CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biomedicina se consolida como referência nacional na área

Na avaliação do Conceito Preliminar do Cursos (CPC), o curso da Unoeste conquistou avaliação máxima que reforçar o ensino de excelência ofertado pela instituição 


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Ector Gervasoni Biomedicina se consolida como referência nacional na área
Biomedicina Unoeste é nota 5 no MEC

A excelência do curso de Biomedicina da Unoeste mais uma vez é reconhecida por meio do resultado da avaliação do Conceito Preliminar de Curso (CPC), um dos principais indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), conquista que reafirma o compromisso institucional com uma formação de alto nível.

O CPC é calculado com base em quatro dimensões principais: desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); valor agregado à formação (IDD – Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado); qualificação do corpo docente; e percepção discente sobre as condições do processo formativo. A nota final varia de 1 a 5, sendo 5 o conceito máximo.

A coordenadora do curso, professora doutora Daniela Vanessa Moris, destaca que esse resultado é fruto de uma trajetória consolidada em torno da qualidade acadêmica, inovação pedagógica e valorização da experiência prática dos alunos. “Nosso Projeto Pedagógico é constantemente revisado e atualizado para refletir as demandas do mundo do trabalho e as diretrizes da profissão biomédica. A nota do CPC reflete esse esforço conjunto entre professores, estudantes, gestão e toda a comunidade universitária”.

Entre as estratégias que impulsionaram a excelência do curso estão a ampliação dos cenários de estágio supervisionado, o incentivo à iniciação científica e a consolidação de projetos de extensão, além de um programa contínuo de capacitação docente por meio dos núcleos de formação como o NUFEPS – Núcleo de Formação e Educação Permanente em Saúde. O curso também realiza ações permanentes de preparação para o Enade, como simulados, mentorias, revisões de conteúdo e sensibilizações sobre o papel do aluno na valorização institucional.

Caroline Kihara Cornachini, aluna do 7º termo de Biomedicina, celebrou a conquista. “É muito emocionante e gratificante saber que o meu curso e a minha universidade estão obtendo o tão merecido reconhecimento. Essa nota reflete a qualidade do ensino, a dedicação dos professores, o comprometimento dos alunos e toda a estrutura que a Unoeste oferece para nossa formação”, afirma a estudante.

Ela acrescenta que a vivência prática desde os primeiros termos foi essencial para sua formação. “Sempre fomos inseridos nos laboratórios, nas atividades de extensão, em práticas simuladas. Isso fez toda a diferença na hora de consolidar o aprendizado teórico e desenvolver habilidades profissionais. Agora, no estágio supervisionado em imagenologia, vejo com clareza o quanto essa estrutura impactou minha jornada”.

O curso também é reconhecido por adotar uma gestão pedagógica baseada em evidências. Após cada ciclo avaliativo do Enade e dos indicadores do MEC, a coordenação e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) realizam diagnósticos detalhados, reuniões com a Comissão de Avaliação Didático-Pedagógica (Cadip) e implementam melhorias nos planos de ensino, metodologias e conteúdos. Tudo isso com participação ativa dos docentes e devolutiva transparente para toda a equipe.

A Unoeste sempre teve um compromisso muito sério com a autoavaliação e com a busca pela excelência acadêmica. A estrutura de laboratórios, salas de aula, biblioteca e demais ambientes de aprendizagem é impecável. Me sinto privilegiada por poder aprender em um ambiente tão bem preparado e com profissionais tão dedicados”, complementa Caroline.

Ela também destaca a importância dos professores em sua trajetória. “Eles foram e sempre serão uma das maiores redes de apoio da minha graduação. A forma como compartilham conhecimento, acolhem os alunos e nos incentivam diariamente é inspiradora. Isso me motiva a continuar, a superar desafios e a acreditar no meu potencial”.

Foto: Ector Gervasoni Dra. Daniela Vanessa Moris é coordenadora do curso de Biomedicina
Dra. Daniela Vanessa Moris é coordenadora do curso de Biomedicina

Visão de quem está no mercado

“É gratificante para mim saber que o curso ao qual sou formada possui nota máxima no MEC. Me faz ter orgulho de ter me formado em uma faculdade com professores super qualificados, que passam diariamente todo o aprendizado e carinho que é preciso para atuar na Biomedicina”, afirma Isabelle Nascimento Oliveira, egressa do curso de Biomedicina da Unoeste. Ela destaca com entusiasmo o quanto a formação sólida contribuiu para sua trajetória profissional e pessoal.

Durante a graduação, Isabelle já percebia o empenho da Unoeste em proporcionar uma estrutura de qualidade. “Tanto a infraestrutura de laboratórios, com materiais sempre disponíveis, quanto o empenho em colocar os alunos para vivenciar as áreas de habilitação do curso, como imagenologia e análises clínicas, fizeram toda a diferença nos estágios supervisionados”, relembra. Foi nesse ambiente de incentivo e prática que ela descobriu sua verdadeira vocação.

Na reta final da graduação, Isabelle encontrou sua paixão na área de Farmacologia. “Foi a área que eu me encontrei e me apaixonei. No último semestre, chegou a notícia de que eu havia passado direto no doutorado da Unicamp nessa área e ainda consegui a bolsa da CAPES, vindo morar em Campinas com apenas um mês de formada”, conta. 

Para os atuais alunos, ela deixa um conselho valioso: “Aproveitem todas as ligas, palestras e aulas que o curso disponibiliza, pesquisem sobre os estágios e conversem com os professores. Pois são eles que irão te ajudar nessa caminhada e impulsionar vocês para a atuação como biomédicos”.

O reconhecimento do MEC é, também, um selo de qualidade que fortalece o diploma dos egressos, atrai novos estudantes e potencializa parcerias institucionais e científicas. “Essa nota é mais do que um número. É a expressão de um trabalho coletivo, de um projeto educacional consistente e de uma universidade que acredita que a educação transforma vidas. Estamos muito orgulhosos da Biomedicina Unoeste”, finaliza a Dra. Daniela Moris.

Biomedicina é para você? Dá para começar os estudos ainda em 2025!

Se a Biomedicina despertou seu interesse, dá para aproveitar a Prova On-line da Unoeste e começar a graduação ainda em 2025. Tem chance de bolsa, a disponibilidade de fazer o vestibular de onde estiver e a possibilidade de ingressar na melhor universidade particular do Estado de São Paulo!

Confira tudo na página do Vestibular Top Cursos e fique de olho nas datas: as inscrições vão até agosto!

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem