Fisioterapia Unoeste participa do maior congresso do estado
Caravana da universidade levou 39 alunos que apresentaram sete trabalhos desenvolvidos na graduação
O curso de Fisioterapia da Unoeste representou a instituição no CONFITOSP25 – Congresso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo, realizado nos dias 6 e 7 de dezembro, no Centro de Eventos São Luís, na capital paulista.
Considerado o maior e mais representativo encontro das duas áreas no estado, o evento é promovido pelo Crefito-3 e presidido pelo fisioterapeuta Dr. Raphael Ferris.
A participação da Unoeste integrou uma ação extensiva cadastrada na Proext sob responsabilidade da professora doutora Aline Duarte Ferreira, reforçando o compromisso institucional com ações científicas, acadêmicas e de formação continuada.
Para a Dra. Aline, participar do congresso é a chance de ampliar o conhecimento adquirido no curso.
“É uma experiência transformadora, que amplia repertórios, fortalece a prática baseada em evidências e aproxima nossos estudantes das grandes referências da área”.
Ela ainda pontua que as experiências fortalecem competências valorizadas nos processos nacionais de avaliação.
“Participar do congresso dialoga diretamente com as diretrizes formativas previstas no Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia, especialmente no eixo de desenvolvimento científico e extensionista”.
Delegação Unoeste em destaque
A universidade levou ao congresso 39 estudantes do curso de Fisioterapia do campus de Presidente Prudente, acompanhados pelas docentes Dra. Aline e pela professora Natalia Zamberlan Ferreira.
Também compôs o grupo institucional o professor Marcelo Cláudio Amaral Santos, docente do curso e Conselheiro Efetivo do Crefito-3, fortalecendo a presença da Unoeste junto ao conselho profissional.
Segundo a professora Natalia a troca de conhecimentos com outros profissionais é de grande relevância.
“A importância da vivência acadêmica fora do campus motiva, inspira e qualifica o olhar profissional dos futuros fisioterapeutas”, comenta.
Congresso aberto com palestra de Clóvis de Barros Filho
A abertura oficial do evento trouxe uma palestra com o filósofo Clóvis de Barros Filho, que abordou ética, propósito e engajamento profissional, dando um tom inspirador para as atividades que prosseguiram ao longo dos dois dias.
A programação contou com mais de 100 palestras, workshops e mesas-redondas, abrangendo temas como:
- Intervenções cardiorrespiratórias
- Comunicação e funcionalidade em pacientes oncológicos
- Avanços em reabilitação neurológica adulto e pediátrica
- Terapia ocupacional e gerontologia
- Práticas interprofissionais e protocolos atuais de cuidado
A Unoeste também contribui com as discussões com a apresentação de sete trabalhos científicos, produzidos por estudantes da graduação, em áreas como doenças neurodegenerativas, saúde da mulher, obesidade, cuidados cardiorrespiratórios, saúde pública e ensino em saúde.
Trabalhos científicos apresentados pela Unoeste
Camille Angélica Pereira da Silva — Efeito Agudo da Estimulação Magnética Transcraniana na marcha em pacientes com Parkinson: resultados preliminares
Orientação: Profa. Dra. Aline Duarte Ferreira
Manuela de Jesus Silva — Efeito Agudo da Estimulação Magnética Transcraniana no Controle Postural de Indivíduos com Doença de Parkinson
Orientação: Professora Aline Duarte Ferreira
Letícia Cordeiro Pereira dos Santos — Efeito agudo da estimulação magnética transcraniana sobre a força de preensão palmar e o desempenho funcional em indivíduos com doença de Parkinson
Orientação: Professora Natalia Zamberlan Ferreira
Israel Martins de Campos — Aplicação da metodologia avaliativa OSCE nos estágios de Fisioterapia aplicada à Cardiologia e Saúde Pública
Orientação: Professora Francis Lopes Pacagnelli
Maria Fernanda Quintela Rodrigues de Carvalho — Relação da dispareunia e percepção de tensão muscular global, ansiedade, estresse e nível de atividade física em jovens universitárias
Orientação: Professora Maiara Almeida Aldá
Maria Fernanda Quintela Rodrigues de Carvalho — Impacto de um protocolo de autocuidado domiciliar na vida sexual de universitárias com dispareunia
Orientação: Professora Maiara Almeida Aldá
Letícia Pontes Coutinho — Análise funcional em mulheres adultas com obesidade: a influência do sedentarismo
Orientação: Professora Maiara Almeida Aldá
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste