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Projetos saem das salas de aula para conscientizar sociedade

Estudantes de cursos da saúde criaram e-book sobre dengue; já alunos do Direito produziram vídeo contra o cyberbullying


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Foto: Cedida Projetos saem das salas de aula para conscientizar sociedade
Estudantes de Biomedicina e Enfermagem desenvolveram livro digital com conhecimentos adquiridos e validados nos cursos

Ao longo do semestre, os estudantes da Unoeste desenvolvem uma série de atividades, projetos, materiais... Alguns deles trabalham questões mais teóricas, outros mais práticas, mas muitos entram em contato direto com necessidades e assuntos relevantes para a sociedade. Iniciativas dentro dos cursos de Direito, Biomedicina e Enfermagem são exemplos disso. 

Em Presidente Prudente, alunos criaram um e-book para ajudar os moradores no combate à dengue – doença que teve mais de 26 mil casos na cidade, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde. Em outro exemplo, uma campanha criada dentro de um projeto de extensão orientou jovens sobre o cyberbullying e seus riscos. 

Aliado digital no combate à doença

Um desses projetos vem da disciplina de Empreendedorismo e Inovação, cursada por alunos de Biomedicina e Enfermagem. O grupo responsável foi formado por Caroline Kihara, Fábio Augusto, Giovanna Trepiche, Hugo Pedrosa, Kauany Damiane e Nayara Bacarin, sob orientação da professora Fernanda Bagli. 

Os alunos desenvolveram um e-book denominado “Infogripe”, juntando todo o conhecimento reunido em sala de aula, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a dengue. O foco foi abordar de forma clara e acessível os principais aspectos da doença, incluindo transmissão, sintomas, formas de prevenção e tratamento. 

“Ao fornecer informações atualizadas e baseadas em evidências, buscamos contribuir para a redução dos casos em Presidente Prudente e promover atitudes responsáveis no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Acreditamos que o conhecimento é uma das ferramentas mais eficazes na promoção da saúde e na prevenção de epidemias”, explicou a estudante Caroline Kihara. 

Por ser uma doença bastante recorrente na cidade, as informações puderam ser levantadas em pouco tempo. Porém, um dos desafios foi delimitar o conteúdo do e-book. 

“Refletimos bastante sobre o que incluir ou não, buscando equilibrar a clareza e a profundidade das informações. Outro ponto de atenção foram os aspectos visuais, como a escolha da capa, das fontes e das imagens, para garantir que o material fosse ao mesmo tempo atrativo e funcional”, conta. 

O resultado trouxe muita satisfação aos participantes. “O e-book, por ser digital e de fácil compartilhamento, tem grande potencial de alcance. Além disso, utilizamos uma linguagem acessível, pensada especialmente para o público geral, o que torna o conteúdo mais compreensível e útil para diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade. Acreditamos que esta iniciativa pode contribuir significativamente para a conscientização e a prevenção da dengue”, conclui a estudante. 

Conscientização contra um perigo digital

A utilização de recursos digitais como forma de conscientização também foi o caminho encontrado por estudantes de Direito para um projeto sobre cyberbullying – prática da intimidação, humilhação ou perseguição por meio de ambientes virtuais que inclusive foi criminalizada no ano passado, por meio da Lei 14.811/2024, incluindo no Código Penal. 

Foto: Cedida Imagem de trecho do vídeo produzido por alunos sobre cyberbullying
Imagem de trecho do vídeo produzido por alunos sobre cyberbullying

O material foi desenvolvido dentro da disciplina de Filosofia Jurídica, da professora Ana Augusta Rodrigues Westin Ebaid, como parte da curricularização da extensão. A ideia do vídeo partiu do estudante Pedro Torri. 

“Eu queria criar algo que fosse além de um simples trabalho acadêmico, algo que realmente chamasse atenção para o tema e que, ao mesmo tempo, envolvesse todos os colegas de uma forma dinâmica e participativa. Penso que quando a gente se dedica de verdade a um projeto, ele precisa tocar as pessoas”, explica. 

Ele teve a companhia dos estudantes Júnior Cesar Santiago, Giovanna Gomes e Mario Joaquim de Lima Junior. O vídeo traz um relato real de uma vítima de cyberbullying no Canadá, Amanda Todd – história que infelizmente, teve um final trágico. No vídeo, os participantes se dividem para explicar como se dá este tipo de ação, as consequências e também as implicações jurídicas.

“Meu objetivo era dar mais ênfase às falas e aos colegas que participaram, criando uma linha contínua em que a fala de um completasse a do outro. Assim, conseguimos transmitir a mensagem com mais fluidez e impacto, tornando o vídeo intuitivo e envolvente para quem assistisse”, explica Pedro. 

Para os estudantes que participaram, a experiência de gravar o vídeo foi considerada "fantástica" – não apenas pelo tema, mas pela conexão entre eles. Uma das percepções importantes foi que o Direito envolve muitos aspectos (psicológicos, prejuízos econômicos e marcas emocionais profundas). 

“Essa experiência me mostrou que o Direito também é um instrumento de transformação social e que, quando usamos nossa voz e criatividade, podemos ajudar a mudar mentalidades”, afirma Pedro. 

O vídeo pode ser conferido nas redes sociais

Segundo o Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo – Interior 8 (Deinter-8), em um ano de sanção da lei que criminaliza o bullying – e consequentemente, o cyberbullying – foram registradas 23 ocorrências nas cidades atendidas pela regional de Presidente Prudente. Os dados foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação. 

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Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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