CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Professores da Unoeste levam ciência à Batatec

Docentes dos cursos de Ciências Agrárias vão abordar fatores climáticos e boas práticas de manejo no dia 25 de julho; inscrições são gratuitas


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Marketing Unoeste Professores da Unoeste levam ciência à Batatec
Alexandrius de Moraes Barbosa e Edgard Henrique Costa Silva ministrarão palestras

Dois pesquisadores da Unoeste vão integrar a programação do workshop técnico “Produção, Inovação e Mercado”, dentro da sexta edição da Feira Tecnológica da Batata-Doce “Sicoob Credivale” 2025 – a Batatec. A ação tem curadoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os professores doutores Alexandrius de Moraes Barbosa e Edgard Henrique Costa Silva, dos cursos de Ciências Agrárias, farão parte das palestras realizadas no dia 25 de julho (sexta-feira da próxima semana), na Arena do Conhecimento, dentro do Centro de Eventos IBC. 

As inscrições para o workshop são gratuitas e estão abertas pela internet, mas são limitadas. 

Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), a região de Presidente Prudente lidera a produção do tubérculo em São Paulo e se destaca nacionalmente. Só no ano passado, foram 5.226 hectares em produção, que resultaram em mais de 4,4 milhões de caixas de 24 quilos de batata-doce.

Foto: Batatec Batatec será realizada no Centro de Eventos IBC, de 24 a 27 deste mês
Batatec será realizada no Centro de Eventos IBC, de 24 a 27 deste mês

Ciência no campo

As condições meteorológicas são fatores determinantes para que essa cultura dê bons resultados – assunto que será abordado por Alexandrius durante a Batatec. 

“Irei fazer uma caracterização agrometeorológica da região, demonstrando dados históricos de chuva, déficit hídrico e eventos de calor e seus efeitos na produtividade da batata-doce. Também irei fazer uma análise de safras e a previsão para os próximos meses”, explica o professor. 

Unir o conhecimento científico às práticas do campo é uma necessidade cada vez mais presente no campo. “Cada vez mais o clima irá desafiar a produção agrícola. A ciência ajuda na criação ou adaptação de novos manejos, aumentando a resiliência das culturas às adversidades climáticas”, completa. 

Já Edgard abordará as boas práticas de manejo no cultivo de batata-doce e apresentará resultados de pesquisas conduzidas na Unoeste por alunos de graduação e pós-graduação. Entre os temas, estão a adubação, o manejo da irrigação e o manejo fitossanitário

“Nós estamos conduzindo pesquisas que visam resolver dores relatadas pelos produtores de batata-doce. Logo, há alta aplicabilidade prática dos nossos resultados. Ainda há muito o que ajustar no sistema de produção de batata-doce, e nós estamos contribuindo para tal. As pesquisas englobam produção e melhoramento genético, com uso de ferramentas diversas, como agricultura digital e biotecnologias”, afirma. 

Muitos destes trabalhos foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pela iniciativa privada. Além disso, muitos alunos são bolsistas do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Na visão do professor, essa interação entre pesquisadores e produtores rurais é benéfica para os dois lados. “Nesses eventos temos a oportunidade de nos atualizarmos por meio da fala dos colegas e rever colegas que atuam na cadeia produtiva”, explica.

Além destes assuntos, o workshop trará especialistas para falar sobre preparo de solo, potencial de produção de etanol, segurança no campo, entre outros. No fim das palestras, será feita uma demonstração de maquinário. 

6ª Batatec “Sicoob Credivale” ocorre de 24 a 27 de julho

A 6ª Batatec “Sicoob Credivale”, considerada a maior feira de batata-doce do Brasil, traz uma série de inovações sobre a produção deste produto. Empresas renomadas estarão presentes para mostrar soluções completas em equipamentos, desde a fase inicial no campo, até o momento da colheita. 

O evento, que ocorre de 24 a 27 de julho, também conta com opções gastronômicas, artesanato, apresentações musicais e exposição de maquinários. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem