alves e Leonardo Gomes Anholetto do 7º termo de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI) e José Vitor Vernize Martos, do 2º termo de Bacharelado Ciência da Computação (BCC).
A competição contou com a participação dos acadêmicos Bruno Alison da Silva Melo (8º Termo BSI), Leonardo Valões Novaes Ribeiro (6º Termo BSI) e Vitor Hugo Rossi Martinez (8º Termo BCC), no time Letzter Tanz; e Gabriel Baldassarini Savoldi (4º Termo BCC), Gabriel Pissinin Menossi (4º Termo BCC), Lucas Garcia Panucci (4º Termo BCC), no time Unecódigo. E com a supervisão dos professores da Fipp Francisco Assis da Silva e Leandro Luiz de Almeida.
Para o professor Francisco, participar de eventos como a maratona de programação, além de tornar a instituição ainda mais conhecida existe a vantagem de mostrar a relevância perante todas as outras, seja pública ou privada, além de comprovar a qualidade dos cursos da FIPP, que estão entre os melhores cursos do país.
“Um bom desempenho na competição exige muitos estudos direcionados nas áreas de matemática, de algoritmos e de técnicas avançadas de programação, além de muito treino resolvendo problemas de competições anteriores. Esses estudos faz os alunos aprenderem muito mais e se tornarem excelentes profissionais. As grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona”, fala o docente.
Por fim, o professor Francisco explica que na Fipp é feita uma competição interna, similar a maratona. “Desde 2005, durante a semana de informática, para incentivar e estimular os alunos a estudar e a treinar para as competições, realizamos essa atividade com todos os nossos alunos e, isso, além de ser de grande importância para a formação, conseguimos identificar os potenciais talentos para representar a FIPP/Unoeste nas competições oficiais”, finaliza.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste