CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Seminário debate conhecimento na perspectiva sociocognitiva

Evento de caráter internacional tem o envolvimento de pesquisadora representante da Unoeste em sua organização


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Seminário debate conhecimento na perspectiva sociocognitiva
Dra. Camélia, professora e pesquisadora vinculada à Unoeste, está entre os organizadores do seminário internacional em Rio Claro

Está sendo realizado nesta semana o 6º Seminário Internacional Teoria Social Cognitiva em Debate, envolvendo especialistas nacionais e internacionais. O evento é sediado no campus da Unesp em Rio Claro e a Unoeste está sendo representada.

Representação que coloca a instituição em relevo, através da professora pesquisadora Dra. Camélia Santina Murgo que integra a comissão organizadora, que envolve os realizadores e convidados do Brasil e do exterior.

Os demais envolvidos por instituições de ensino superior são todos de universidades públicas estaduais e federais. Os internacionais são dos Estados Unidos (continente americano), Holanda (europeu) e Coréia do Sul (asiático). 

Realizado a cada dois anos, a sexta edição foi iniciada na segunda-feira (28) e segue até quinta-feira (31) no anfiteatro do Instituto de Biociências, no campus da Unesp da cognominada Cidade Azul.

A realização envolve a Unesp e a Unicamp (Universidade de Campinas) por meio do Núcleo de Estudos Teoria Social Cognitiva e Práticas Educativas (TSCPE) e do Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior (PES).

Inovador e comemorativo 

O seminário tem o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é órgão do Ministério da Educação; e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Neste ano, o seminário é apresentado como inovador e comemorativo, celebrando o centenário de nascimento do pai da Teoria Social Cognitiva, o psicólogo canadense Albert Bandura (1925–2021).

Teoria que, em síntese, aplica o conceito de que as pessoas não aprendem apenas por meio de experiências diretas, mas também por observação do que os outros fazem e interação com outras pessoas.

Este consolidado referencial teórico tem sido bastante utilizado em estudos no curso de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), pelo qual a Unoeste oferece mestrado e doutorado e do qual a Dra. Camélia é professora.

A representação da Unoeste no evento contribui para impulsionar a internacionalização, que é um dos critérios de avaliação pela Capes dos programas de pós-graduação; amplia o conhecimento para a graduação e pós; e inspira novas pesquisas.

São considerações da Dra. Camélia que também elogia a qualidade do evento liderado pelo presidente do seminário Dr. Roberto Tadeu Iaochite. Realização que conta com conferências, mesas-redondas e sessões temáticas, entre outras atividades.

Serviço 

O Programa de Pós-graduação em Educação está com inscrições abertas para seleção de alunos regulares de mestrado e doutorado.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem