Premiação no Enepe se torna festa da responsabilidade social
Evento da extensão reúne vários segmentos com pessoas de diferentes faixas etárias e moradores de Presidente Prudente e região
Ações de programas sociais são premiadas na 23ª edição do Encontro Anual de Extensão (Enaext), inserido no 30º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe 2025); em solenidade na manhã desta quinta-feira (23) no campus 2 da Unoeste.
Em Presidente Prudente, a premiação envolveu menções honrosas e os prêmios Unoeste Solidária, em sua 11ª edição; Personalidade Extensionista, na 8ª edição; e Unoeste + Cultura “Esse é o meu lugar”, na 3ª edição. Entregas feitas no auditório Azaleia.
Em pronunciamento, no auditório superlotado, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, disse que a premiação é o reconhecimento público da Unoeste para pessoas que fizeram diferença na vida de outras pessoas em 2025.
Classificou o evento como “a festa da responsabilidade social”, reconhecendo os que deram um pouco de si para o bem estar social; contemplando pessoas de todas as faixas etárias e que estiveram presentes ou representadas nas entregas dos prêmios.
Menções honrosas
As menções honrosas foram para o médico Dr. Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, idealizador do Programa Anjos da Unoeste, que desde 2018 envolveu em ações sociais voluntárias 1,6 mil estudantes universitários em vários serviços para mais de 16 mil pessoas.
Conforme o Dr. Gabriel, o programa visa à cura através do voluntariado, para quem faz o bem e para quem recebe. Citou um estudo que detectou que, se cada pessoa ajudar outras três, todas as pessoas do mundo estarão ajudadas.
Nos Anjos da Unoeste, cada voluntário atendeu, em média, dez pessoas em ações que incluíram os projetos Leia no Leito (leitura para pacientes acamados) e Unoeste Melhor Idade, dentre outros, nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá.
Também foram contemplados com menções honrosas e estiveram representados nas entregas dos prêmios os prefeitos de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello ´Tupã`; e de Taciba, Izidoro Arcesti Ricci.
Teve menção honrosa para os professores Cláudia Alvares Calvo Alessi, Luciana Alvares Calvo, Haroldo Cesar Alessi e Josué Pantaleão da Silva; e o coordenador municipal do Idoso, Caio Marcelus Neves Damato.
Entregas das premiações
Houve revezamento nas entregas das premiações pelo Dr. Adilson; pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste; e presidente da Fundação Oeste Paulista de Inovação (Fopi), Dr. Marcelo Raphael Volf.
Participaram os diretores da Faculdade de Ciências Agrárias, Dr. Carlos Sérgio Tiritan; da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), Dr. Carlos Eduardo Assumpção de Freitas, da Faculdade de Ciências da Saúde; Dra. Maria Helena Pereira; e do curso de Medicina Veterinária, Dra. Glaucia Prada Kanashiro.
Participaram os coordenadores dos cursos: Marcela do Carmo Vieira (Arquitetura e Urbanismo), Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira (Medicina Veterinária), Dra. Danielle Nascimento (Pedagogia) e Dra. Larissa Sapucaia Ferreira Esteve (Enfermagem).
A premiação final envolveu a coordenadora geral de ações extensivas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), professora Cidinha Martines, que representou a empresa Martplan – Gestão e co-gestão de Políticas Públicas Municipais.
Poder público municipal
Dentre os presentes esteve a vereadora de Prudente, Sara Lopes que fez a fala final de avaliação do evento de premiação, juntamente com o coordenador municipal do idoso, Caio Damato. A vereadora classificou como nobres as ações premiadas.
Disse ainda que são bons exemplos e que podem ser replicados, com olhar desde a criança até ao idoso, promovendo inclusão como a Câmara tem feito com a Escola do Legislativo. Sara parabenizou a Unoeste e todos os envolvidos.
Egresso do curso de Fisioterapia da Unoeste em 2003, Caio citou as várias parcerias da Unoeste com a administração do prefeito Tupã, dizendo que em sua área de atuação tem ocorrido várias ações de atenção aos idosos.
O evento contou com apresentação cultural da música Planeta Azul, interpretada em Libras por crianças atendidas em projetos da Casa da Criança e Centro Social São José; mantidos pelo Colégio Cristo Rei.
O livro “O verdadeiro mundo dentro de uma horta”, de autoria de Felipe Baltazar Rocha – aluno do curso de Agronomia semipresencial, lançado no dia anterior no Enepe; foi apresentado pela coordenadora da rede de bibliotecas Regina Liberati e premiado no evento de hoje.
Estiveram presentes em caravanas alunos da Escola Antonio Padoim, de Estrela do Norte, onde foi implantada horta escolar; Takako Suziki, de Narandiba; Gentila Damasceno, de Taciba; e Objetivo Inovar, de Teodoro Sampaio.
Unoeste + Cultura
Ganhadores do Prêmio Unoeste + Cultura – “Esse é o meu lugar”. Na categoria educação de qualidade no ensino superior: 1º lugar João Victor Fernandes dos Santos e 2º Eliana Perisi Lordelo, pela Unoeste.
Pela educação fundamental: 1º e 3º lugares Suzelaine Aparecida Silva Souza, das escolas Gentila e Arminda; e 2º Marileide Pereira dos Santos Silva, Ana Beatriz de Oliveira, Maria Emília Assis Ribeiro Prado e Denise Regina de Souza Pessinin; da Gentila.
Pela educação ensino médio: 1º Daniel Fidelcino Magro Ribas e Tamires Aparecida Moreira, da Escola Takako; e Guilherme Perini Teixeira dos Santos, da Escola Francisco Pio Benguela, de Regente Feijó.
Na categoria projetos culturais – ONGs: 1º Genilda Ribeiro da Silva, Milena Manrique de Souza e Michelle de Oliveira Araújo Gomes; da Associação o Amor é a Resposta; e 2º Irani Aparecida de Carvalho, da Casa da Criança São José.
Ainda pelo Unoeste + Cultura, na categoria projeto ambiental – ensino fundamental/médio de escola particular, o premiado foi Igor Cezar Abdala Marini, do Colégio Objetivo Inovar.
Solidária e Extensionista
O Prêmio Unoeste Solidária, por áreas do conhecimento teve na premiação em Ciências Agrárias em 1º lugar Neimar Rotta Nagano (Agronomia e Zootecnia presenciais e semipresenciais), 2º e 3º - Rodrigo Costa da Silva (Medicina Veterinária).
Em Ciências da Saúde: 1º Stela Faccioli Ederli (Enfermagem – campus Prudente), 2º Aline Duarte Ferreira (Fisioterapia – campus Prudente) e 3º Aline Cacozzi do Espírito Santo (Medicina – campus Guarujá).
Em Ciências Humanas: 1º Denise Alessi Delfim de Carvalho (Pedagogia presencial e semipresencial); 2º Janaina Pereira Duarte Bezerra (Pedagogia presencial e semipresencial); e 3º Ademir Henrique Manfre (Pedagogia presencial).
Na área de Ciências Biológicas, a premiação foi para Ellyn Amanda Fonseca Martins. Em Ciências Sociais Aplicadas: 1º e 2º lugares – Victor Martins de Aguiar, do curso de Arquitetura e Urbanismo.
O Prêmio Personalidade Extensionista, concedido através de votação pública: 1º - Lara Eduarda Sombra Barros (Medicina Veterinária) com 1.102 votos; 2º Letícia Carinhato (Medicina Jaú) com 932; e 3º Gustavo Cardoso dos Santos (Enfermagem), com 880.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste