Feira de Profissões encerra edição com 1.570 inscritos
Evento encerra edição no campus Guarujá após reunir estudantes em oficinas, atividades práticas e experiências voltadas à escolha profissional.
Entre uma profissão que desperta curiosidade, outra que parece fazer sentido e possibilidades que surgem pelo caminho, a escolha profissional ganhou novos contornos para os estudantes que passaram pela Feira de Profissões da Unoeste Guarujá. Encerrada nesta quinta-feira (8), a edição reuniu 1.570 inscritos nos três períodos de programação e colocou os visitantes em contato direto com diferentes áreas de formação.
O número superou a expectativa inicial da organização, que previa a participação de mais de mil estudantes. Durante o evento, os visitantes puderam conhecer cursos, conversar com professores e acadêmicos e participar de oficinas práticas relacionadas a diferentes áreas profissionais.
Vivências que ajudam a descobrir caminhos
Entre os visitantes estava Mariana Gomes, do 9 º ano, que foi à Feira acompanhada da mãe, Ana Júlia Artioli da Silva. As duas decidiram conhecer o campus depois que a excursão escolar foi cancelada. Ainda sem uma escolha definida, Mariana veio ao evento para conhecer opções de carreira na área da saúde. “Acho que gosto de cuidar das pessoas e da experiência de enxergar no microscópio”.
A ocasião também chamou a atenção de estudantes que já possuem uma profissão em mente. Ana Clara de Lima Silva, também do 9º ano, visitou a Feira por iniciativa própria durante dois dias. Interessada em Medicina, ela participou da oficina de parto e contou que a atividade reforçou seu interesse pela profissão.
“Achei uma experiência boa e aprendi bastante. O parto teve toda aquela preparação, parece tudo muito real. Na hora que o bebê nasceu, achei engraçado, mas foi muito legal”.
Para a estudante, o contato com uma simulação relacionada à rotina profissional tornou a visita uma oportunidade de aprender antes mesmo de chegar ao ensino médio.
Novas possibilidades no caminho
A experiência também pode ampliar escolhas que pareciam mais definidas. Foi o que aconteceu com Larissa Carlo, estudante do ensino médio, da Escola Marechal Duarte. Ela chegou ao evento interessada no curso de Direito e participou da orientação vocacional, que apontou justamente essa área.
Mesmo com o resultado confirmando seu interesse inicial, as atividades realizadas durante a visita apresentaram outras opções. A oficina de perícia despertou a atenção da estudante pela relação com a investigação de crimes, no entanto, outras experiências relacionadas aos demais cursos oferecidos na universidade também chamaram sua atenção.
“Eu gosto muito dessa área de crimes. Pretendo fazer Direito e perícia é uma parte que me encanta muito. Achei interessante que posso investigar crimes por meio da Biomedicina também”.
O contato com diferentes áreas coloca em prática uma das propostas da iniciativa: ajudar os estudantes a escolher uma profissão.
[imagem-centro]
Um grande sucesso
Para Emelly Alves, responsável pela organização da Feira, o resultado da edição ficou acima das expectativas. Segundo ela, além do número de participantes, os retornos recebidos de professores, coordenadores e da gestão do campus foram positivos.
“Fechamos com chave de ouro. A Feira foi um grande sucesso. Alguns visitantes chegaram a me procurar para dizer que participaram de outras feiras, mas que a nossa foi decisiva para a escolha do curso, principalmente pela estrutura que oferecemos.”
Uma das novidades deste ano foi o Passaporte da Feira, criado para tornar a visita mais interativa. De acordo com Emelly, alguns estudantes chegaram ao campus já sabendo quais oficinas queriam conhecer.
Próximo passo pode ser o vestibular
Para quem saiu da iniciativa com uma profissão em mente, o próximo passo é se inscrever no Vestibular 2027.1 da Unoeste, que está com inscrições abertas para os cursos presenciais, incluindo o campus Guarujá. Entre as opções está o Concurso de Bolsas, que oferece bolsas de até 80% conforme o desempenho e as regras do processo seletivo.
As inscrições para o Concurso de Bolsas seguem até 15 de outubro, e a prova presencial será realizada em 18 de outubro. Para Medicina, o processo seletivo é próprio, com diferentes formas de ingresso.
Assim, depois de conhecer diferentes caminhos durante a Feira de Profissões, os estudantes podem continuar a jornada de escolha e buscar informações sobre o curso que mais combina com seus interesses e projetos para o futuro.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste