Futuros pedagogos têm prática no ensino de jovens e adultos
Atuação é possibilitada em parceria da Unoeste com a Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente
A parceria entre a Unoeste e Secretaria Municipal de Educação (Seduc) fecha o ano com resultados positivos através da prática de alunos de 6º termos dos cursos de Pedagogia presencial e EAD com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além das relações nos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidas na Escola Municipal Eluiza de Rezende Rodrigues, no centro de Prudente, os jovens e adultos estiveram na universidade, com atividades na sala de metodologias ativas.
O encontro foi de encantamento diante do descortino da possibilidade de que podem fazer o ensino superior, após concluírem o ensino fundamental e fazerem o ensino médio; conforme conta a doutoranda Dayane de Oliveira Pinto Silva Hernandes.
Convidada do professor doutor Ademir Henrique Manfre, que leciona na graduação e pós-graduação, a doutoranda é professora e mestre em educação e se junta ao projeto para acompanhar as atividades dos futuros pedagogos.
A partir de aula do Dr. Ademir sobre questões técnicas e de legislação da educação para jovens e adultos, os alunos da pedagogia fizeram estágio de observação nas aulas na escola municipal e depois estruturam plano de aulas.
Na escola e na Unoeste
Divididos em quatro grupos, cada um deu aula em uma semana durante um mês. Depois, os alunos do EJA estiveram na Unoeste participando de roda de conversa que passou pelo sonho do ensino superior.
Tem uma refugiada venezuelana que tem o sonho de estudar medicina e foi estimulada para que se torne realidade. Por coincidência, Dayane trabalha seu projeto de pesquisa no doutorado junto à Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste).
Com a orientação do professor doutor Sidinei de Oliveira Sousa, a doutoranda estuda a aplicação do método Ensino Baseada em Problemas (PBL) na Semana Integradora da Medicina, com aplicações de atividades especiais desenvolvidas por professores.
A pesquisa junto no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) contou com a contribuição do pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi para ser aplicada durante a Semana Integradora.
O Dr. Ademir e a Dra. Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos dão aula no PGGE, sendo que a professora também atua como coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD.
Formação docente
No projeto “Formação docente: conhecendo e desenvolvendo práticas alfabetizadoras, explorando possibilidades inovadoras e inclusivas na EJA”, os alunos de Pedagogia trabalharam o organograma desde o planejamento até as aulas.
Para a diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp/Unoeste), Dra. Maria Helena Pereira o projeto tem permitido desenvolver trabalho de grande importância na formação prática dos futuros pedagogos.
A diretora diz que os alunos de Pedagogia ganham experiência real nesta modalidade específica do ensino para jovens e adultos; mediante a oportunidade de lidar com desafios únicos no contato com alunos que têm diversas trajetórias.
A expectativa é a de que os alunos dos cursos de Pedagogia, vinculados à Faclepp e ao Núcleo de Educação a Distância (Nead), possam enxergar a relevância da EJA como espaço de inclusão e seus valores como futuros professores na educação.
A parceria com a Seduc ocorre através da secretária municipal de Educação e sua equipe; e na escola com a diretora Ana Cecília Nogueira e com coordenadora pedagógica Luciana Karina Prampero Shimbata.
Relação prazerosa
Ainda com a professora Carla Cristina Dalben Spolaor e a professora de acompanhamento para alunos com deficiência intelectual, Marília Nogueira Fernandes, foi um prazer receber os alunos da Pedagogia da Unoeste.
Prazer por poder contribuir com a formação “nessa área de atuação tão rica e gratificante que é a EJA”, pontua a professora para comentar que professores recém formados, muitas vezes, se sentem inseguros diante da sala de aula.
“Experiências como essa, de acompanhar aulas reais e poder ministrá-las sob supervisão, certamente farão toda a diferença na vida profissional”, diz e agradece o carinho e acolhimento na Unoeste. “Nossos alunos ficaram felizes e saíram enriquecidos”, afirma.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste