CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Fórum do ensino superior: Unoeste tem fala e aluna premiada

Evento realizado pela Secretaria de Mobilidades Especializadas do MEC é o maior do gênero em toda América Latina


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Fórum do ensino superior: Unoeste tem fala e aluna premiada
Dr. Creste, Carina e Dr. Adilson na 27ª edição do Fórum Nacional do Ensino Superior

O 27º Fórum Nacional do Ensino Superior (FNESP) teve neste ano mais de 1,7 mil participantes: recorde de público, expositores e palestrantes; consolidando-se como o maior evento do gênero em toda América Latina.

Realização da Secretaria de Mobilidades Especializadas de Educação (Semesp), do Ministério da Educação, que ocorreu nos dias 25 e 26 deste mês no Centro de Convenções do Distrito do Anhembi, em São Paulo.

A Unoeste teve fala no amplo debate sobre o papel transformador das Instituições de Ensino Superior (IES) em difundir o desenvolvimento sustentável e na integração de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) no meio acadêmico.

O tema da edição 2025 foi “O poder da educação superior no planeta novo”, com temáticas apresentadas e discutidas em cinco grandes painéis e em outras atividades no transcorrer dos dois dias.

Expressivos ganhos 

Presente no evento, o pró-reitor Acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, disse que importância de participar é “poder fazer um check-list de nossas operações, práticas em comparação com outras IES e aprender e fazer network”. 

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi esteve entre os palestrantes das salas de conteúdos e falou sobre o papel da stricto sensu (pós que ofertada mestrado e doutorado) na sustentabilidade. 

A Unoeste também esteve representada na maratona empreendedora denominada Hacklab, em sua oitava edição. Por 48 horas, durante o fórum, estudantes universitários, inscritos e pré-selecionados, desenvolveram soluções e inovações.

Neste ano foram 28 selecionados de 23 IES de oito estados brasileiros, dentre os quais esteve Carina Assakawa, da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), que fez parte da equipe que ficou em 1º lugar.

Plataforma inovadora

Divididos em sete equipes, os selecionados trabalharam com problemas reais do ensino superior do Brasil. A equipe, com a participação da Carina, propôs uma plataforma inovadora voltada para integrar estudantes ao mercado de trabalho.

Proposta sustentada em soluções para três problemas centrais que identificaram: ausência ou pouca curricularização de soft e green skills (habilidades verdes), falta de práticas na formação acadêmica e desafios da Inteligência Artificial.

Conforme a responsável pelo Núcleo de Empreendedorismo (Nemp), Fernanda Bagli, que também é gerente da Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (Intepp), tem sido relevante a participação de estudantes da Unoeste no Hacklab. 

“Esses espaços permitem que os estudantes ampliem seus conhecimentos e vivenciem práticas além da sala de aula”, diz e cita que a participação e protagonismo da Carina, reforçam o valor da conexão com inovação, empreendedorismo e formação acadêmica.

Foto: Semesp/Juliana Freitas e Luiz Kagiyama Equipe vencedora do 8º Hacklab no FNESP 2025, com Carina Assakawa ao centro
Equipe vencedora do 8º Hacklab no FNESP 2025, com Carina Assakawa ao centro

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem