CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Análise do solo orienta adubação adequada

Professor fala sobre a necessidade de análise para adoção com segurança de "pacote tecnológico"


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Tarcísio Coelho Análise do solo orienta adubação adequada
Creste: "Não existe meia técnica, ou faz tudo certo ou a colheita jamais será a esperada"






No início de setembro começa a safra 2004/2005. Neste momento, o produtor precisa ficar atento à importância da análise de solo, para avaliar sua condição química e nutricional. A partir dos resultados, saberá quantificar fertilizantes, calcário e gesso (bastante usados na região centro oeste do país) a serem utilizados. A análise do solo determina as necessidades de nutrientes e permite estabelecer, com segurança, um pacote tecnológico que atenda às necessidades do solo, no que diz respeito à adubação.

Em relação à qualidade dos insumos, em especial dos corretivos e fertilizantes, Creste - que é doutor em nutrição de plantas -, destaca como um dos pontos importantes para a correta condução, a realização de análises dos produtos em laboratórios especializados.

Como dica aos pequenos produtores, lembra que a formação de associações melhora a capacidade de negociação. Destaca, ainda, a importância dos insumos alternativos, entre eles os orgânicos e os organominerais. Quanto ao calcário, segundo o professor, além do melhor tipo de calcário (dolomitico ou calcitico ou magnesiano) é preciso levar em conta o melhor custo, em função do frete e da quantidade a ser utilizada.

Mesmo com todos os cuidados e procedimentos adequados em relação aos insumos, o professor diz que não adianta fazer tudo certo, se o produtor utilizar uma variedade ou híbrido inadequado, se semear na época errada ou não controlar as pragas, doenças e plantas daninhas. "Não existe meia técnica, ou faz tudo certo ou não adianta, a colheita jamais será a esperada", finaliza o diretor.

Serviço - Mais informações sobre análises de solo e práticas agrícolas podem ser obtidas pessoalmente no curso de Agronomia da Unoeste, na rodovia Raposo Tavares Km 572, no bairro do Limoeiro, ou pelo telefone (18) 229-2024 ou 2039.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem