Calouros destinam cerca de 12 mil medicamentos para doação
Eles foram encaminhados para a Farmácia Comunitária da Unoeste na manhã desta sexta-feira (15), local atende pessoas carentes de Presidente Prudente e região

Cerca de 12 mil medicamentos foram arrecadados pelos calouros do curso de Medicina da Unoeste, em Presidente Prudente, e agora estão disponíveis para famílias carentes da região. O material foi arrecadado durante a recepção dos novos estudantes e nesta sexta-feira (15), foi levado para a Farmácia Comunitária, que fica no Ambulatório Médico “Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”.
Por meio de uma força-tarefa com os alunos – não só calouros, mas também veteranos -, o caminhão foi carregado no campus 1 pela manhã para transportar os donativos até o destino final. Entre os remédios arrecadados, antidepressivos, suplementos vitamínicos, anti-inflamatórios, entre outros.
A presidente do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral (Dajham), Isadora Creste, do 7º termo, explica que a campanha já é tradicional, realizada em todos os semestres. “A gente pede para que eles consigam o maior número de amostras para fazermos essa doação neste período”, explica.
Isadora reforça que esse compromisso destaca o papel social dos futuros profissionais. “O pessoal sempre gosta de participar e é muito importante. Vamos nos formar como médicos e esses medicamentos fazem total diferença para atender a população e fazer o Ambulatório funcionar.
Um dos calouros da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp) que ajudaram na ação e fizeram parte da “corrente humana” para carregar o caminhão foi Teodoro Costa. Nos primeiros dias da graduação em Medicina - faculdade que sempre foi um sonho e um objetivo alcançado com muito esforço - ele gostou de colaborar. “Foi bem legal! Esses atos de caridade são muito importantes”, afirma.
A Farmácia Comunitária é mantida por doações, atendendo pessoas carentes de Presidente Prudente e região. Elas podem procurar o local e fazer a retirada dos itens gratuitamente.
Também foram arrecadados alimentos durante as ações. “Eles vão ser encaminhados para a Casa Abrigo e para o Lar dos Meninos, aqui em Presidente Prudente”, explica a coordenadora administrativa da Secretaria da Famepp, Adriana Alba Santos.
Novas ações
Além dessa ação, os estudantes também têm projetos sociais ao longo do ano. “Em setembro, fazemos arrecadação de alimentos e artigos de higiene, por meio da campanha Adote um Calouro, promovendo também uma integração entre os alunos”, explica a presidente do Diretório.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste