2ª Feicorte em Prudente inova com expositores internacionais
Cerimônia de lançamento da feira foi realizada no campus 2 da Unoeste nesta quinta (24); evento será de 17 a 21 de junho, no Recinto de Exposições.

A 2ª edição da Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), que mais uma vez será realizada em Presidente Prudente, contará com expositores internacionais, fórum sobre práticas de eficiência no campo, leilão solidário e uma série de eventos para reforçar a posição do Oeste Paulista como grande centro de carne de qualidade.
O evento, que tem apoio institucional da Unoeste, teve o lançamento oficial realizado no Salão de Vidro do curso de Gastronomia, no campus 2, na noite desta quinta-feira (24).
Com o tema “O boi brasileiro produtivo por natureza”, as ações ao longo da feira devem abordar novas tecnologias, eficiência alimentar, melhoria genética e uma parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que durante os dias de programação, terá a sede administrativa transferida para Prudente.
“Os participantes internacionais vão trazer conhecimento e vão poder conhecer a nossa carne de qualidade. Um dos grandes momentos será um grande churrasco. A ideia é que esses participantes experimentem a nossa carne de qualidade e levem essa notícia para fora do Brasil. A edição 2025 vem para reforçar a carne como estrela da Feicorte. Eu acredito que o Brasil tem muita potencialidade”, explicou Carla Tuccilio, CEO da Verum, organizadora da Feicorte.
O evento contou com a presença de autoridades, como o Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai. Ele destacou que Prudente foi escolhida novamente como sede por avaliação técnica de critérios como localização e por ter o maior rebanho de São Paulo, com 1,7 milhão de cabeças.
“A feira, que é a maior da América Latina no setor, vai aumentar de tamanho, com mais palestrantes. Isso vai trazer um legado para a pecuária nacional, para o Oeste Paulista. Gera emprego, movimenta economia e traz o que tem de melhor para a região. O mercado da proteína não para de crescer. É o segundo que mais exporta no Estado de São Paulo, só atrás de açúcar e etanol. É um legado que vai ficar para a região”, afirma o secretário.
Preparação
A preparação dos estandes deve começar cerca de 40 dias antes de evento, em maio, no Recinto de Exposições Jacob Tosello. A programação será entre os dias 17 e 21 de junho, e as inscrições gratuitas já estão disponíveis pelo site da Feicorte.
Ailton Barbosa, que é co-organizador do evento, explica que serão mais de 1.000 pessoas trabalhando direta ou indiretamente nesta edição. “Vindo para Presidente Prudente, tivemos a grata surpresa de sermos muito bem recebidos. Em 2025, a gente já vem com um posicionamento de levar um conteúdo de qualidade. Desde a genética, as pistas de julgamento, leilões... É um ano de consolidação, olhando para o futuro”, explica.
O simpósio ReprodOeste, comandado por professores da Unoeste, vai abordar a estação de monta 2025/2026. Além disso, o Beef Hour reúne estações de carne com preparos variados, comandadas por marcas e chefs especializados.
Um leilão solidário também vai arrecadar fundos para o Núcleo Ttere, entidade filantrópica sem fins lucrativos para profissionalizar e incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ainda haverá uma área demonstrativa da integração lavoura-pecuária.
Parceria de sucesso
Para o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, a Feicorte e a universidade combinam perfeitamente. “A Faculdade de Ciências Agrárias vai estar envolvida com seus professores e alunos. Lembrando que temos o melhor curso de Agronomia do Estado e o segundo melhor do país. Temos a 3ª melhor Medicina Veterinária do Estado e o melhor curso de Zootecnia entre as instituições particulares do país. Nossos professores estarão ministrando cursos e os alunos participando das atividades práticas”, fala.
Creste reforça que a Feicorte traz ao estudante uma chance única de se aproximar do setor produtivo. “Não tem valor essa interação. É muito importante aos nossos alunos terem a chance de ver uma grande feira de caráter internacional. A conectividade é fantástica”, finaliza.
“Todo o trabalho é um sistema que tem vários elos. Esses elos precisam estar interligados para que essa produção seja bem feita. Temos vários parceiros que criam esses elos e ajudam muito. A Unoeste é um exemplo disso, nos ajudando tanto na parte técnica quanto de conteúdo. No ano passado, o trabalho dos alunos foi espetacular”, diz a organizadora Carla.
Estudantes que vão estar integrados por meio da Empresa Júnior do Curso de Agronomia da Unoeste (Agripec). “A gente aprende muito com o networking com outras empresas, a como lidar com o trabalho fora da faculdade. Vamos ficar em contato com as tecnologias e aprender bastante. É muito gratificante”, fala Leonardo Bueno Duailibi, do 5º termo de Agronomia e presidente da Agripec.
A feira é vista pelos professores como uma nova perspectiva da produção de um gado de qualidade, de maneira sustentável. “Isso beneficia todos os players. O evento do ano passado ainda está gerando negociações em 2025. Você vê o interesse das pessoas em participar novamente. Para os nossos alunos, o networking com a ‘nata’ da pecuária nacional, não tem igual. Estar ajudando nos demais setores vem agregando demais no conhecimento teórico”, comenta o professor de Agronomia Neimar Rotta Nagano.
Expectativa
O vice-prefeito de Presidente Prudente, José Osanam Albuquerque Júnior, representou o poder público municipal na cerimônia. “Desejamos colocar a Feicorte no calendário oficial da cidade. Se a feira foi um sucesso no ano passado, será um sucesso ainda maior em 2025”, afirma.
O Grupo Lidera, que reúne empresários de Presidente Prudente e região, reforça que a Feicorte coloca o Oeste Paulista em posição de protagonismo. “Aquilo que Prudente manda de carne no mercado externo e interno é muito significativo. O agro hoje é um motor que movimenta e coloca em exposição a cidade para o mundo. Temos frigoríficos que que exportam para China e Estados Unidos. O evento coloca Prudente onde ela merece estar”, afirma Márcio Rodrigues, presidente do grupo.
Em 2024, a Feicorte reuniu 100 expositores com mais de 500 animais, teve mais de 8 mil visitantes e 450 horas de conteúdo técnico.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste