CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Maratona de inovação é oportunidade para alunos de graduação

Estão abertas e irão até 11 de agosto as inscrições ao processo de seleção da 8ª edição do HackLab Fnesp, em São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Assessoria Semesp Maratona de inovação é oportunidade para alunos de graduação
Dhiego (3º da direita p/esquerda) representou a Unoeste em 2024 e ficou entre os premiados

Durante o 27º Fórum Nacional de Ensino Superior (Fnesp) será realizado o 8º HackLab: maratona de inovação que se apresenta como oportunidade aos alunos de graduação de desenvolverem projetos para melhorias deste nível de ensino no Brasil.

Neste ano de 2025, os debates, reflexões e propostas de ações de sustentabilidade estão integradas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A realização do Fórum e do HackLab é do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp), que serão realizados no distrito do Anhembi, em São Paulo.

As inscrições vão até 11 de agosto e serão 28 selecionados que, após comprovação de documentação, estarão aptos a participarem do HackLab, de 24 a 26 de setembro, quando passarão por treinamentos. 

Podem se inscrever alunos de graduação de todos os cursos. A inscrição consiste em preenchimento da ficha de inscrição e envio de link com vídeo de até 2 minutos, respondendo a uma pergunta precedida de enunciado.

Motor para mudar 

A formulação leva em consideração que muitas instituições de ensino superior mencionam os ODS em seus discursos, mas poucas os transformam em movimento real. 

Daí, a seguinte pergunta: se os ODS são o combustível, qual seria a “ignição” – o projeto, serviço ou produto – que você criaria para finalmente acionar o motor da mudança de sua instituição e gerar impacto visual na sua comunidade?

As inscrições são gratuitas. A divulgação dos 28 selecionados será até 13 de agosto, os quais terão até o dia 22 do mesmo mês para a comprovação dos documentos. Quem for selecionado pela Unoeste terá a viagem paga.

A logística em São Paulo é da organização do HackLab Fnesp. Os participantes serão divididos em sete startups, com quatro alunos cada. As equipes mostrarão seus projetos no formato pitch (apresentação curta).

As apresentações serão diante do público do Fórum, estimado em mais de mil gestores e líderes do setor, e de banca com três avaliadores. Haverá a seguinte premiação: 1º lugar – R$ 8 mil, 2º – R$ 4 mil e 3º – 2 mil, divididos igualmente entre os membros das equipes. 

Estímulo aos alunos

A Unoeste estimula as inscrições de seus alunos de graduação nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá; através do Núcleo de Empreendedorismo (Nemp), coordenado pela professora Fernanda Bagli.

No ano passado, foi selecionado pela Unoeste o aluno do curso de Psicologia, Dhiego da Silva Lima e recebeu como prêmio uma Echo Dot Alexa, inserido na equipe Meeture que propôs desenvolvimento de assistente virtual para alunos com neurodivergência. 

Pessoas neurodivergentes são aquelas cujo funcionamento cerebral diverge do padrão predominante. Exemplo: autismo e dislexia. A classificação de Dhiego foi comemorada por professores e pela coordenadora do curso Dra. Regina Gioconda de Andrade.

Também foi recebido e parabenizado pelo pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste.  Dhiego contou que a sua proposta foi inspirada na Sala Betha da Unoeste e que a classificação para final representou grande alegria e realização pessoal.

Serviço

Os interessados devem enviar um e-mail para o Nemp: empreendedorismo@unoeste.br ou procurar pela professora Fernanda na Incubadora tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), no campus 2 da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem