CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unati lança livro com receitas e memórias afetivas

Com 56 receitas acompanhadas de histórias pessoais, a obra criada por alunos da Unoeste Guarujá promove o envelhecimento ativo por meio da culinária e da afetividade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Karen Cunha Unati lança livro com receitas e memórias afetivas
Lançamento do livro “Memórias Afetivas” reuniu alunos da Unati e convidados

A noite de quinta-feira (25) foi marcada por emoção, afeto e um delicioso sabor de memória no campus da Unoeste em Guarujá. Em um evento especial, foi lançado o livro “Memórias Afetivas: Livro de Receitas da Unati”, uma coletânea com 56 receitas compartilhadas por alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), acompanhadas das histórias que tornaram cada prato inesquecível.

O projeto nasceu a partir de uma aula da professora doutora Maíra Malta, que discutia alimentação e seus determinantes com os participantes da Unati. Ao abordar o componente afetivo que influencia o comportamento alimentar, os alunos começaram a compartilhar lembranças da infância, da família e de momentos marcantes que tinham como pano de fundo alimentos e receitas.

“Foi uma conversa muito rica, repleta de memórias afetivas. E foi nesse ambiente de troca que surgiu a ideia do livro”, conta a professora. Uma das sugestões feitas pelas alunas foi que os pratos mencionados na conversa fossem preparados e, a partir disso, veio a proposta de reunir tudo em um livro. A ideia foi abraçada com entusiasmo pelos participantes.

Para tornar o projeto realidade, a professora convidou estudantes do curso de Medicina a estruturarem uma iniciativa de extensão universitária. As alunas Amanda de Almeida Macedo Sarabando, Bianca Silva Bueno Quintanilha, Elyne Maria Joaquim Costa e Lorena Mussi Jorge Calegari, sob sua orientação e com a colaboração da professora doutora Aline Cacozzi, deram forma ao projeto “Memórias Afetivas”, desenvolvido em parceria com a Unati.

O processo incluiu entrevistas com os idosos, registros das histórias e a transcrição cuidadosa das receitas. O resultado é um livro que vai além da culinária: trata-se de um documento cultural e afetivo, que valoriza o envelhecimento ativo e o papel social das pessoas idosas, ao mesmo tempo em que reforça os vínculos entre gerações.

Um projeto que toca o coração

Durante o evento de lançamento, os alunos da Unati não esconderam a emoção. O espaço foi decorado com carinho, música ambiente embalou a noite, e exemplares do livro foram exibidos com orgulho pelos autores das receitas.

Claudia Coppedê Ricciardi, uma das participantes, descreveu a alegria de ver o projeto concretizado. “Foi muito bacana, todo mundo pôde colocar ali, naquela receita, uma pontinha da sua história de vida, escrita em forma de receita. Por isso houve essa adesão total dos colegas. Ficamos esperando ansiosamente que acontecesse, e graças a Deus nasceu!”, disse com entusiasmo.

Foto: Karen Cunha Claudia Coppedê Ricciardi foi uma das participantes do projeto e compartilhou sua história em forma de receita
Claudia Coppedê Ricciardi foi uma das participantes do projeto e compartilhou sua história em forma de receita

O lançamento do livro também foi um momento de celebração da força do grupo, que já é referência no campus. Em suas palavras, Claudia finalizou com gratidão. “Foi um projeto muito bacana. Eu só tenho a agradecer e parabenizar o trabalho de todos os envolvidos, do início até a realização. Foi muito emocionante”.

Um legado de afeto e conhecimento

Mais do que um compilado de receitas, o Memórias Afetivas é um tributo à tradição oral, à cultura alimentar familiar e às emoções que nos conectam ao passado. Cada receita carrega uma história de superação, de saudade, de celebração ou de amor e se torna um elo entre gerações.

Para os estudantes envolvidos, foi também uma oportunidade de aprender fora da sala de aula, por meio da escuta ativa e do respeito às histórias de vida compartilhadas.

Além de eternizar memórias e fortalecer os laços entre gerações, o livro Memórias Afetivas também estará disponível para consulta na Biblioteca da Unoeste Guarujá na próxima terça-feira (29). Assim, a obra segue cumprindo seu papel de inspirar, emocionar e valorizar as histórias de quem tem tanto a ensinar.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem