Desafios atuais na educação são tema de livro da Faclepp
Obra reúne artigos de alunos de Pedagogia e trata de questões como influência da tecnologia no aprendizado, transtornos e importância da atualização docente

Resultado de um trabalho desenvolvido na Unoeste e com apoio financeiro da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp), o livro “Educação em Movimento: Práticas, Desafios e Reflexões na Formação de Crianças”, foi publicado pela Editora Científica Digital. Ela reúne pesquisas de alunos e experiências para repensar a educação na contemporaneidade. O trabalho tem como organizadoras as professoras doutoras Alba Regina Azevedo Arana e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos.
A obra tem 244 páginas divididas em 13 capítulos, que tratam de questões como a influência das telas na educação infantil, inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), entre outros temas centrais da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.
Experiência que valorizou artigos dos alunos
Segundo Alba Arana, a ideia surgiu da disciplina de Projeto de Pesquisa e Metodologia de Pesquisa, do 5º termo do curso de Pedagogia. Depois, no 7º termo e com a execução de projetos baseados em Revisão Sistemática de Literatura (RSL), foi feito um trabalho intenso de aprendizado de metodologia de pesquisa. Foram meses de trabalho para produção e seleção dos artigos que compuseram a obra.
“Ao longo das minhas experiências acadêmicas e de orientação de pesquisas, percebi que havia uma grande riqueza de estudos e práticas pedagógicas que mereciam ser reunidos em uma obra coletiva. Assim, nasceu a proposta de organizar um livro que desse voz a diferentes autores, unindo reflexões teóricas e experiências concretas, sempre com foco nos desafios e nas transformações que marcam a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental”, aponta Alba.
Danielle Santos, que é coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia presencial e EAD, destacou que durante os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, foram promovidas ações com Inteligência Artificial – em que Alba realizou oficinas – e envolvendo a Rede de Bibliotecas. “A partir disso, os estudantes construíram seus artigos científicos, com apoio dos professores orientadores”, explica.
Os critérios de seleção foram baseados na relevância do tema, originalidade, fundamentação teórica sólida e contribuição prática para a formação de crianças. “Também buscamos garantir diversidade temática, contemplando desde questões de inclusão e afetividade até o uso de tecnologias e metodologias ativas. A revisão sistemática foi realizada de forma criteriosa, garantindo que cada capítulo dialogasse com a proposta central do livro”.
Temas cada vez mais atuais
O impacto de novas tecnologias no aprendizado, um dos temas tratados pelo livro, vem ganhando cada vez mais espaço no debate público. Em janeiro deste ano, por exemplo, começou a valer uma lei que limita o uso de celulares dentro das escolas. Os aparelhos passaram a ser permitidos apenas para fins pedagógicos ou como forma de garantir a acessibilidade.
Essa adaptação é desafio presente na rotina dos responsáveis por educar. “Hoje, as crianças têm acesso a uma quantidade enorme de informações desde muito cedo, o que exige do professor não apenas ensinar conteúdos, mas também desenvolver competências como pensamento crítico, uso responsável da internet e discernimento frente a diferentes fontes de informação. Ao mesmo tempo, o uso excessivo de telas pode impactar questões como atenção, socialização e saúde emocional”, aponta Alba.
A professora acrescenta que o livro trata as formas de aproveitar o potencial pedagógico das tecnologias sem perder de vista a importância das interações humanas e das experiências presenciais no processo de formação.
Os artigos também deixam evidentes a importância da formação e atualização constante dos docentes. “Problemas como trabalho infantil, bullying, desigualdades e questões emocionais fazem parte da realidade escolar e demandam preparo, sensibilidade e estratégias pedagógicas adequadas. A formação inicial é importante, mas a atualização constante é essencial para que o docente acompanhe as mudanças sociais, tecnológicas e culturais’, conta Alba.
Segundo a descrição do livro, a publicação representa a materialização do compromisso da Faclepp com uma educação inclusiva, humanizada e inovadora. “Acreditamos que a universidade deve ser um espaço de diálogo entre teoria e prática, onde as pesquisas transcendem os muros acadêmicos e se transformam em ferramentas para a transformação social”.
A obra, que reúne os artigos dos alunos de Pedagogia, está disponível para download no site da editora.
“A contribuição para a formação docente, reforçando significativamente o compromisso da Faclepp com os acadêmicos, é um objetivo fundamental desta gestão. O trabalho desenvolvido sob a liderança da Profa. Dra. Alba Arana, em coordenação com a Profa. Dra. Danielle Santos, e com a participação ativa dos alunos, resultou em um projeto de grande relevância. As discussões realizadas em sala de aula foram fundamentais para a materialização desse brilhante trabalho. Esse esforço coletivo reflete a determinação da equipe em oferecer uma educação de qualidade aos futuros professores visando uma educação transformadora”, explica a diretora da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp), Maria Helena Pereira.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste