CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Visitas técnicas fortalecem laços acadêmicos com Costa Rica

Pesquisadores sobre educação inclusiva trocam experiências ao apresentarem uns aos outros as suas produções


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Visitas técnicas fortalecem laços acadêmicos com Costa Rica
Vista ao Centro Nacional de Recursos para Educação Inclusiva

Em atividades de caráter interinstitucional, pesquisadores da Unoeste e Unesp em Presidente Prudente realizaram visitas técnicas e trocaram experiências com estudiosos da educação inclusiva em Costa Rica, na América Central, de 11 a 14 de agosto.

No Instituto Tecnológico da Costa Rica (TEC) ocorreu a apresentação da Abordagem Construcionista Contextualizada e Significativa para a Educação Inclusiva; seguida de reunião com gestores do instituto, no Centro de Investigação em Computação.

Na cidade de Cartago, teve recepção pelo Dr. Mário Chacón e reunião com 16 participantes, para fortalecer laços acadêmicos e discutir iniciativas conjuntas em educação inclusiva, extensão e pós-graduação. 

Em San José, no distrito de Guadalupe, teve visita ao Centro Nacional de Recursos para Educação Inclusiva (Cenarec). Novamente houve apresentação da abordagem científica e apresentação do projeto Lego Braille Bricks.

O projeto constitui em recurso pedagógico inovador para estudantes com deficiência visual. Foi uma oportunidade de conhecer melhor o Cenarec e público atendido, apresentados pela equipe e seu representante Eduardo Valenzuela.

Diálogo e cooperação

Foi um momento de diálogo e cooperação para fortalecer os laços entre Brasil e Costa Rica no campo da educação inclusiva, conforme a doutora DraElisa Tomoe Moriya Schlünzen, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoeste.

Participaram pelo Cenarec a diretora executiva Paola Rivera Sánchez, a assessora nacional de educação inclusiva  Karla Castillo Cordero, a pesquisadora  María Calderón Jiménez e assessora nacional de educação especial Andrea Guzmán Castillo.

Na Universidade da Costa Rica (UCR) a visita culminou com participação da mesa redonda com o objetivo apresentar experiências pedagógicas, metodológicas e tecnológicas que possibilitam a inclusão dos estudantes público da educação especial.

Na mesma instituição foi realizada uma reunião para pensar em possíveis acordos de cooperação, junto a diretora do departamento de docência, Ph.D Melania Piedra Barrera e a diretora a Escola de Formação Docente, Ph.D Nora Cascante Flores.

Também participaram os professores mestres do Departamento de Docência Universitária, Roberto Guzmán Gómez, Luis Piedra García e Amanda Salazar Batista; e os licenciados Carlos Picado Guevara e Carolina Campos Arce.

Formação tecnológica

Pelo Centro de Assessoria e Serviços a Estudantes com Discapacidade, mestre Wendy López Mainieri. A Dra. Elisa esteve acompanhada na mesa pelos professores mestre  Roberto Barboza Junior e  Klaus Schlünzen Junior.

Houve participação em evento o Centro de Formação Tecnológica (Cenfotec), em San José; com o diretor da Escola de Sistemas Inteligentes, Ph.D ?Tomás de Camino Beck; e com o oficial de engajamento blobal, o licenciado Ricardo Collado Lancho.

Outros três participantes: o confudador professor e pesquisador mestre  ?Ignacio Trejos Zelaya; a diretora de Bem-estar Estudantil e  Egressos, a licenciada Laura Gamboa Peña e o diretor de pesquisa e desenvolvimento Ph.D  ?Luis Naranjo Zeledón.

Foto: Cedida Pesquisadores brasileiros, Dra. Elisa, Dr. Klaus e mestre Roberto, recepcionados por costarriquenhos
Pesquisadores brasileiros, Dra. Elisa, Dr. Klaus e mestre Roberto, recepcionados por costarriquenhos

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem