CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fisioterapia Jaú conquista nota máxima em avaliação do MEC

Nota 5 é resultado da avaliação de reconhecimento de curso e atesta a excelência da formação oferecida, com alta qualidade docente, infraestrutura de ponta e metodologia centrada no aluno


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marcel Sabatino Fisioterapia Jaú conquista nota máxima em avaliação do MEC
Formação de excelência reflete a nota máxima no MEC

O curso de Fisioterapia da Unoeste no campus Jaú acaba de alcançar a nota máxima (5) na Avaliação de Reconhecimento de Curso do Ministério da Educação (MEC). Esse resultado reafirma o compromisso da universidade com a qualidade docente, a infraestrutura de ponta e uma metodologia centrada no aluno.

De acordo com o resultado da avaliação, o curso apresenta organização acadêmica consolidada e forte compromisso com a formação generalista, humanista e crítica do fisioterapeuta”. O MEC destaca ainda que a gestão acadêmica é eficiente e participativa, o corpo docente é altamente qualificado e a infraestrutura moderna está alinhada às exigências formativas na área da saúde.

Esse reconhecimento reflete diretamente a missão da Unoeste: formar profissionais de excelência, preparados para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com rigor científico e ética, sempre atentos às necessidades da região.

Qualidade docente, infraestrutura moderna e prática 

O curso é 100% presencial, com duração de dez semestres no campus de Jaú. A estrutura física da Unoeste Jaú inclui laboratórios avançados, como os Laboratórios de Habilidades em Fisioterapia, Laboratórios de Habilidades e Simulação e o Laboratório de Avaliação Funcional. 

Há ainda a Sala Betha, equipada com tecnologia de realidade aumentada e modelos anatômicos tridimensionais, proporcionando uma experiência de aprendizagem inovadora. 

Além disso, a formação dos estudantes é orientada desde o início para a prática, os alunos participam de visitas técnicas em unidades de saúde, hospitais e centros de reabilitação já nos primeiros semestres. 

Reconhecimento nacional pela qualidade

O curso da Unoeste Jaú adota uma proposta pedagógica integrada às necessidades da comunidade local. A nota se dá pela coerência entre a proposta pedagógica e as necessidades de saúde da região. 

Destacam-se disciplinas como Oncologia e Cuidados Paliativos, altamente relevantes para a realidade de Jaú, especialmente pela presença do Hospital Amaral Carvalho na cidade.

O perfil de formação definido pela universidade: “fisioterapeuta generalista, humanista, crítico e reflexivo, apto a atuar nos diferentes níveis de atenção com rigor científico e observância de princípios éticos e bioéticos do cuidado”. Esse perfil, segundo a avaliação, está em plena sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Fisioterapia.

Foto: Marcel Sabatino Dr. Victor Fabrício coordenador do curso de Fisioterapia
Dr. Victor Fabrício coordenador do curso de Fisioterapia

Ensino, Pesquisa e Extensão: a tríade da excelência

O resultado do MEC também destaca a sólida base do curso nos três pilares acadêmicos: ensino, pesquisa e extensão.

- Ensino: a universidade promove monitoria e oferece apoio aos estudantes por meio do setor de Sucesso do Aluno. Há acompanhamento individual ao longo da trajetória acadêmica, o que contribui para a retenção e a formação de alta qualidade.

- Extensão: os estudantes participam ativamente de projetos com a comunidade, por meio de ligas acadêmicas, eventos, visitas técnicas e ações de saúde. A extensão está curricularizada, com mais de 465 horas ao longo do curso, distribuídas por todos os semestres.

- Pesquisa: desde os primeiros períodos, os alunos são estimulados à iniciação científica. O curso já tem publicações conjuntas entre docentes e estudantes, além de participação em eventos científicos.

Orgulho docente e estudantil

Dr. Victor Fabrício, coordenador do curso de Fisioterapia na Unoeste Jaú, afirma que a nota 5 é o reflexo do esforço coletivo. 

“Nosso corpo docente, com vasta experiência, aliou-se a uma gestão acadêmica participativa para estruturar um curso moderno, centrado no aluno e alinhado às diretrizes nacionais. Além disso, o fato de oferecermos o contato com a prática já nos primeiros semestres reforça nosso compromisso com a formação profissional realista”.

Para João Pedro de Almeida Santos, aluno no 8º termo do curso e morador de Jaú, a conquista representa reconhecimento e inspiração.

“A conquista da nota máxima do curso pelo MEC é o reconhecimento de que a instituição está desempenhando um trabalho de excelência e alta qualidade. Para mim, significa que estamos em um ambiente acadêmico que vai além de cumprir os padrões, ele promove ensino, pesquisa e extensão com seriedade e comprometimento”.

Para o aluno a universidade fornece laboratórios completos, com equipamentos para eletroterapia, termoterapia, traumato-ortopedia, entre outras áreas. “O campus é moderno, tecnologicamente avançado. E mais, podemos dar feedback por meio de representantes de turma ou pela Comissão Própria de Avaliação, e essas sugestões são realmente consideradas”.

Por fim, o estudante destaca que sua experiência na Unoeste Jaú tem sido enriquecedora.

Incrivelmente enriquecedora! A teoria se transforma em impacto social por meio das extensões e atividades práticas. Agora, com os estágios supervisionados prestes a começar, sinto que tenho todo o apoio para me tornar um fisioterapeuta ainda mais qualificado, e sei que posso contar com professores extremamente competentes”.

Lorena Cirino Ferreira, aluna do 4º termo e moradora de Barra Bonita, cidade vizinha a Jaú, também celebrou o reconhecimento do MEC e destacou o impacto direto da conquista na sua formação.

“Essa nota representa reconhecimento e mostra que todo o esforço, tanto dos professores quanto dos alunos, está a ser visto e valorizado. Dá-me segurança saber que estou num curso que segue na direção certa e que realmente entrega qualidade”.

A estudante também comenta a sua experiência acadêmica até o momento. 

“Tem sido um processo de grande crescimento e uma experiência muito enriquecedora. Os professores acompanham de perto o nosso desenvolvimento e estão sempre dispostos a orientar, o que torna o aprendizado mais leve e seguro. As práticas e atividades ao longo dos termos têm sido essenciais para ligar teoria e prática, reforçando ainda mais a minha escolha pela Fisioterapia Unoeste”.

Lorena mantém altas expectativas e confiança no apoio institucional. “Quero aproveitar ao máximo as oportunidades de prática e estágio, porque sei que são fundamentais para a minha evolução. O curso oferece todos os recursos e orientações de que preciso, e acredito que esse suporte constante vai permitir-me tornar-me uma profissional segura e bem preparada”.

Impacto para Jaú e região

A nota máxima no MEC reforça a qualidade do curso e da instituição que atua diretamente em benefício da população jauense desde 2018.  “A formação de fisioterapeutas bem preparados contribui para fortalecer a rede de saúde local, especialmente em serviços públicos e privados, em ambulatórios, hospitais, unidades básicas de saúde e programas de reabilitação”, finaliza o coordenador do curso.

Quer fazer parte dessa história de sucesso? A Unoeste é a melhor universidade particular do estado de São Paulo e oferta inscrições para o Vestibular 2026 para o curso de Fisioterapia, reconhecido com nota máxima (conceito 5) no MEC. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem